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Os atos administrativos são agrupados em espécies, de acordo com suas características. Através da autorização, a Administração Pública torna possível, ao particular, a realização de certa atividade ou serviço. De acordo com as diversas espécies de atos administrativos, a autorização é considerada ato:
Os atos administrativos são agrupados em espécies de acordo com suas características. A licença, a certidão e as ordens de serviço fazem parte, respectivamente, da espécie de ato administrativo:
negocial, ordinatório, enunciativo;
enunciativo, ordinatório e negocial;
negocial, enunciativo e ordinatório;
ordinatório, enunciativo e negocial;
ordinatório, negocial e enunciativo.
São elementos do ato administrativo:
competência, finalidade, forma, motivo e objeto;
competência, finalidade, forma, motivo e discricionariedade;
competência, finalidade, discricionariedade e executoriedade;
finalidade, forma, vinculação e discricionariedade;
competência, finalidade, forma, motivo e sanção.
O serviço público delegado mediante concessão retornará ao poder concedente após o término do prazo contratual. Essa modalidade de extinção da concessão é denominada:
encampação;
reversão;
caducidade;
rescisão;
retomada.
Os atos administrativos são agrupados em espécies e recebem diferentes classificações. A esse respeito, é correto afirmar que:
a licença é ato enunciativo e discricionário;
a autorização é ato vinculado e precário;
o parecer administrativo é exemplo de ato enunciativo;
a certidão administrativa é ato negocial;
os avisos e portarias são atos normativos.
A construção de um prédio pela Administração Pública, com valor total de contrato R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais), deverá ser feita por:
leilão;
convite;
concorrência;
concurso público;
tomada de preços.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Sobre a responsabilidade do Estado, analise as afirmativas a seguir:
I. A culpa concorrente da vítima, de acordo com as regras atuais, exclui a responsabilidade do Estado.
II. Aplica-se a teoria do risco administrativo para definir a responsabilidade do Estado por dano resultante da atividade administrativa desenvolvida pelo Poder Judiciário.
III. A ação indenizatória contra o Estado é imprescritível.
É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):
I;
II;
III;
I e II;
I e III.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O princípio pelo qual impõe-se que o administrador público não dispense os preceitos éticos que devem estar presentes em sua conduta denomina-se princípio:
da legalidade;
da impessoalidade;
da moralidade;
da eficiência;
da publicidade.
A característica do bem público que impede a sua aquisição por particulares através da usucapião denomina-se:
inalienabilidade;
imprescritibilidade;
impenhorabilidade;
impossibilidade de oneração;
irrenunciabilidade.
Direito Administrativo - Controle da Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Quanto aos sistemas de controle da Administração Pública, é correto afirmar que:
a fiscalização exercida pelos Tribunais de Contas restringe-se ao critério de legalidade;
é atribuição exclusiva dos Tribunais de Contas a avaliação dos resultados da gestão orçamentária;
é dispensável a instituição de órgãos de controle interno no âmbito estadual;
os Tribunais de Contas realizam o controle externo da execução orçamentária dos órgãos da Administração Pública;
apenas o Presidente da República, Governadores de Estado e Prefeitos de Municípios estão obrigados a prestar contas aos Tribunais de Contas.
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