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A Constituição, no art. 37, XXI, ao exigir licitação para contratação de obras, serviços, compras e alienações, ressalva os casos especificados na legislação, ou seja, deixa em aberto a possibilidade de serem fixadas, por lei ordinária, hipóteses em que a licitação não será realizada. Sobre o tema e com base na Lei nº 8.666,93, que trata da dispensa e da inexigibilidade de licitação, assinale a alternativa correta:
na dispensa há impossibilidade de licitação e na inexigibilidade, em tese, a licitação é possível;
a dispensa é cláusula exorbitante e deve ser utilizada na interpretação contratual;
a inexigibilidade resulta do pequeno valor a ser contratado, incapaz de justificar a deflagração de procedimento licitatório;
somente poderá ocorrer a dispensa de licitação nas situações previstas em lei.
No que tange aos princípios da licitação previstos na Lei nº 8666/93, é correto afirmar que é vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir, tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede, ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato.
Tal afirmação mostra-se compatível com o princípio da:Assinale a alternativa que indica a modalidade licitatória que deve ser usada na alienação de bens imóveis pertencentes ao Estado:
Sobre o procedimento licitatório, é INCORRETO afirmar que:
a licitação não será sigilosa, salvo quanto ao conteúdo das propostas apresentadas;
as entidades da Administração Indireta também são obrigadas a realizar procedimento licitatório;
a licitação tem por finalidade assegurar igualdade de tratamento aos que querem contratar com o Poder Público, assegurando, ainda, para a Administração Pública, a oportunidade de escolha da proposta mais vantajosa;
a Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre contratos e licitações, podendo, Estados e municípios, estabelecerem normas específicas sobre a matéria;
a Administração Pública, ao contrário dos licitantes, não está vinculada aos termos do edital por ela elaborado, podendo adotar providências e soluções não previstas no instrumento convocatório, desde que julgadas convenientes.
Sobre a extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:
I. A revogação é ato discricionário da Administração Pública.
II. Em princípio, somente os atos discricionários podem ser revogados.
III. O Poder Judiciário pode revogar e anular atos administrativos praticados por órgãos de outro poder.
São verdadeiras somente as afirmativas:
São atos administrativos de gestão:
aqueles praticados pela Administração Pública usando de sua supremacia em relação aos administrados;
aqueles praticados usando as normas de Direito Internacional Público;
os que viabilizam os contratos de concessão celebrados pelo Poder Público;
aqueles celebrados pela Administração Pública sem usar de sua supremacia em relação aos administrados;
aqueles praticados de acordo com as normas de Direito Privado.
De acordo com a divisão dos atos administrativos em espécies, a permissão de uso de bem público é considerada ato:
São atributos do ato administrativo:
presunção de legitimidade, discricionariedade e impenhorabilidade;
presunção de legitimidade, imperatividade e executoriedade (auto-executoriedade);
Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:
Convênio, acordo ou ajuste são instrumentos competentes para a execução de serviços de interesses recíprocos dos órgãos e entidades da Administração Federal e de outras entidades públicas ou organizações particulares, em regime de mútua cooperação. No convênio, a posição jurídica dos signatários é:
hierarquizada, com predominância da União sobre os demais participantes;
hierarquizada, com predominância do Estado sobre os demais participantes;
hierarquizada, com predominância do Município sobre os demais participantes;
hierarquizada, com predominância das organizações particulares sobre os demais participantes.
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