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Em relação aos estímulos dos clientes, os bancos podem executar estratégias para puxar ou empurrar as vendas (to pull versus to push).
Que ferramenta é classificada como to push?
Planejar e gerenciar ações de comunicação organizacional é tão importante quanto a etapa de avaliação e controle dessas ações e planos, requerendo atenção especial do profissional de comunicação. Sobre as fases de avaliação e controle de um planejamento, é INCORRETO afirmar que a(s)
avaliação é um mecanismo que visa a medir a efetividade das ações realizadas, verificando se os objetivos foram satisfatoriamente alcançados.
avaliação é a última etapa do processo de planejamento, devendo ser uma tarefa realizada depois da execução das ações planejadas.
etapa de controle utiliza um conjunto de indicadores que permite verificar se as ações estão-se desenvolvendo da maneira prevista.
ações de controle podem corrigir os desvios detectados ou agir de maneira pró-ativa, evitando que tais desvios ocorram.
ações de comunicação podem ser controladas por meio de procedimentos adequados e instrumentos, tais como: fluxogramas, formulários e cronogramas.
O departamento de marketing de uma empresa do setor calçadista está preparando um relatório com informações que devem ser apresentadas à nova agência de propaganda, contratada recentemente. Dentre as informações listadas abaixo, aquela que NÃO pertence à fase específica do planejamento de comunicação mercadológica é a informação sobre
taxa anual de crescimento do mercado.
definição da equipe interna que produzirá o jornal mural da fábrica.
participação de cada canal no volume total de vendas.
preço praticado pelos concorrentes diretos.
dados psicográficos e demográficos do consumidor.
Mesmo em tempos de atuação corporativa mais relevantes nos campos social e ambiental, algumas empresas se apressam em desenvolver ações superficiais de responsabilidade social, com o objetivo de construção de imagem junto a seus stakeholders. Nesse sentido, uma prática vista como negativa e oportunista pelos seus clientes e demais públicos interessados, é a de
ações de filantropia corporativa.
adoção de práticas sustentáveis de produção.
adoção de um código de ética no ambiente de trabalho.
criação de indicadores de atuação social.
divulgação transparente de seus resultados financeiros.
A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:
comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.
conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.
impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.
relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.
relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Em momentos de crise, o papel do profissional de comunicação é essencial. Considere as atitudes descritas abaixo.
I - Blindar aqueles que têm responsabilidade pelas tomadas de decisão.
II - Identificar o processo e alertar a quem tem responsabilidade pela mudança de rumos.
III - Identificar os envolvidos, afastando-os por tempo indeterminado.
IV - Organizar entrevista em veículo de grande circulação para expor a versão dos fatos.
V - Responder a todas as matérias na mídia, destacando os itens essenciais.
VI - Retardar, ao máximo, a exposição das explicações na mídia de grande circulação.
São atitudes a serem tomadas, em momentos de crise, pelo profissional de comunicação APENAS aquelas descritas em
I, II e III.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e VI.
IV, V e VI.
É um conceito presente na noção de planejamento estratégico a ideia de
missão da empresa, ou seja, suas aspirações tecnológicas.
missão da empresa, ou seja, suas convicções filosóficas.
valores da empresa, ou seja, o posicionamento que ela deseja assumir.
visão da empresa, ou seja, como ela quer ser vista pelos públicos.
visão da empresa, ou seja, os atributos que ela deve vir a ter.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A reação de clientes, investidores, fornecedores, empregados e público em geral, diante do nome de uma empresa, com base em suas características e seu comportamento passado, associa-se à
fixação da marca.
imagem empresarial.
lembrança da marca.
reputação corporativa.
reputação pública.
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O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)
aumento do share of market, em um período predeterminado, é uma meta de comunicação que pode ser definida no planejamento anual de propaganda.
planejamento operacional deve levar em consideração uma correta coordenação e execução de todos os elementos do mix de merchandising.
objetivos de comunicação e promoção contemplam estratégias de distribuição, operações e pricing.
objetivos de comunicação são estabelecidos no planejamento estratégico de longo prazo da empresa, sendo sua eficácia medida em termos qualitativos.
objetivos de marketing são declarados no plano de marketing da empresa e devem ser definidos em termos de resultados mensuráveis.
A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:
como a empresa é tratada na mídia, pois isso não reflete as atividades reais da instituição.
como a empresa realmente se comporta, já que a comunicação empresarial não atinge o público.
como o público vê a empresa, já que essa opinião não pode ser modificada através da comunicação.
o que a comunicação da empresa transmite, pois o alcance da mídia encobre as ações da empresa.
o que a empresa realmente faz, pois a opinião do público também faz parte dessa identidade.
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