Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Considerando os dispositivos da Lei Federal nº 8666/93, pode-se dizer que:
a realização de licitação é necessária, após liquidação da despesa;
quando houver inviabilidade de competição, a licitação é dita inexigível;
a licitação pode ser dispensada, a critério do administrador;
quando não acudirem interessados à licitação anterior, deve a administração repetir o procedimento licitátório, até quando necessário for;
concorrência e Tomada de Preços são exemplos de tipos de licitação.
É INCORRETO dizer que a prescrição:
não corre contra os absolutamente incapazes;
não corre contra os ausentes do país em serviço público da União;
não corre contra os ausentes do país em serviço público do Município;
não está sujeita a causas impeditivas, suspensivas ou interruptivas do prazo;
não corre pendendo ação de evicção.
A renúncia à decadência:
As perdas e danos, no direito brasileiro:
abrangem apenas o que o credor efetivamente perdeu;
abrangem o que o credor efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de lucrar.
A entidade da Administração Indireta, criada por lei para desempenhar atividades tipicamente estatais, é denominada:
Sobre a rescisão dos contratos administrativos, analise as seguintes afirmativas:
I. A Administração Pública deverá sempre indenizar o contratado na hipótese de rescisão do contrato administrativo.
II. O vício no procedimento licitatório acarreta a rescisão do contrato administrativo dele decorrente.
III. O Poder Judiciário, quando provocado e nas situações previstas na lei, tem competência para rescindir contratos administrativos.
É/São verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):
A Administração Pública, após celebrar contrato de obra pública, não providenciou a desapropriação do local onde seria realizada a obra. A omissão acabou por inviabilizar a execução do contrato, sendo causa da extinção de vínculo contratual. A situação retratada acima exemplifica uma hipótese de:
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A Administração Pública Estadual deste Estado, na esfera do Poder Executivo, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e de publicidade, guardando as seguintes definições:
I - legalidade, como princípio de sujeição aos mandamentos da lei e às exigências do bem-comum;
II - impessoalidade ou da finalidade, em que o interesse público sobrepõe-se aos interesses privados;
III - moralidade, regramento de natureza ética que fundamenta a ação administrativa;
IV - publicidade, pela qual a validade jurídica do ato administrativo está ligada a sua divulgação oficial.
Assinale se:
os incisos I e II estão corretos e III e IV incorretos;
os incisos I e III estão corretos e II e IV incorretos;
os incisos II e IV estão corretos e I e III incorretos;
os incisos I, III e IV estão corretos e o II incorreto;
os incisos I, II , III e IV estão corretos.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência regem a administração pública direta e indireta:
exclusivamente do Poder Executivo da União;
de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
exclusivamente dos Poderes Judiciários da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
exclusivamente dos Poderes Executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
exclusivamente dos Poderes Legislativos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
O processo administrativo, em sentido amplo, designa o conjunto de atos coordenados para a solução de controvérsia no âmbito administrativo. Existem alguns princípios próprios do processo administrativo, dentre os quais o que assegura a possibilidade de instauração do processo por iniciativa da Administração Pública, independentemente de provocação do administrado e, ainda, a possibilidade de impulsionar o processo adotando todas as medidas necessárias a sua adequada instrução. Trata-se do seguinte princípio:
publicidade;
atipicidade;
oficialidade
obediência à forma e aos procedimentos;
gratuidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...