Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em relação aos estímulos dos clientes, os bancos podem executar estratégias para puxar ou empurrar as vendas (to pull versus to push).

Que ferramenta é classificada como to push?

  • A. Promoção social
  • B. Relações públicas
  • C. Telemarketing ativo
  • D. Avaliação de mercado
  • E. Propaganda institucional

Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)

  • A.

    avaliação é um mecanismo que visa a medir a efetividade das ações realizadas, verificando se os objetivos foram satisfatoriamente alcançados.

  • B.

    avaliação é a última etapa do processo de planejamento, devendo ser uma tarefa realizada depois da execução das ações planejadas.

  • C.

    etapa de controle utiliza um conjunto de indicadores que permite verificar se as ações estão-se desenvolvendo da maneira prevista.

  • D.

    ações de controle podem corrigir os desvios detectados ou agir de maneira pró-ativa, evitando que tais desvios ocorram.

  • E.

    ações de comunicação podem ser controladas por meio de procedimentos adequados e instrumentos, tais como: fluxogramas, formulários e cronogramas.

O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre

  • A.

    taxa anual de crescimento do mercado.

  • B.

    definição da equipe interna que produzirá o jornal mural da fábrica.

  • C.

    participação de cada canal no volume total de vendas.

  • D.

    preço praticado pelos concorrentes diretos.

  • E.

    dados psicográficos e demográficos do consumidor.

Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de

  • A.

    ações de filantropia corporativa.

  • B.

    adoção de práticas sustentáveis de produção.

  • C.

    adoção de um código de ética no ambiente de trabalho.

  • D.

    criação de indicadores de atuação social.

  • E.

    divulgação transparente de seus resultados financeiros.

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

  • A.

    comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.

  • B.

    conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.

  • C.

    impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.

  • D.

    relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.

  • E.

    relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.

Em momentos de crise, o papel do profissional de comunicação é essencial. Considere as atitudes descritas abaixo.

I - Blindar aqueles que têm responsabilidade pelas tomadas de decisão.

II - Identificar o processo e alertar a quem tem responsabilidade pela mudança de rumos.

III - Identificar os envolvidos, afastando-os por tempo indeterminado.

IV - Organizar entrevista em veículo de grande circulação para expor a versão dos fatos.

V - Responder a todas as matérias na mídia, destacando os itens essenciais.

VI - Retardar, ao máximo, a exposição das explicações na mídia de grande circulação.

São atitudes a serem tomadas, em momentos de crise, pelo profissional de comunicação APENAS aquelas descritas em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    III, IV e VI.

  • E.

    IV, V e VI.

É um conceito presente na noção de planejamento estratégico a ideia de

  • A.

    missão da empresa, ou seja, suas aspirações tecnológicas.

  • B.

    missão da empresa, ou seja, suas convicções filosóficas.

  • C.

    valores da empresa, ou seja, o posicionamento que ela deseja assumir.

  • D.

    visão da empresa, ou seja, como ela quer ser vista pelos públicos.

  • E.

    visão da empresa, ou seja, os atributos que ela deve vir a ter.

A reação de clientes, investidores, fornecedores, empregados e público em geral, diante do nome de uma empresa, com base em suas características e seu comportamento passado, associa-se à

  • A.

    fixação da marca.

  • B.

    imagem empresarial.

  • C.

    lembrança da marca.

  • D.

    reputação corporativa.

  • E.

    reputação pública.

O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)

  • A.

    aumento do share of market, em um período predeterminado, é uma meta de comunicação que pode ser definida no planejamento anual de propaganda.

  • B.

    planejamento operacional deve levar em consideração uma correta coordenação e execução de todos os elementos do mix de merchandising.

  • C.

    objetivos de comunicação e promoção contemplam estratégias de distribuição, operações e pricing.

  • D.

    objetivos de comunicação são estabelecidos no planejamento estratégico de longo prazo da empresa, sendo sua eficácia medida em termos qualitativos.

  • E.

    objetivos de marketing são declarados no plano de marketing da empresa e devem ser definidos em termos de resultados mensuráveis.

A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:

  • A.

    como a empresa é tratada na mídia, pois isso não reflete as atividades reais da instituição.

  • B.

    como a empresa realmente se comporta, já que a comunicação empresarial não atinge o público.

  • C.

    como o público vê a empresa, já que essa opinião não pode ser modificada através da comunicação.

  • D.

    o que a comunicação da empresa transmite, pois o alcance da mídia encobre as ações da empresa.

  • E.

    o que a empresa realmente faz, pois a opinião do público também faz parte dessa identidade.

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