Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A modalidade de licitação usada nas contratações referentes às concessões de direito real de uso é a(o):
Sobre os deveres e proibições previstos na lei nº 8112/90 para os servidores públicos, é INCORRETO afirmar que:
em razão do princípio da publicidade, o servidor público não deve guardar sigilo sobre assuntos da repartição;
o servidor não pode manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge ou parente até o segundo grau civil;
o servidor não pode atuar como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;
o servidor não pode cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;
o servidor não pode receber presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Sobre os contratos administrativos, analise as seguintes afirmativas:
I. Todos os contratos administrativos devem ser formalizados em termo escrito.
II. Após 60 dias, contados da data de entrega das propostas, o licitante vencedor fica liberado do compromisso assumido se não for convocado para contratação.
III. A lei não proíbe a subcontratação de partes de obra, serviço ou fornecimento, até o limite admitido, em cada caso, pela Administração.
São verdadeiras somente as afirmativas:
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O percentual limite para acréscimos ou supressões promovidos pela Administração Pública nos contratos de serviços ou compras será de:
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Sobre a Administração Pública e o regime jurídico aplicado nas suas relações, é correto afirmar que:
a Administração Pública somente poderá celebrar contratos regidos pelo Direito Público;
quando a Administração Pública adota modelo privatístico, é integral sua submissão ao direito privado, despindo-se dos privilégios decorrentes do regime jurídico de Direito Público;
a Administração Pública somente está sujeita a um regime jurídico nas suas relações jurídicas;
a Administração Pública está sujeita a um regime jurídico de Direito Público, podendo, ainda, adotar o regime jurídico predominantemente de Direito Privado em determinadas situações;
a Administração Pública pode escolher o regime jurídico que será adotado nas suas relações jurídicas de acordo com critérios de conveniência.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Pode-se destacar no Convênio a existência de fases, todas elas com procedimentos ditados pela legislação que rege a matéria, com vistas à perfeita execução do objeto e a fim de evitar que a prestação de contas dos recursos aplicados seja rejeitada. A fase em que se faz necessária a identificação das áreas mais carentes, para estabelecer uma escala de prioridades, é a:
A Administração pode manifestar-se através dos atos administrativos. Sobre a prática desses atos pode-se afirmar, EXCETO:
a vontade deve ser emanada pelo agente da Administração Pública ou com tais prerrogativas;
a finalidade objetivada deve ser pública;
os atos administrativos não possuem auto-executoriedade;
para que o ato administrativo seja válido o objeto deve ser lícito e possível;
na produção de ato vinculado há estrita vinculação da prática do agente à lei.
A Administração Pública, em suas atividades, deve sempre observar os princípios constitucionais:
Direito Administrativo - Inexigibilidade, Dispensa e Limites - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
São hipóteses em que é dispensável a licitação, EXCETO:
para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade;
para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública;
quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento;
nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;
quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
Quanto à função Administrativa, é INCORRETO afirmar que:
quando o Estado exerce sua atividade diretamente, ela é exercida de forma centralizada;
a Administração direta do Estado abrange as esferas federal, estadual e municipal;
as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e as fundações públicas compõem a Administração indireta;
o Estado cuida da gestão de todos os seus interesses e de toda coletividade através da função administrativa;
os Poderes Legislativo e Judiciário não possuem atividade administrativa, a qual incumbe ao Poder Executivo.
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