Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)
criar uma imagem discreta da empresa, com base somente na informação publicitária.
descobrir novas formas de se relacionar com seus funcionários e fornecedores, com base na informação não publicitária.
desenvolver uma comunicação passiva com seus públicos, através da informação publicitária.
promover uma empresa, através da informação não publicitária.
investir e consolidar a imagem corporativa junto aos seus funcionários, através da informação não publicitária.
O jornalista que trabalha em um veículo de comunicação se vê, por vezes, diante de situações em que a prática está em desacordo com os Códigos de Ética dos Jornalistas. Observe os exemplos dessas situações.
I A alteração da informação conforme interesses comerciais ou políticos do veículo.
II A determinação de quais informações podem ou não ser publicadas naquele veículo.
III A divulgação de qualquer informação obtida através do uso de câmera escondida.
IV A publicação de trechos de documentos sigilosos, entregues ao veículo em off.
Ferem o código de ética APENAS as situações apresentadas em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I - P , II - Q , III - S.
I - P , II - R , III - Q.
I - Q , II - P , III - S.
I - R , II - P , III - Q.
I - S , II - Q , III - P.
Ao solicitar um orçamento de impressão de um folder, é necessário informar algumas características do trabalho. Observe as características abaixo.
I Número de páginas
II Número de cores
III Tipo de papel
IV Tipo de encadernação
V Número de dobras
São características que se aplicam à impressão de um folder APENAS as apresentadas em
I e III.
II e IV.
I, II e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
As modernas técnicas de impressão usam impressoras do tipo offset digital que permitem uma definição perfeita na reprodução de imagens. Essas impressoras trabalham com um sistema digital para gravação das suas matrizes de impressão chamado CTP. Esse sistema tem, dentre outras, as seguintes características:
equipamentos separados para a gravação e entintamento e a utilização de água no processo de impressão.
equipamento de impressão embutido na própria impressora e não utilização de água no processo de impressão.
procedimentos de envio de arquivos diferenciados e a utilização de água no processo de impressão.
utilização de chapas de impressão comuns em suas máquinas e não utilização de água no processo de impressão.
utilização de equipamento específico para a gravação da chapa e utilização de água no processo de impressão.
O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) reconhece que o testemunhal é uma técnica capaz de conferir maior força de comunicação, persuasão e credibilidade à mensagem publicitária e, por isso, apresenta um anexo referente a essa prática publicitária. A respeito do uso de testemunhais, atestados e endossos em anúncios, é INCORRETO afirmar que o(s)
produto anunciado deve ter relação com a especialidade do depoente, em caso de testemunhal de especialista ou perito.
código define que, em caso de endosso emitido por pessoa jurídica, o mesmo deverá refletir a sua posição oficial a respeito do assunto.
código, em relação ao uso de pessoas famosas, não aceita situações nas quais o anúncio atribui o sucesso da testemunha ao uso do produto, a menos que isso possa ser comprovado.
anunciante ou sua agência são obrigados a comprovar ou demonstrar sua veracidade, sempre que solicitado, em relação à sua validade.
modelos profissionais e os empregados do anunciante podem fazer o papel de consumidor comum nesse tipo de anúncio.
Aplicada ao jornalismo, a lei das três fontes determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível
conseguir uma quantidade maior de detalhes, o que enriquece a matéria.
demonstrar que existem opiniões diferentes, fazendo o leitor decidir quanto a uma delas.
oferecer ao leitor diferentes abordagens, uma das quais deverá estar correta.
ressaltar as discrepâncias entre as versões, para que o leitor decida qual é a certa.
verificar o que é comum a todas, assim chegar mais perto da verdade dos fatos.
Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a
criação de uma cartilha de educação ambiental.
elaboração do planejamento anual de propaganda.
execução da rotina de follow up para confirmar o recebimento de um release.
realização de pesquisa de clima organizacional.
reestruturação do setor de atendimento ao cliente.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Um modelo de redes, utilizado para estudar as redes sociais na Internet, determina que as redes não são formadas de modo aleatório e nem por nós igualitários. A consequência disso é a de que
nós com muitas conexões são mais numerosos do que nós com poucas conexões.
nós com poucas conexões tendem a atrair mais conexões novas.
nós buscam formar conexões de modo a equilibrar a desigualdade.
quanto mais conexões um nó possui, mais chances tem de adquirir novas.
quanto menos conexões um nó possui, maior sua importância na rede.
Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:
marketing direto, relações públicas e imagem corporativa.
marketing social, jornalismo empresarial e benchmarketing.
marketing, promoção de vendas e merchandising.
propaganda institucional, relações públicas e assessoria de imprensa.
venda pessoal, ponto de venda e assessoria de imprensa.
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