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Em um dado momento da Guerra da Independência dos EUA, sabendo de um iminente avanço dos ingleses, a resistência americana enviou dois cavaleiros, por rotas diferentes, para avisar aos soldados de vilas e cidades que se preparassem para a manobra. Apenas um dos cavaleiros foi bem-sucedido, mas ainda assim os ingleses foram derrotados. Por que os dois não obtiveram sucesso? Porque apenas um tinha credibilidade.
Sabendo-se que a utilização do anúncio publicitário nem sempre é a melhor maneira de divulgação da imagem de uma empresa, o texto acima apresenta um exemplo demarketing viral
sampling
planejamento estratégico
criação de mercado
segmentação de mercado
As empresas modernas desenvolvem suas estratégias de acordo com as forças do mercado.
Dessa forma, a orientação para o marketing apresenta como características a(o)busca pela redução de custos e o incentivo à equipe comercial para incremento das vendas corporativas
busca por produtos de qualidade e de desempenho superior e a administração centrada na produção
otimização da distribuição e a produção em massa para atendimento à demanda do mercado
desenvolvimento de técnicas avançadas de negociação e a busca de lucro através do volume de vendas
foco nas necessidades do consumidor e a integração entre os setores da organização
De acordo com o conceito de segmentação, a estratégia de marketing indiferenciado é usada quando
a empresa foca sua orientação em nichos de mercado.
a empresa busca o mercado total com uma única oferta.
as marcas e promoções são feitas para grupos de clientes, situados em locais específicos.
os produtos são customizados para atender aos clientes individuais.
os recursos da empresa são limitados.
As atividades relacionadas ao marketing cultural vêm despertando cada vez mais o interesse das organizações, que identificam nesses projetos preciosas oportunidades de relacionamento com seus stakeholders.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar-se queo patrocínio pode ser realizado sob a forma de fornecimento de produtos ou de prestação de serviços gratuitos, e não necessariamente sob forma financeira.
os intermediários culturais são curadores e produtores culturais com a função de estabelecer as relações entre os agentes envolvidos no processo.
as motivações e os objetivos de investimento no setor cultural da iniciativa privada e do setor público são similares, assim como os públicos atingidos.
as empresas podem operacionalizar suas atividades de marketing cultural de forma direta ou contratando os serviços de uma consultoria cultural.
algumas empresas optam por investir em uma linha cultural única, enquanto outras patrocinam projetos de diferentes áreas, tais como esportes, cultura e projetos sociais.
A respeito das estratégias de marketing no setor de varejo, sabe-se que
a estratégia de comunicação do varejo, por ser sazonal, concentra-se unicamente na promoção das mercadorias comercializadas, e não na promoção da sua imagem institucional.
a profundidade e a amplitude da linha de produtos comercializados são decisões estratégicas do fabricante, cabendo ao varejista aceitar essa política de comercial.
as decisões relativas a sortimento, preços e decoração das lojas dependem da identificação prévia do mercado-alvo e de seu respectivo perfil.
o varejista não tem liberdade para interferir no preço definido pelo fabricante, por isso não pode conceder descontos nem baixar o preço dos produtos.
o varejo sem loja caracteriza-se pela oferta de produtos em lojas físicas, mas com nome e imagem de marca diferenciados da sua versão do varejo tradicional.
A técnica de promoção de vendas que oferece aos consumidores uma quantidade do produto de forma gratuita, com o objetivo de gerar experimentação, é o(a)
sampling
brinde
autoliquidante
bonificação
cuponagem
Bens de consumo são produtos e serviços comprados para uso próprio, sendo classificados com base em como os consumidores os compram.
Em relação ao comportamento de compra do consumidor, a compra de um produto de conveniênciademanda pouco conhecimento do produto, e o interesse de compra é negativo.
exige muito planejamento e comparação entre marcas, mas é menos frequente.
exige pouco planejamento na compra e baixo envolvimento do cliente.
gera fidelidade à marca, e o cliente apresenta baixa sensibilidade ao preço.
requer esforço especial de compra, e o cliente tem preferência por produtos exclusivos.
Uma empresa que distribui seu produto ao maior número possível de pontos de venda pratica a distribuição do tipo
alternativa
exclusiva
extensiva
intensiva
seletiva
Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia. Quais são eles?
Jornalista e cineasta, que produzirão um novo vídeo institucional para mudar a imagem da empresa perante o público.
Jornalista e marqueteiro, que desenvolverão uma reformulação, compatível com a situação, nas linhas editorias dos veículos internos.
Publicitário e jornalista, que elaborarão um plano de atuação que incluirá informes publicitários e entrevistas coletivas.
Publicitário e Relações-Públicas, que criarão novas marcas que representem uma mudança conceitual na empresa.
Relações-Públicas e jornalista, que elaborarão estratégias de ação, entre as quais, a organização de festas que unirão diretores da empresa e jornalistas.
Uma empresa patrocinadora de um evento esportivo resolveu mandar produzir camisetas com a sua logomarca e folhetos com informações institucionais.
Para produzir esses materiais, serão utilizados, preferencial e respectivamente, os seguintes processos de impressão:flexografia e offset
litografia e silk-screen
offset e driografia
offset e xerografia
silk-screen e offset
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