Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Constituição, no art. 37, XXI, ao exigir licitação para contratação de obras, serviços, compras e alienações, ressalva os casos especificados na legislação, ou seja, deixa em aberto a possibilidade de serem fixadas, por lei ordinária, hipóteses em que a licitação não será realizada. Sobre o tema e com base na Lei nº 8.666,93, que trata da dispensa e da inexigibilidade de licitação, assinale a alternativa correta:

  • A. são termos equivalentes;
  • B.

    na dispensa há impossibilidade de licitação e na inexigibilidade, em tese, a licitação é possível;

  • C.

    a dispensa é cláusula exorbitante e deve ser utilizada na interpretação contratual;

  • D.

    a inexigibilidade resulta do pequeno valor a ser contratado, incapaz de justificar a deflagração de procedimento licitatório;

  • E.

    somente poderá ocorrer a dispensa de licitação nas situações previstas em lei.

No que tange aos princípios da licitação previstos na Lei nº 8666/93, é correto afirmar que é vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir, tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede, ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato.

Tal afirmação mostra-se compatível com o princípio da:

  • A. legalidade;
  • B. razoabilidade;
  • C. competição;
  • D. publicidade;
  • E. eficiência.

Assinale a alternativa que indica a modalidade licitatória que deve ser usada na alienação de bens imóveis pertencentes ao Estado:

  • A. tomada de preços;
  • B. pregão eletrônico;
  • C. convite;
  • D. concorrência;
  • E. pregão presencial.

Sobre o procedimento licitatório, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a licitação não será sigilosa, salvo quanto ao conteúdo das propostas apresentadas;

  • B.

    as entidades da Administração Indireta também são obrigadas a realizar procedimento licitatório;

  • C.

    a licitação tem por finalidade assegurar igualdade de tratamento aos que querem contratar com o Poder Público, assegurando, ainda, para a Administração Pública, a oportunidade de escolha da proposta mais vantajosa;

  • D.

    a Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre contratos e licitações, podendo, Estados e municípios, estabelecerem normas específicas sobre a matéria;

  • E.

    a Administração Pública, ao contrário dos licitantes, não está vinculada aos termos do edital por ela elaborado, podendo adotar providências e soluções não previstas no instrumento convocatório, desde que julgadas convenientes.

Sobre a extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:

I. A revogação é ato discricionário da Administração Pública.

II. Em princípio, somente os atos discricionários podem ser revogados.

III. O Poder Judiciário pode revogar e anular atos administrativos praticados por órgãos de outro poder.

São verdadeiras somente as afirmativas:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. II e III;
  • D. I, II e III;
  • E. nenhuma.

São atos administrativos de gestão:

  • A.

    aqueles praticados pela Administração Pública usando de sua supremacia em relação aos administrados;

  • B.

    aqueles praticados usando as normas de Direito Internacional Público;

  • C.

    os que viabilizam os contratos de concessão celebrados pelo Poder Público;

  • D.

    aqueles celebrados pela Administração Pública sem usar de sua supremacia em relação aos administrados;

  • E.

    aqueles praticados de acordo com as normas de Direito Privado.

De acordo com a divisão dos atos administrativos em espécies, a permissão de uso de bem público é considerada ato:

  • A. enunciativo;
  • B. ordinatório;
  • C. negocial;
  • D. normativo;
  • E. punitivo.

São atributos do ato administrativo:

  • A. São atributos do ato administrativo:
  • B.

    presunção de legitimidade, discricionariedade e impenhorabilidade;

  • C. competência, finalidade e forma;
  • D.

    presunção de legitimidade, imperatividade e executoriedade (auto-executoriedade);

  • E. discricionariedade, imperatividade e coercibilidade.

Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:

  • A. o Encerramento;
  • B. a Conta Corrente;
  • C. o uso do SAFEM;
  • D. o Sistema Contábil;
  • E. a Inversão de Saldo.

Convênio, acordo ou ajuste são instrumentos competentes para a execução de serviços de interesses recíprocos dos órgãos e entidades da Administração Federal e de outras entidades públicas ou organizações particulares, em regime de mútua cooperação. No convênio, a posição jurídica dos signatários é:

  • A. uma só e idêntica para todos;
  • B.

    hierarquizada, com predominância da União sobre os demais participantes;

  • C.

    hierarquizada, com predominância do Estado sobre os demais participantes;

  • D.

    hierarquizada, com predominância do Município sobre os demais participantes;

  • E.

    hierarquizada, com predominância das organizações particulares sobre os demais participantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...