Lista completa de Questões sobre Legislação em Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro, aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória – ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.
Os jornalistas que descumprirem o código de ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
A atividade conhecida como lobby, que até então gozava de reconhecimento tácito, em 2006 foi finalmente regulamentada pelo Poder Legislativo Federal.
A Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL é
uma ONG.
uma OCIP.
integrante da Administração Pública Federal direta.
integrante da Administração Pública Federal indireta.
uma Secretaria do Ministério das Comunicações.
A Lei de TV a Cabo, de 6 de janeiro de 1995, prevê canais básicos de utilização gratuita e entre eles estão um canal
comunitário e um canal educativo/cultural.
legislativo e um canal educativo para a Prefeitura local.
de notícias do Poder Executivo e um canal para o Senado Federal.
para o Poder Legislativo e um canal para eventos.
universitário e um canal para a TV Escola.
Segundo a Lei de Imprensa brasileira, de no 5.250, constituem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação
a crítica às leis e a demonstração de sua inconveniência e inoportunidade no caso de sua aplicação.
publicar ou divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados que provoquem sensível perturbação na cotação de mercadorias e dos títulos imobiliários no mercado financeiro.
publicar a opinião desfavorável da crítica literária, artística, científica ou desportiva.
noticiar ou comentar, resumida ou amplamente, projetos e atos do Poder Legislativo, bem como debates e críticas a seu respeito.
a divulgação, a discussão e a crítica de atos e decisões do Poder Executivo e seus agentes.
Quando um veículo de comunicação acusa um político de forma genérica, sem se referir a fatos concretos, referindose a ele como ladrão, está cometendo um crime de
calúnia.
difamação.
mentira.
injúria.
delito.
Tramita do Senado a PLS 030/2004, de autoria do senador Leonel Pavan (PSDB-SC), que trata da
regulamentação da atividade Propaganda.
criação da profissão de publicitário e agenciador de propaganda.
regulamentação da profissão de publicitário.
criação da Ordem dos Publicitários do Brasil.
regulamentação dos parâmetros éticos para a Propaganda.
A decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (em 21/11/2006) de referendar a liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes na ação cautelar 1.406
permite a qualquer pessoa o exercício do jornalismo.
conclui que somente os diplomados em jornalismo podem exercer a profissão.
determina que o jornalismo possa ser exercido por qualquer brasileiro com curso superior.
reconhece que o jornalismo é uma profissão técnica e pode ser exercida por concluintes do ensino médio profissionalizante.
determina o fim do registro profissional do jornalista.
No dia 13 de maio de 2005, o ex-ministro Luiz Gushiken, em um seminário realizado em São Paulo, enumerou os oito princípios da Comunicação Pública que, segundo ele, foram definidos em conversas com seus assessores e acadêmicos. Um princípio que NÃO deve fazer parte dos que foram elencados pelo ex-ministro é
O cidadão tem direito à informação, que é base para o exercício da cidadania.
É dever do Estado de informar.
Zelar pelo conteúdo opinativo, ideológico e de orientação social.
A comunicação pública não deve se centrar na promoção pessoal dos agentes públicos.
Os serviços públicos têm de ser oferecidos com qualidade comunicativa.
De acordo com o Art. 11 da Lei no 5.250, de 09/02/1967, chamada de Lei de Imprensa, considera-se clandestino o jornal ou outra publicação periódica não registrada nos termos do artigo 9º ou em cujo registro não conste
o endereço da redação.
a data de fundação do periódico.
o número do CNPJ.
o nome e a qualificação do diretor ou redator e do proprietário.
o foro a ser usado em caso de demandas judiciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...