Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2011

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Analise as afirmações abaixo sobre sistemas normatizados de gestão da qualidade.

I – Uma certifi cação pode ser obtida por um produto, um serviço, um sistema ou mesmo um indivíduo.

II – A normatização facilita as relações comerciais entre países, pois padroniza produtos e procedimentos.

III – As normas nasceram da necessidade de se estabelecerem padrões de qualidade que fossem reconhecidos internacionalmente.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Todo processo de tomada de decisão começa pela identificação do problema. Após, os esforços devem ser concentrados em diagnosticar uma situação. Esse diagnóstico consiste em

  • A.

    identificar objetivos – analisar causas

  • B.

    identificar oportunidade – analisar os resultados finais

  • C.

    avaliar a situação – identificar os custos finais

  • D.

    analisar causas – identificar efeitos sociais

  • E.

    analisar a situação econômica – avaliar preços

A manutenção corresponde a uma forma pela qual as organizações tentam evitar falhas, a partir do cuidado com suas instalações físicas. Com relação às abordagens gerais e específicas de manutenção, pode-se reconhecer que

  • A.

    a manutenção preventiva tem maior probabilidade de gerar benefícios quando as paradas ocorrerem de forma relativamente aleatória.

  • B.

    a manutenção centrada na confiabilidade é considerada uma extensão natural na evolução de manutenção corretiva para manutenção preventiva.

  • C.

    a manutenção corretiva é usada quando o custo da falha não planejada é alto e quando a falha não é totalmente aleatória.

  • D.

    a maior parte das operações produtivas opta por uma única abordagem de manutenção, seja ela corretiva, preventiva e preditiva.

  • E.

    uma das metas da manutenção preventiva total consiste em melhorar a eficácia dos equipamentos ao examinar todas as perdas que ocorrem.

O gargalo do sistema é a operação

  • A.

    B

  • B.

    E

  • C.

    F

  • D.

    H

  • E.

    J

  • A.

    x1 = 0 e x2 = 1

  • B.

    x1 = 0 e x2 = 3

  • C.

    x1 = 1 e x2 = 0

  • D.

    x1 = 1 e x2 = 4

  • E.

    x1 = 3 e x2 = 0

Para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes e que não estejam relacionados na NBR 10152:1987, é recomendável que o nível de ruído aceitável, em dB(A), para efeito de conforto, seja de até

  • A.

    45

  • B.

    55

  • C.

    65

  • D.

    75

  • E.

    85

Durante muitos anos, acreditou-se que alguns pontos da organização possuíam grande dificuldade para sua avaliação, por serem subjetivos. A metodologia de avaliação BSC (Balanced Scorecard) tornou-se um novo caminho para a gestão estratégica. A metodologia do BSC, enquanto elemento de medição de performance, contempla as seguintes perspectivas, EXCETO as

  • A.

    financeiras.

  • B.

    do aprendizado e do crescimento.

  • C.

    dos processos internos.

  • D.

    dos clientes.

  • E.

    das relações trabalhistas.

Nenhuma atividade organizacional é perfeita ou isenta de erros ou desvios. Sobre o desempenho global da empresa, considere os requisitos abaixo.

I – Adequação ao planejamento estratégico

II – Centralização dos subsistemas organizacionais

III – Descentralização operacional

É(São) requisito(s) indispensável(eis) ao controle de desempenho o(s) apresentado(s) APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Uma empresa possui capital aberto em uma Bolsa de Mercadorias e deseja adotar uma nova política de distribuição de dividendos. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o preço da ação tenderá a expandir, se essa empresa adotar uma política de pagar mais dividendos.

  • B.

    uma empresa, que adote uma política de pagar mais dividendos, terá menos recursos disponíveis para reinvestimento, e, assim, a taxa de crescimento futuro esperada será reduzida, deprimindo o preço da ação.

  • C.

    o pagamento de dividendos aos acionistas é feito em dinheiro, em ações ou em mercadorias.

  • D.

    a política ótima de dividendos atinge o equilíbrio entre os dividendos correntes e o crescimento futuro, maximizando o preço das ações da empresa.

  • E.

    as empresas são proibidas de pagar dividendos superiores aos seus lucros correntes.

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