Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na produção de um jornal diário, as fotografias utilizadas são

  • A.

    adaptadas segundo a mensagem que o editor quer transmitir.

  • B.

    escolhidas de acordo com sua adequação à matéria que vão ilustrar.

  • C.

    editadas conforme o contexto de gatekeeping adotado na página.

  • D.

    modificadas até que seu conteúdo dispense a explicação do texto.

  • E.

    selecionadas segundo critérios em que a estética pesa mais que o conteúdo.

Em programas de editoração eletrônica, os elementos fixos da publicação, como número de páginas e cabeçalhos, devem ser inseridos

  • A.

    em páginas avulsas.

  • B.

    em cada página separadamente.

  • C.

    na primeira página, apenas.

  • D.

    na capa da publicação

  • E.

    nas páginas mestras.

Imagens que serão impressas em policromia devem ser enviadas para a gráfica no padrão

  • A.

    RGB.

  • B.

    CMYK.

  • C.

    Duotone.

  • D.

    Grayscale.

  • E.

    Bitmap.

A combinação do logotipo com o símbolo recebe o nome de

  • A.

    marca.

  • B.

    identidade visual.

  • C.

    assinatura visual.

  • D.

    projeto gráfico

  • E.

    razão social.

Faz parte das responsabilidades do produtor gráfico:

  • A.

    cuidar da distribuição dos impressos nos pontos designados.

  • B.

    desenvolver graficamente um impresso e aprová-lo junto ao cliente.

  • C.

    intermediar o diálogo entre o cliente e o profissional que realizará o impresso.

  • D.

    ordenar e coordenar todas as fases da produção industrial de um impresso.

  • E.

    pesquisar imagens e ilustrações para serem usadas nos impressos.

Em materiais impressos, a margem de sangria (ou sangramento) corresponde ao(à)

  • A.

    espaço de respiro entre o texto e a imagem.

  • B.

    distância entre a imagem e a borda do papel.

  • C.

    dimensão final de um material após ser impresso.

  • D.

    marcação da dobra em um material gráfico.

  • E.

    margem de segurança para evitar excessos no refile.

Através do uso da tecnologia eyetrack, com equipamentos que acompanham o olhar do leitor sobre as páginas impressas, pesquisas do Poynter Institute determinaram, em relação à forma como o leitor percorre visualmente uma página impressa, que

  • A.

    a leitura da página se dá sempre da esquerda para a direita.

  • B.

    a página é lida a partir dos elementos gráficos mais atraentes.

  • C.

    a página sempre é lida a partir do título principal.

  • D.

    o leitor percebe primeiro as informações das páginas pares.

  • E.

    os elementos à esquerda são os primeiros a serem lidos.

Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicação assume um papel central nas sociedades. Agências governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interação cada vez mais aperfeiçoados e com tendência à transparência. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqüente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratégia(s) de comunicação que melhor responde(m) a uma situação de conflito entre empresas privadas e setor público?

  • A.

    Unificação dos discursos, seguindo, rigorosamente, as orientações oficiais da hierarquia institucional.

  • B.

    Respostas imediatas, através de portais institucionais e blogs de formadores de opinião.

  • C.

    Pesquisa cautelosa e apuração rigorosa dos elementos em jogo para posterior prestação de contas.

  • D.

    Controle das informações internas e discurso da transparência para a opinião pública.

  • E.

    Comunicados oficiais, dando uma versão própria para os fatos em questão, pela internet.

Ao responder às necessidades de informação dos indivíduos ou grupos, o profissional de comunicação busca também a confiança das estruturas nas quais está inserido e a imagem positiva da sua empresa ou agência. Deve, portanto, pautar sua ação cotidiana por

  • A.

    ter atitudes simpáticas para obter apoio às suas iniciativas.

  • B.

    encontrar sempre o melhor ângulo de abordagem.

  • C.

    ser proativo em todas as situações e circunstâncias.

  • D.

    ser preciso nas informações transmitidas para ter credibilidade.

  • E.

    imbuir-se do espírito de verdade na construção de sua versão.

A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista

  • A.

    eclético.

  • B.

    futurista.

  • C.

    hipermídia.

  • D.

    multimídia.

  • E.

    setorista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...