Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em um dado momento da Guerra da Independência dos EUA, sabendo de um iminente avanço dos ingleses, a resistência americana enviou dois cavaleiros, por rotas diferentes, para avisar aos soldados de vilas e cidades que se preparassem para a manobra. Apenas um dos cavaleiros foi bem-sucedido, mas ainda assim os ingleses foram derrotados. Por que os dois não obtiveram sucesso? Porque apenas um tinha credibilidade.

Sabendo-se que a utilização do anúncio publicitário nem sempre é a melhor maneira de divulgação da imagem de uma empresa, o texto acima apresenta um exemplo de

  • A.

    marketing viral

  • B.

    sampling

  • C.

    planejamento estratégico

  • D.

    criação de mercado

  • E.

    segmentação de mercado

As empresas modernas desenvolvem suas estratégias de acordo com as forças do mercado.

Dessa forma, a orientação para o marketing apresenta como características a(o)

  • A.

    busca pela redução de custos e o incentivo à equipe comercial para incremento das vendas corporativas

  • B.

    busca por produtos de qualidade e de desempenho superior e a administração centrada na produção

  • C.

    otimização da distribuição e a produção em massa para atendimento à demanda do mercado

  • D.

    desenvolvimento de técnicas avançadas de negociação e a busca de lucro através do volume de vendas

  • E.

    foco nas necessidades do consumidor e a integração entre os setores da organização

De acordo com o conceito de segmentação, a estratégia de marketing indiferenciado é usada quando

  • A.

    a empresa foca sua orientação em nichos de mercado.

  • B.

    a empresa busca o mercado total com uma única oferta.

  • C.

    as marcas e promoções são feitas para grupos de clientes, situados em locais específicos.

  • D.

    os produtos são customizados para atender aos clientes individuais.

  • E.

    os recursos da empresa são limitados.

As atividades relacionadas ao marketing cultural vêm despertando cada vez mais o interesse das organizações, que identificam nesses projetos preciosas oportunidades de relacionamento com seus stakeholders.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    o patrocínio pode ser realizado sob a forma de fornecimento de produtos ou de prestação de serviços gratuitos, e não necessariamente sob forma financeira.

  • B.

    os intermediários culturais são curadores e produtores culturais com a função de estabelecer as relações entre os agentes envolvidos no processo.

  • C.

    as motivações e os objetivos de investimento no setor cultural da iniciativa privada e do setor público são similares, assim como os públicos atingidos.

  • D.

    as empresas podem operacionalizar suas atividades de marketing cultural de forma direta ou contratando os serviços de uma consultoria cultural.

  • E.

    algumas empresas optam por investir em uma linha cultural única, enquanto outras patrocinam projetos de diferentes áreas, tais como esportes, cultura e projetos sociais.

A respeito das estratégias de marketing no setor de varejo, sabe-se que

  • A.

    a estratégia de comunicação do varejo, por ser sazonal, concentra-se unicamente na promoção das mercadorias comercializadas, e não na promoção da sua imagem institucional.

  • B.

    a profundidade e a amplitude da linha de produtos comercializados são decisões estratégicas do fabricante, cabendo ao varejista aceitar essa política de comercial.

  • C.

    as decisões relativas a sortimento, preços e decoração das lojas dependem da identificação prévia do mercado-alvo e de seu respectivo perfil.

  • D.

    o varejista não tem liberdade para interferir no preço definido pelo fabricante, por isso não pode conceder descontos nem baixar o preço dos produtos.

  • E.

    o varejo sem loja caracteriza-se pela oferta de produtos em lojas físicas, mas com nome e imagem de marca diferenciados da sua versão do varejo tradicional.

A técnica de promoção de vendas que oferece aos consumidores uma quantidade do produto de forma gratuita, com o objetivo de gerar experimentação, é o(a)

  • A.

    sampling

  • B.

    brinde

  • C.

    autoliquidante

  • D.

    bonificação

  • E.

    cuponagem

Bens de consumo são produtos e serviços comprados para uso próprio, sendo classificados com base em como os consumidores os compram.

Em relação ao comportamento de compra do consumidor, a compra de um produto de conveniência

  • A.

    demanda pouco conhecimento do produto, e o interesse de compra é negativo.

  • B.

    exige muito planejamento e comparação entre marcas, mas é menos frequente.

  • C.

    exige pouco planejamento na compra e baixo envolvimento do cliente.

  • D.

    gera fidelidade à marca, e o cliente apresenta baixa sensibilidade ao preço.

  • E.

    requer esforço especial de compra, e o cliente tem preferência por produtos exclusivos.

Uma empresa que distribui seu produto ao maior número possível de pontos de venda pratica a distribuição do tipo

  • A.

    alternativa

  • B.

    exclusiva

  • C.

    extensiva

  • D.

    intensiva

  • E.

    seletiva

Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia. Quais são eles?

  • A.

    Jornalista e cineasta, que produzirão um novo vídeo institucional para mudar a imagem da empresa perante o público.

  • B.

    Jornalista e marqueteiro, que desenvolverão uma reformulação, compatível com a situação, nas linhas editorias dos veículos internos.

  • C.

    Publicitário e jornalista, que elaborarão um plano de atuação que incluirá informes publicitários e entrevistas coletivas.

  • D.

    Publicitário e Relações-Públicas, que criarão novas marcas que representem uma mudança conceitual na empresa.

  • E.

    Relações-Públicas e jornalista, que elaborarão estratégias de ação, entre as quais, a organização de festas que unirão diretores da empresa e jornalistas.

Uma empresa patrocinadora de um evento esportivo resolveu mandar produzir camisetas com a sua logomarca e folhetos com informações institucionais.

Para produzir esses materiais, serão utilizados, preferencial e respectivamente, os seguintes processos de impressão:

  • A.

    flexografia e offset

  • B.

    litografia e silk-screen

  • C.

    offset e driografia

  • D.

    offset e xerografia

  • E.

    silk-screen e offset

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