Lista completa de Questões de Legislação Estadual, Distrital e Municipal do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de São Paulo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Conforme dispõe a Constituição do Estado de São Paulo, o servidor público titular de cargo efetivo do Estado, abrangido pelo regime próprio de previdência, será aposentado ou poderá se aposentar
por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.
voluntariamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se aos sessenta e cinco anos já tiver completado o tempo de contribuição necessário à aposentadoria compulsória.
voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de vinte anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.
compulsoriamente, aos sessenta e cinco anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher.
voluntariamente, aos setenta anos de idade, se homem, e sessenta e cinco anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de São Paulo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Em relação à possibilidade de emenda à Constituição do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
pode ser proposta somente por dois terços da Assembleia Legislativa.
pode ser proposta por iniciativa do Presidente da Assembleia Legislativa, nessa qualidade.
não pode ser proposta na vigência de estado de defesa ou de estado de sítio.
não pode ser proposta pelo Governador do Estado, salvo se aprovada a medida por plebiscito.
pode ser proposta por qualquer eleitor.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de São Paulo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
No que se refere à Organização do Poder Legislativo, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, é correto afirmar:
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de Sergipe - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a organização dos municípios e as competências do TJ/SE, de acordo com a Constituição do Estado de Sergipe, assinale a opção correta.
A fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial de todas as entidades da administração direta e indireta dos municípios de Sergipe é exercida diretamente pelo Tribunal de Contas do estado, mediante controle externo.
Os territórios dos municípios de Sergipe não podem ser divididos em distritos, devendo suas circunscrições urbanas ser classificadas em cidades e vilas, na forma determinada em lei.
É competência do TJ/SE processar e julgar originariamente, nos crimes comuns, o procurador-geral de justiça e os membros do MPE.
O Poder Judiciário dispõe de autonomia administrativa e financeira, salvo no que diz respeito à sua proposta orçamentária, a qual deve ser elaborada pela Secretaria de Planejamento do estado, na forma da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Compete ao TJ/SE, concorrentemente com o governador do estado, propor à AL/SE a alteração da organização e da divisão judiciárias.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Amazonas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Empresa K3, indústria estabelecida no Estado do Amazonas, promove a importação de matérias-primas de produtos abrangidos pelo diferimento, que perdura até
o momento do desembaraço aduaneiro.
o momento da exportação, quando o ICMS da entrada do produto deverá ser recolhido.
a saída da mercadoria destinada a outra unidade da Federação.
a chegada ao consumidor final, em toda a cadeia de comercialização.
o momento da obtenção da licença de importação.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Amazonas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
As licenças ambientais a serem concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM
dividem-se nas categorias prévia, de instalação e de operação, no que se diferenciam das espécies de licenças previstas na legislação federal.
têm sua expedição condicionada ao pagamento da Taxa de Licenciamento Ambiental, que tem como fato gerador o serviço público de preservação do meio ambiente.
poderão ser concedidas com prazo de vigência indeterminado, se o empreendimento a ser licenciado assim o exigir.
serão deferidas ou indeferidas com base em relatório técnico fundamentado.
não poderão ser outorgadas sem estudo prévio de impacto ambiental.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Amazonas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
No âmbito do Sistema Estadual de Unidades de Conservação, Rios Cênicos são
espécies de unidades de conservação de uso sustentável, caracterizadas por faixas lineares ao longo de rios com notável valor panorâmico, cultural ou recreativo.
paisagens naturais raras, singulares e de notável beleza cênica, localizadas em áreas cortadas por cursos d´água.
ros em que a captação de água, o esgotamento sanitário e a navegação são limitados ou proibidos, de acordo com a sazonalidade e o regime de vazão.
cursos d´água que cruzam unidades de conservação de preservação integral, para os quais há restrições maiores de uso e navegação.
formações naturais de vegetação arbórea de grande porte, que se destacam na paisagem sobre florestas confrontantes.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Espírito Santo - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2010
O poder constituinte derivado tem como missão estabelecer e estruturar a Constituição do Estado-Membro, sendo que o mesmo encontra os seus parâmetros de manifestação nas regras estabelecidas pelo poder constituinte originário. Desta forma, o poder constituinte derivado, dentro de sua autonomia, deve estabelecer regras e parâmetros para que o Estado da Federação possa se organizar e se autoadministrar. Por tudo o que foi exposto, o único princípio que consta, explicitamente, na Constituição Estadual do Espírito Santo, promulgada em 05 de outubro de 1989, como sendo de obediência obrigatória para toda a Administração Pública Estadual é:
anterioridade.
unidade constitucional.
razoabilidade
máxima efetividade.
interesse público.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Mato Grosso do Sul - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
A Constituição do Estado do Mato Grosso do Sul, no que se refere
à sanção ou veto, estabelece prazo de quinze dias corridos para que o Governador do Estado manifeste veto total ou parcial a projeto de lei.
à iniciativa legislativa, confia à iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre criação ou majoração de tributos.
ao processo legislativo, compreende, entre outras espécies, a elaboração de leis delegadas.
ao seu processo de reforma, admite seja emendada por proposta popular subscrita por cem mil eleitores com domicílio eleitoral no Estado.
a projetos de iniciativa exclusiva do Governador do Estado, proíbe a apresentação de emenda parlamentar.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Piauí - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Dentre outros, é requisito para a criação de Comarca no Estado do Piauí:
território de área superior a cem quilômetros quadrados, com perímetro contíguo a Comarca de entrância superior.
população mínima de trinta mil habitantes no município, com, pelo menos, dez mil na sede.
receita tributária municipal superior a cinco mil e estadual superior a dez mil vezes o salário mínimo nacional, em sua totalidade.
cinco mil eleitores regularmente inscritos, e população superior a dez mil habitantes.
prédios apropriados de domínio do Estado ou Município para residência condigna do Juiz e Promotor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...