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Assinale a alternativa incorreta a respeito do ato administrativo.
O ato administrativo é perfeito quando esgotadas as fases necessárias à sua produção.
O ato administrativo é válido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigências do sistema normativo.
O ato administrativo é eficaz quando está disponível para a produção de seus efeitos; ou seja, quando o desencadear de seus efeitos típicos não se encontra dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade.
O ato administrativo está definido no art. 98 do Código Civil como sendo todo ato lícito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.
Pode-se definir o ato administrativo como a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário.
Sobre a extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:
I. A revogação é ato discricionário da Administração Pública.
II. Em princípio, somente os atos discricionários podem ser revogados.
III. O Poder Judiciário pode revogar e anular atos administrativos praticados por órgãos de outro poder.
São verdadeiras somente as afirmativas:
Alegando falta de verbas públicas, o Prefeito de uma cidade litorânea exonerou, ad nutum, determinado servidor. No dia seguinte, sem qualquer modificação na situação financeira do município, nomeou outro funcionário para a mesma vaga. Em virtude deste fato, o ato de exoneração será nulo em virtude da inobservância do requisito do ato administrativo denominado
imperatividade.
competência.
forma.
motivo.
auto-executoriedade.
São atos administrativos de gestão:
aqueles praticados pela Administração Pública usando de sua supremacia em relação aos administrados;
aqueles praticados usando as normas de Direito Internacional Público;
os que viabilizam os contratos de concessão celebrados pelo Poder Público;
aqueles celebrados pela Administração Pública sem usar de sua supremacia em relação aos administrados;
aqueles praticados de acordo com as normas de Direito Privado.
A licença caracteriza-se como o ato administrativo
bilateral e discricionário, que proporciona ao particular que preencha os requisitos legais a fruição de certo bem público.
unilateral, discricionário e precário, segundo o qual a Administração faculta ao particular o uso privativo de determinado bem público.
unilateral e vinculado pelo qual a Administração Pública faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade.
unilateral, discricionário, precário e gratuito, pelo qual a Administração Pública faculta ao particular a execução de serviço público.
unilateral e vinculado, segundo o qual a Administração Pública reconhece a legalidade de um ato jurídico.
De acordo com a divisão dos atos administrativos em espécies, a permissão de uso de bem público é considerada ato:
O ato administrativo praticado no exercício da competência discricionária
pode ser revogado pelo Judiciário ou Legislativo quando inadequado ou inoportuno.
não é passível de controle judicial, administrativo ou legislativo.
pode ser apreciado judicialmente, desde que sobre o mérito.
não goza do atributo da presunção de legitimidade.
pode ser passível de apreciação judicial quanto aos aspectos da legalidade.
São atributos do ato administrativo:
presunção de legitimidade, discricionariedade e impenhorabilidade;
presunção de legitimidade, imperatividade e executoriedade (auto-executoriedade);
Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O TSE realizou concurso para o provimento de cargos de nível médio, com prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período. Porém, passados dois anos da homologação do concurso, o prazo não foi prorrogado, embora houvesse ainda candidatos aprovados e não nomeados. Dois meses depois desse decurso do prazo de validade, o TSE editou ato reinstituindo a validade do referido concurso, pelo período de dois anos.
Nessa situação hipotética, a referida reinstituição é
inválida, por violação do princípio da legalidade.
válida, em respeito ao princípio da razoabilidade.
válida, em respeito ao princípio da economicidade.
válida, em respeito ao direito adquirido.
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