Lista completa de Questões sobre Legislação em Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõem a CF e a legislação nacional acerca da comunicação social, julgue os itens a seguir.
No território nacional, é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõem a CF e a legislação nacional acerca da comunicação social, julgue os itens a seguir.
A CF dispõe acerca dos princípios norteadores da produção e programação das emissoras de rádio e TV no Brasil, incluindo, entre outros, a preferência por finalidades educativas, artísticas, culturais, informativas e, em especial, o respeito aos valores religiosos da pessoa e da família.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Frequentemente, leitores, ouvintes e telespectadores escrevem para a ouvidoria da EBC apontando erros, imprecisões e informações equivocadas publicados em matérias da Agência Brasil ou veiculados pelas rádios e TVs do sistema público de comunicação gerido por essa empresa. Tais manifestações são encaminhadas aos setores competentes, para as providências necessárias. Dessa forma, o público do veículo faz a leitura crítica do conteúdo divulgado por esses meios e contribui para a gestão da qualidade da informação. A respeito desse assunto, de aspectos a ele relacionados e de procedimentos técnicos que caracterizam a redação, a produção e a difusão jornalísticas, julgue os próximos itens.
A criação da função de ombudsman, a elaboração de códigos de ética, a formação de conselhos de leitores e a abertura de espaços para opinião, comentários e compartilhamentos são mecanismos dos quais os veículos de comunicação geralmente se utilizam para controle de qualidade da produção jornalística.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à administração jornalística, julgue os itens seguintes.
Uma das exigências legais para que um veículo de comunicação impressa dê início às suas edições e as publique, é a obtenção de licença específica junto à autoridade federal, estadual ou municipal competente.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
As ações e as responsabilidades das empresas e dos órgãos públicos ultrapassam os limites dos negócios e interesses imediatos, inclusive na área da comunicação. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A CF proíbe a autopromoção, com o dinheiro público, de servidores e autoridades públicas e de qualquer pessoa com vínculo a órgãos do governo, não se incluindo, entretanto, entre as restrições constitucionais, o uso da imagem de servidores públicos nos veículos de comunicação internos, para divulgar ações e atos do governo e das empresas, ainda que possa ser entendido como promoção pessoal.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
De acordo com a cláusula de consciência, o profissional de comunicação pode recusar-se a realizar determinada cobertura jornalística caso isso agrida suas convicções.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
Por meio do ombudsman, é possível zelar pelo cumprimento dos princípios da deontologia jornalística nas empresas e em outras organizações de comunicação.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca dos meios para se assegurar a responsabilidade social (MARS) da mídia.
Por não responderem juridicamente pelos órgãos de comunicação, os conselhos de leitores, as comissões de redação, as associações de leitores e as associações de telespectadores não podem ser considerados MARS da mídia.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a ética e a legislação brasileira aplicadas à imagem cinematográfica, julgue os itens seguintes.
Segundo a legislação brasileira, repórter cinematrográfico é aquele que registra ou documenta por meios audivisuais fatos ou assuntos de interesse jornalístico.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da legislação brasileira aplicada à imagem fotográfica, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria dos direitos de personalidade, as pessoas do meio artístico ou político devem renunciar a parcela de seus direitos de personalidade; assim, o fotógrafo está dispensado de obter prévia autorização para qualquer tipo de publicação da imagem dessas pessoas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...