Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção que apresenta serviços que devem ser oferecidos aos usuários por uma biblioteca especializada.
Instrução sobre bases de dados; visita guiada; consulta a cabeçalhos de assuntos e atualização de vocabulários controlados.
Serviços de alerta; recomendação de livros-texto; consulta local a documentos e estudo dirigido.
Realização de workshops; criação de grupos de discussão e oferecimento gratuito de cópias de documentos.
Pergunta e resposta; pesquisa bibliográfica; disseminação seletiva da informação; fornecimento de artigos e informações sobre sítios web e fontes eletrônicas.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção que apresenta serviços que devem ser oferecidos aos usuários por uma biblioteca especializada.
Instrução sobre bases de dados; visita guiada; consulta a cabeçalhos de assuntos e atualização de vocabulários controlados.
Serviços de alerta; recomendação de livros-texto; consulta local a documentos e estudo dirigido.
Realização de workshops; criação de grupos de discussão e oferecimento gratuito de cópias de documentos.
Pergunta e resposta; pesquisa bibliográfica; disseminação seletiva da informação; fornecimento de artigos e informações sobre sítios web e fontes eletrônicas.
(V) (F) (V) (F) (V)
(F) (V) (V) (F) (V)
(V) (V) (F) (V) (V)
(F) (V) (V) (V) (F)
Em relação ao estudo de usuários é correto afirmar:
São diagnósticos realizados com o objetivo de identificar o perfil dos clientes da unidade de informação, detectando suas necessidades, seus problemas, propondo soluções para aprimorar seus produtos e serviços.
São estudos para definir as necessidades de cada um dos clientes da unidade de informação.
São levantamentos feitos regularmente com o objetivo de identificar o movimento diário de clientes de uma unidade de informação com o objetivo de antecipar demandas.
São estudos para auxiliar a administração superior da unidade de informação no controle de uso do acervo.
São diagnósticos, precedidos de pesquisa "in loco", que identificam as reais necessidades do cliente e as deficiências do acervo de uma unidade de informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue o item subseqüente, relacionado com os serviços de referência e sua organização, com os serviços de alerta e com a disseminação seletiva de informação.
Compete às bibliotecas, em larga escala, propiciar a competência necessária ao seu usuário, promovendo, para isso, programas específicos sobre o uso de seus recursos, a elaboração de pesquisa bibliográfica, a normalização e a estrutura da comunicação científica.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto aos assuntos relacionados com a informatização de unidades de informação e aos estudos de comunidades e de usuários como base para o desenvolvimento de sistemas de informação, julgue os itens seguintes.
É relevante ao usuário saber onde a informação de uma biblioteca virtual é mantida.
Aquele que utiliza os serviços e produtos disponíveis no ciberespaço, de uma unidade de informação, a partir de qualquer lugar do planeta, é o usuário:
preferencial.
real.
potencial.
especial.
remoto.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A técnica de estudo de usuários que faz uso de questionários e entrevistas aplicados a amostras aleatórias de usuários da biblioteca e que consiste em indagar do indivíduo questionado uma lembrança recente e relevante, como a última busca realizada, e fazer que ele a descreva com detalhes, denomina-se técnica de
observação direta.
levantamento de documentos.
busca corrente.
incidente crítico.
Delfos.
Os estudos de usuários ou de comunidades devem ser realizados
a cada dois anos.
apenas no projeto.
sempre que mudar o bibliotecário.
a cada 5 anos.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere aos recursos e serviços de informação em geral e às bibliotecas públicas e escolares, assim como à educação dos usuários, à informação comunitária e às funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem.
Para o usuário de informação, conveniência, proximidade e acessibilidade são fatores menos importantes do que a eficácia dos serviços e a excelência das coleções.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...