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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Remover marcas de oralidade, redundâncias e repetições da transcrição de uma entrevista para um veículo impresso é um procedimento jornalístico que
altera o sentido do que foi dito originalmente.
caracteriza um desrespeito à fonte.
manipula a informação, conforme a agenda do editor.
está de acordo com as normas profissionais.
é praticado por quem desconhece as normas jornalísticas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
O estilo jornalístico é um meio-termo entre a linguagem literária e a falada, sendo que o jornalista funciona como intermediário entre o fato ou a fonte de informação e o leitor.
Para cumprir esse papel, é necessário que o texto jornalístico noticioso obedeça à recomendação de sersimples, claro e objetivo
simples, claro e adjetivado
preciso, rimado e de fácil leitura
ritmado, claro e objetivo
rebuscado, claro e adjetivado
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Ao passar pela última etapa antes da impressão de um texto, é aceitável que o revisor ainda encontrec
mudança no estilo
alterações de conteúdo
erros gramaticais
erros de estrutura do texto
problemas no design da página
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A edição de textos para publicação segue uma ordem lógica de procedimentos que pode ser dividida em três fases básicas: pré-preparação, preparação e revisão de prova.
Durante a segunda fase, o foco recai sobre a(s)estrutura da obra
fluidez da página
relevância do texto
redundâncias do texto
questões de conteúdo
A empresa X encomendou uma campanha publicitária para divulgar suas atividades na área de proteção ambiental e sustentabilidade, para, assim, aumentar a empatia da empresa com o público consumidor.
Ao desenvolver a campanha, a agência contratada deve ligar todo o planejamento a um conceito queatraia novos e melhores fornecedores.
consiga melhores negociações de preço.
foque unicamente no endomarketing.
opte exclusivamente por mídias tradicionais.
possibilite a adaptação a várias peças e a diferentes mídias.
Frases intercaladas e longas, palavras que rimam e cacófatos.
Os três itens são, de acordo com os princípios da linguagem jornalística, proibidos no texto dejornalismo impresso e radiojornalismo
jornalismo impresso e webjornalismo
radiojornalismo e webjornalismo
telejornalismo e radiojornalismo
webjornalismo e telejornalismo
Dentre as chamadas mídias tradicionais, os jornais e as revistas são os veículos mais comumente utilizados em campanhas publicitárias, já que a televisão tem um alto custo de veiculação e produção de comerciais. Ao se escolher, porém, veicular em jornal ou revista, devem-se levar em conta suas limitações, que, no caso dos jornais, são: a vida curta, a leitura apressada, a má reprodução dos anúncios e a sua circulação quase exclusivamente local.
Já no caso das revistas, constata-se quea circulação é maior do que a tiragem, elas têm apelo universal e alcançam qualquer tipo de público, sendo indicadas para produtos de consumo geral.
a circulação é mais controlada entre o público-alvo preferencial e têm vida mais longa, o que lhes permite apresentar textos mais longos.
a preparação dos anúncios é feita com muita antecedência e representa um grande desperdício de verba quando a campanha é estritamente local.
as inserções publicitárias são mais frequentes, imprimindo intensidade à campanha, elas são mais seletivas e geram uma ação rápida e intensa.
o controle pelo revendedor local é mais fácil, e os seus anúncios podem ser adaptados às condições locais de uma cidade ou região.
Ao se idealizar uma campanha publicitária, é necessário ter em mente que, para o público consumidor, não interessam apenas os meios de informação tradicionais, de grande alcance.
Entre outras correntes ou pressões que moldam a opinião pública, encontram-se aquelascriadas pelos fornecedores e as criadas pelos outros concorrentes indiretos ou steakholders.
definidas pelas pesquisas de mercado e as definidas pelas verbas publicitárias ou ainda pelo planejamento.
desenvolvidas pela tecnologia e as desenvolvidas pelos consumidores primários ou CEOs das empresas.
encorajadas pelos veículos de comunicação e as encorajadas pelos grandes clientes ou grandes investidores das agências.
motivadas pelos órgãos ou meios e as motivadas pelos tipos humanos ou influenciadores de grupos.
Pode-se definir o profissional de criação publicitária como uma espécie de bricoleur, cuja missão é persuadir o público- alvo, compondo, para tal, mensagens de impacto, valendo-se dos mais diversos discursos existentes.
No exercício da bricolagem, os profissionaisatuam cortando, associando, unindo e editando informações do repertório cultural da sociedade.
fazem uma viagem de reconhecimento pela criação, voltada para a mídia impressa e para o anúncio.
usam o poder de um fato como ferramenta de pesuasão tão ou mais eficiente que outras abordagens.
reproduzem, no resultado da propaganda, a pouca interação entre as áreas da criação.
recomendam realçar um produto ou serviço que apresenta um diferencial quando as mercadorias se assemelham.
As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente em suas regiões de conforto, trabalhando com aquilo que é mais parecido com sua realidade anterior.
Frente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram ao modo de se fazer propaganda, um dos primeiros e mais frequentes subaproveitamentos do meio internet está representado no uso debanners e pop-ups
banners e redes sociais
blogs e redes sociais
pop-ups e blogs
sites de busca e portais
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