Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os recursos administrativos são meios de controle dos atos da Administração Pública. A esse respeito, analise os itens a seguir.
I - hierarquia orgânica;
II - garantia do contraditório;
III - garantia da ampla defesa;
IV - duplo grau de jurisdição;
V - direito de petição.
Constituem fundamentos dos recursos administrativos somente os itens:
I, II, III e IV;
I, II, III e V;
II, III, IV e V;
II, III e V;
I, II, III, IV e V.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Agentes públicos são:
apenas os aprovados em concurso público;
apenas os eleitos para mandatos eletivos;
apenas os investidos em cargos integrantes de carreiras típicas de Estado;
todos os servidores da Administração direta;
todos aqueles que, a qualquer título, executam uma função pública como prepostos do Estado.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Considere as seguintes afirmativas quanto aos Princípios Constitucionais do Direito Administrativo:
I - A imoralidade administrativa gera efeitos jurídicos, pois acarreta a invalidade do ato, que deve ser decretada pela própria Administração, salvo nos casos de moralidade jurídica cuja invalidação é de competência do Poder Judiciário.
II - Em respeito ao princípio da publicidade, o Poder Público deve agir com total transparência através da divulgação oficial de todos os atos, sendo vedadas, pela Constituição Federal, informações sigilosas.
III - O princípio da legalidade assenta-se na própria estrutura do Estado de Direito e traduz a idéia de que o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Os particulares, no entanto, podem fazer tudo o que a lei não proíba.
Está correto o que se afirma apenas em:
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Administração Pública brasileira rege-se, dentre outros, pelos princípios da:
atualidade e celeridade;
celeridade e globalidade;
eficiência e impessoalidade;
atualidade e improbidade;
globalidade e justiça social.
São classificações possíveis para os atos administrativos:
gerais e vinculados;
protelatórios e compostos;
protelatórios e de gestão;
discricionários e procrastinatórios;
procrastinatórios e de império.
São elementos dos atos administrativos:
competência e objeto;
objeto e globalidade;
forma e globalidade;
atualidade e originalidade;
competência e executabilidade.
No que tange à Lei Federal nº 8666/93, considere as seguintes afirmativas:
I - Projeto Executivo é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
II - Nos projetos básicos e projetos executivos de obras e serviços serão considerados alguns requisitos, entre eles, a segurança, a funcionalidade e adequação ao interesse público e o impacto ambiental.
III - A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários e fiscais resultantes da execução do contrato.
Está incorreto apenas o que se afirma em:
Ainda que não exista uma unanimidade doutrinária quanto aos elementos do ato administrativo, a lei que regula a ação popular disciplina a questão ao referir-se aos elementos cuja ausência provoca a invalidação do ato administrativo. Nesse sentido, o elemento que representa o círculo definido em lei dentro do qual podem os agentes exercer legitimamente sua atividade é:
forma;
objeto;
competência;
motivo;
finalidade.
O instituto de direito administrativo que se caracteriza quando o administrado ou a própria Administração Pública perde o direito de formular pedidos em virtude de não o ter feito em prazo adequado é a/o:
prescrição administrativa;
coisa julgada formal;
prescrição comum;
procedimento administrativo;
coisa julgada material.
A obrigatoriedade de licitação pública no âmbito da Administração Pública justifica-se, entre outros, pelos seguintes fundamentos, EXCETO:
obriga ampla divulgação, de modo a fazer com que um grande número de pessoas interessadas possam tomar conhecimento do certame, aumentando, assim, a competitividade entre os licitantes, em benefício da Administração Pública;
impede que os administradores públicos venham a utilizar critérios impróprios na contratação com terceiros;
proporciona igualdade entre as pessoas - físicas ou jurídicas - que estejam interessadas em contratar com a Administração Pública;
estabelece um procedimento apropriado para selecionar a proposta que melhor atende aos interesses da Administração Pública;
permite a Administração Pública gerenciar com maior eficiência suas atividades, uma vez que confere maior celeridade nas contratações com terceiros.
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