Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Erros na análise de pesquisas de audiência dos veículos costumam resultar em escolhas ruins. Consequentemente, após uma campanha malsucedida em termos de resultados, cliente e agência tentam descobrir os culpados.

Nesse caso, verifica-se que o equívoco veio, em primeira instância, da área de

  • A.

    criação

  • B.

    mídia

  • C.

    atendimento

  • D.

    desenvolvimento

  • E.

    planejamento

A utilização de banners de internet como forma de publicidade tem, assim como outras mídias, vantagens e desvantagens.

Uma das grandes limitações do uso dos banners é a(o)

  • A.

    interatividade

  • B.

    formato predefinido

  • C.

    pagamento por impressão

  • D.

    perfil da audiência

  • E.

    período de veiculação

Existem três fases nas quais um anunciante pode estar inserido no âmbito das campanhas publicitárias.

No lançamento de um produto no mercado, para conseguir uma resposta positiva às intenções de marketing, a campanha deve, sobretudo,

  • A.

    combater um preconceito.

  • B.

    defender-se dos concorrentes.

  • C.

    visar a um pequeno grupo consumidor.

  • D.

    suavizar atritos com o público-alvo.

  • E.

    manter o nome na mente do consumidor.

Durante o processo de criação de uma campanha, quando o designer diz que não há problemas com alterações de escala da imagem porque o arquivo tem formato vetorial, ele está se referindo a uma peça originada no

  • A.

    Gimp

  • B.

    Illustrator

  • C.

    Dreamweaver

  • D.

    Photoshop

  • E.

    Premiere

As organizações têm dado mais destaque à atuação dos gestores na condução dos processos comunicacionais.

Entre as atividades de um gestor de comunicação, encontra(m)-se a(o)

  • A.

    condução de projetos de pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos

  • B.

    implementação de programas de qualidade total e a gestão de processos industriais

  • C.

    mensuração das atitudes dos públicos relevantes à organização

  • D.

    desenvolvimento de estratégias operacionais relacionadas ao business da organização

  • E.

    estabelecimento de metas de produtividade institucional

Uma empresa que desenvolve políticas participativas de comunicação para fortalecer a relação com seus funcionários, desde a alta administração até a base operacional, está fazendo uso da comunicação

  • A.

    estratégica

  • B.

    institucional

  • C.

    interativa

  • D.

    interna

  • E.

    mercadológica

A identificação dos fatores ambientais que influenciam a atividade empresarial é útil para a orientação mercadológica, como no caso da análise SWOT, que identifica as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas dos ambientes interno e externo.

Sob a ótica dessa análise, configura-se como exemplo de oportunidade a(o)

  • A.

    divulgação de resultados positivos no balanço financeiro

  • B.

    reputação positiva da empresa

  • C.

    clima positivo entre os funcionários

  • D.

    lançamento de nova linha de produtos

  • E.

    novo comportamento de compra do consumidor na internet

Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.

Entre esses critérios, também chamados de “valores-notícia”, encontra-se a

  • A.

    acessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.

  • B.

    importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.

  • C.

    novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.

  • D.

    proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.

  • E.

    relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.

Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo

  • A.

    atua como um poder paralelo fiscalizador, pondo em cheque as atividades de autoridades e poderosos, sendo, por isso, considerado como um serviço ao público.

  • B.

    pretende apresentar-se como um serviço à sociedade, embora não lhe seja atribuída nenhuma função social, o que faz com que tal atividade seja vista como entretenimento.

  • C.

    pretende pautar-se pela busca da objetividade, embora as técnicas desenvolvidas para a sua prática tornem a objetividade obsoleta.

  • D.

    sofre mudanças profundas provocadas pelo avanço da tecnologia, sendo que tais mudanças provocam alterações nos princípios éticos e morais que o regulam.

  • E.

    é considerado, ideologicamente, uma atividade de serviço público, mas é exercido, principalmente, no âmbito de empresas que têm como propósito o lucro.

Ao determinar o que é ou não notícia, a mídia determina os assuntos que serão considerados relevantes pela sociedade.

Tal afirmação corresponde à perspectiva teórica

  • A.

    hipodérmica

  • B.

    organizacional

  • C.

    da dissonância

  • D.

    do agendamento

  • E.

    do gatekeeper

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O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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