Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Os contratos administrativos estão sujeitos a normas próprias decorrentes de regime jurídico de Direito Público. Sobre os contratos administrativos, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    os contratos administrativos, como regra, têm a natureza de contrato de adesão;

  • B.

    nas situações e nos limites previstos na lei, a Administração Pública pode alterar o objeto de um contrato administrativo;

  • C.

    a Administração Pública pode celebrar contratos regidos predominantemente por normas do Direito Privado;

  • D.

    a Administração Pública pode sofrer punições aplicadas por iniciativa do contratado, em razão do descumprimento total ou parcial do contrato;

  • E.

    a Administração Pública pode exigir, do contratado, garantias de execução do contrato.

Nos contratos administrativos as cláusulas exorbitantes são prerrogativas especiais conferidas à Administração Pública, em virtude de sua posição de supremacia em relação à parte contratada. É exemplo de cláusula exorbitante:

  • A.

    reversão;

  • B.

    retrocessão;

  • C.

    poder de polícia;

  • D.

    rescisão unilateral;

  • E.

    concessão.

Sobre a responsabilidade administrativa dos servidores, analise as afirmativas a seguir:

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e II;

  • E.

    II e III.

A Constituição prevê a responsabilidade civil das pessoas Jurídicas de Direito Público e das Pessoas Jurídicas de Direito Privado, prestadoras de serviços públicos, independentemente da comprovação de culpa ou dolo. A teoria adotada na Constituição para disciplinar a responsabilidade do Estado, denomina-se:

  • A.

    culpa integral;

  • B.

    risco administrativo;

  • C.

    subjetiva;

  • D.

    culpa administrativa;

  • E.

    culpa anônima.

A modalidade licitatória usada para escolha de concessionário de serviço público é:

  • A.

    pregão;

  • B.

    convite;

  • C.

    concurso;

  • D.

    tomada de preços;

  • E.

    concorrência.

Sobre as concessões de serviços públicos, analise as afirmativas a seguir:

 I. A concessão de serviço público pode ser formalizada com pessoa natural ou jurídica escolhida mediante licitação, na modalidade de concorrência.

 II. A permissão de serviço público será formalizada através de contrato administrativo de natureza precária.

III. De acordo com a Constituição, não se exige licitação para escolha do permissionário de serviço público.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e II;

  • E.

    II e III.

Os agentes públicos são pessoas que recebem a incumbência de atuar em nome do Estado. Eles são classificados de acordo com a natureza de sua atividade. Os mesários convocados para o serviço eleitoral e os empregados públicos são considerados, respectivamente, agentes:

  • A.

    políticos e administrativos;

  • B.

    honoríficos e administrativos;

  • C.

    administrativos e delegados;

  • D.

    administrativos e políticos;

  • E.

    honoríficos e políticos.

O poder atribuído ao Estado de condicionar e limitar o exercício de direitos relativos à liberdade e à propriedade em nome do interesse público denomina-se:

  • A.

    poder regulamentar;

  • B.

    poder hierárquico;

  • C.

    poder de polícia;

  • D.

    poder vinculado;

  • E.

    poder discricionário.

NÃO será concedido Suprimento de Fundos ao:

  • A.

    servidor que já tenha recebido um suprimento no exercício;

  • B.

    responsável por suprimento de fundos que não tenha realizado a aplicação do suprimento de fundos anterior no prazo indicado pelo ordenador da despesa;

  • C.

    servidor declarado em alcance;

  • D.

    responsável por um suprimento de fundos de caráter sigiloso a comprovar;

  • E.

    servidor que não seja ocupante de cargo em comissão.

O princípio aplicável para a Administração Pública e que tem por finalidade verificar a compatibilidade entre os meios e os fins, evitando restrições desnecessárias a direitos, denominase:

  • A.

    legalidade;

  • B.

    impessoalidade;

  • C.

    moralidade;

  • D.

    razoabilidade;

  • E.

    eficiência.

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