Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Remover marcas de oralidade, redundâncias e repetições da transcrição de uma entrevista para um veículo impresso é um procedimento jornalístico que

  • A.

    altera o sentido do que foi dito originalmente.

  • B.

    caracteriza um desrespeito à fonte.

  • C.

    manipula a informação, conforme a agenda do editor.

  • D.

    está de acordo com as normas profissionais.

  • E.

    é praticado por quem desconhece as normas jornalísticas.

O estilo jornalístico é um meio-termo entre a linguagem literária e a falada, sendo que o jornalista funciona como intermediário entre o fato ou a fonte de informação e o leitor.

Para cumprir esse papel, é necessário que o texto jornalístico noticioso obedeça à recomendação de ser

  • A.

    simples, claro e objetivo

  • B.

    simples, claro e adjetivado

  • C.

    preciso, rimado e de fácil leitura

  • D.

    ritmado, claro e objetivo

  • E.

    rebuscado, claro e adjetivado

Ao passar pela última etapa antes da impressão de um texto, é aceitável que o revisor ainda encontrec

  • A.

    mudança no estilo

  • B.

    alterações de conteúdo

  • C.

    erros gramaticais

  • D.

    erros de estrutura do texto

  • E.

    problemas no design da página

A edição de textos para publicação segue uma ordem lógica de procedimentos que pode ser dividida em três fases básicas: pré-preparação, preparação e revisão de prova.

Durante a segunda fase, o foco recai sobre a(s)

  • A.

    estrutura da obra

  • B.

    fluidez da página

  • C.

    relevância do texto

  • D.

    redundâncias do texto

  • E.

    questões de conteúdo

A empresa X encomendou uma campanha publicitária para divulgar suas atividades na área de proteção ambiental e sustentabilidade, para, assim, aumentar a empatia da empresa com o público consumidor.

Ao desenvolver a campanha, a agência contratada deve ligar todo o planejamento a um conceito que

  • A.

    atraia novos e melhores fornecedores.

  • B.

    consiga melhores negociações de preço.

  • C.

    foque unicamente no endomarketing.

  • D.

    opte exclusivamente por mídias tradicionais.

  • E.

    possibilite a adaptação a várias peças e a diferentes mídias.

Frases intercaladas e longas, palavras que rimam e cacófatos.

Os três itens são, de acordo com os princípios da linguagem jornalística, proibidos no texto de

  • A.

    jornalismo impresso e radiojornalismo

  • B.

    jornalismo impresso e webjornalismo

  • C.

    radiojornalismo e webjornalismo

  • D.

    telejornalismo e radiojornalismo

  • E.

    webjornalismo e telejornalismo

Dentre as chamadas mídias tradicionais, os jornais e as revistas são os veículos mais comumente utilizados em campanhas publicitárias, já que a televisão tem um alto custo de veiculação e produção de comerciais. Ao se escolher, porém, veicular em jornal ou revista, devem-se levar em conta suas limitações, que, no caso dos jornais, são: a vida curta, a leitura apressada, a má reprodução dos anúncios e a sua circulação quase exclusivamente local.

Já no caso das revistas, constata-se que

  • A.

    a circulação é maior do que a tiragem, elas têm apelo universal e alcançam qualquer tipo de público, sendo indicadas para produtos de consumo geral.

  • B.

    a circulação é mais controlada entre o público-alvo preferencial e têm vida mais longa, o que lhes permite apresentar textos mais longos.

  • C.

    a preparação dos anúncios é feita com muita antecedência e representa um grande desperdício de verba quando a campanha é estritamente local.

  • D.

    as inserções publicitárias são mais frequentes, imprimindo intensidade à campanha, elas são mais seletivas e geram uma ação rápida e intensa.

  • E.

    o controle pelo revendedor local é mais fácil, e os seus anúncios podem ser adaptados às condições locais de uma cidade ou região.

Ao se idealizar uma campanha publicitária, é necessário ter em mente que, para o público consumidor, não interessam apenas os meios de informação tradicionais, de grande alcance.

Entre outras correntes ou pressões que moldam a opinião pública, encontram-se aquelas

  • A.

    criadas pelos fornecedores e as criadas pelos outros concorrentes indiretos ou steakholders.

  • B.

    definidas pelas pesquisas de mercado e as definidas pelas verbas publicitárias ou ainda pelo planejamento.

  • C.

    desenvolvidas pela tecnologia e as desenvolvidas pelos consumidores primários ou CEOs das empresas.

  • D.

    encorajadas pelos veículos de comunicação e as encorajadas pelos grandes clientes ou grandes investidores das agências.

  • E.

    motivadas pelos órgãos ou meios e as motivadas pelos tipos humanos ou influenciadores de grupos.

Pode-se definir o profissional de criação publicitária como uma espécie de bricoleur, cuja missão é persuadir o público- alvo, compondo, para tal, mensagens de impacto, valendo-se dos mais diversos discursos existentes.

No exercício da bricolagem, os profissionais

  • A.

    atuam cortando, associando, unindo e editando informações do repertório cultural da sociedade.

  • B.

    fazem uma viagem de reconhecimento pela criação, voltada para a mídia impressa e para o anúncio.

  • C.

    usam o poder de um fato como ferramenta de pesuasão tão ou mais eficiente que outras abordagens.

  • D.

    reproduzem, no resultado da propaganda, a pouca interação entre as áreas da criação.

  • E.

    recomendam realçar um produto ou serviço que apresenta um diferencial quando as mercadorias se assemelham.

As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente em suas regiões de conforto, trabalhando com aquilo que é mais parecido com sua realidade anterior.

Frente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram ao modo de se fazer propaganda, um dos primeiros e mais frequentes subaproveitamentos do meio internet está representado no uso de

  • A.

    banners e pop-ups

  • B.

    banners e redes sociais

  • C.

    blogs e redes sociais

  • D.

    pop-ups e blogs

  • E.

    sites de busca e portais

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...