Questões sobre Atos Administrativos

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Assinale a alternativa incorreta a respeito do ato administrativo.

  • A.

    O ato administrativo é perfeito quando esgotadas as fases necessárias à sua produção.

  • B.

    O ato administrativo é válido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigências do sistema normativo.

  • C.

    O ato administrativo é eficaz quando está disponível para a produção de seus efeitos; ou seja, quando o desencadear de seus efeitos típicos não se encontra dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade.

  • D.

    O ato administrativo está definido no art. 98 do Código Civil como sendo todo ato lícito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.

  • E.

    Pode-se definir o ato administrativo como a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário.

Sobre a extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:

I. A revogação é ato discricionário da Administração Pública.

II. Em princípio, somente os atos discricionários podem ser revogados.

III. O Poder Judiciário pode revogar e anular atos administrativos praticados por órgãos de outro poder.

São verdadeiras somente as afirmativas:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. II e III;
  • D. I, II e III;
  • E. nenhuma.

Alegando falta de verbas públicas, o Prefeito de uma cidade litorânea exonerou, ad nutum, determinado servidor. No dia seguinte, sem qualquer modificação na situação financeira do município, nomeou outro funcionário para a mesma vaga. Em virtude deste fato, o ato de exoneração será nulo em virtude da inobservância do requisito do ato administrativo denominado

  • A.

    imperatividade.

  • B.

    competência.

  • C.

    forma.

  • D.

    motivo.

  • E.

    auto-executoriedade.

São atos administrativos de gestão:

  • A.

    aqueles praticados pela Administração Pública usando de sua supremacia em relação aos administrados;

  • B.

    aqueles praticados usando as normas de Direito Internacional Público;

  • C.

    os que viabilizam os contratos de concessão celebrados pelo Poder Público;

  • D.

    aqueles celebrados pela Administração Pública sem usar de sua supremacia em relação aos administrados;

  • E.

    aqueles praticados de acordo com as normas de Direito Privado.

A licença caracteriza-se como o ato administrativo

  • A.

    bilateral e discricionário, que proporciona ao particular que preencha os requisitos legais a fruição de certo bem público.

  • B.

    unilateral, discricionário e precário, segundo o qual a Administração faculta ao particular o uso privativo de determinado bem público.

  • C.

    unilateral e vinculado pelo qual a Administração Pública faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade.

  • D.

    unilateral, discricionário, precário e gratuito, pelo qual a Administração Pública faculta ao particular a execução de serviço público.

  • E.

    unilateral e vinculado, segundo o qual a Administração Pública reconhece a legalidade de um ato jurídico.

De acordo com a divisão dos atos administrativos em espécies, a permissão de uso de bem público é considerada ato:

  • A. enunciativo;
  • B. ordinatório;
  • C. negocial;
  • D. normativo;
  • E. punitivo.

O ato administrativo praticado no exercício da competência discricionária

  • A.

    pode ser revogado pelo Judiciário ou Legislativo quando inadequado ou inoportuno.

  • B.

    não é passível de controle judicial, administrativo ou legislativo.

  • C.

    pode ser apreciado judicialmente, desde que sobre o mérito.

  • D.

    não goza do atributo da presunção de legitimidade.

  • E.

    pode ser passível de apreciação judicial quanto aos aspectos da legalidade.

São atributos do ato administrativo:

  • A. São atributos do ato administrativo:
  • B.

    presunção de legitimidade, discricionariedade e impenhorabilidade;

  • C. competência, finalidade e forma;
  • D.

    presunção de legitimidade, imperatividade e executoriedade (auto-executoriedade);

  • E. discricionariedade, imperatividade e coercibilidade.

Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:

  • A. o Encerramento;
  • B. a Conta Corrente;
  • C. o uso do SAFEM;
  • D. o Sistema Contábil;
  • E. a Inversão de Saldo.

O TSE realizou concurso para o provimento de cargos de nível médio, com prazo de validade de dois anos, prorrogável por igual período. Porém, passados dois anos da homologação do concurso, o prazo não foi prorrogado, embora houvesse ainda candidatos aprovados e não nomeados. Dois meses depois desse decurso do prazo de validade, o TSE editou ato reinstituindo a validade do referido concurso, pelo período de dois anos.

Nessa situação hipotética, a referida reinstituição é

  • A.

    inválida, por violação do princípio da legalidade.

  • B.

    válida, em respeito ao princípio da razoabilidade.

  • C.

    válida, em respeito ao princípio da economicidade.

  • D.

    válida, em respeito ao direito adquirido.

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