Questões de Legislação Estadual, Distrital e Municipal do ano 2012

Lista completa de Questões de Legislação Estadual, Distrital e Municipal do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Plano Diretor deve ser aprovado na:

  • A.

    Assembleia Legislativa.

  • B.

    Câmara e Senado Federal.

  • C.

    Câmara Municipal.

  • D.

    Conselho Estadual de Assistência Social.

Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo: “O Poder Legislativo é exercido pela __________________________, composta de _____________________para cada legislatura entre _______________ maiores de __________, ____________, no exercício dos direitos políticos.” (Lei Orgânica do Município de Paranaguá, Art.10º)

  • A.

    Prefeitura Municipal / Secretários indicados / os servidores públicos / vinte e um anos, com nível superior.

  • B.

    Câmara Municipal / vereadores eleitos / cidadãos / dezoito anos, alfabetizados.

  • C.

    Câmara Municipal / vereadores eleitos / cidadãos / vinte e um anos e com ensino fundamental completo.

  • D.

    Prefeitura Municipal / Secretários indicados / cidadãos / vinte e um anos, alfabetizados.

O Art.118º da Lei Orgânica do Município de Paranaguá estabelece que a concessão de serviço público somente será efetivada com autorização:

  • A.

    Da Câmara Municipal e mediante contrato precedido de licitação.

  • B.

    Do Prefeito Municipal e mediante convênio precedido de licitação.

  • C.

    Da Câmara Municipal e mediante contrato com dispensa de licitação.

  • D.

    Do Prefeito Municipal e mediante contrato com dispensa de licitação.

O Art.124º da Lei Orgânica do Município de Paranaguá estabelece que as tarifas dos Serviços Públicos prestados diretamente pelo Município ou órgãos de sua administração descentralizada serão fixadas:

  • A.

    Pelos Vereadores.

  • B.

    Pelo Secretário da Fazenda.

  • C.

    Pela População.

  • D.

    Pelo Prefeito Municipal.

O Art.142 da Lei Orgânica do Município de Paranaguá estabelece que o planejamento das atividades do Governo Municipal será feito por meio de elaboração e manutenção atualizada, entre outros, dos seguintes documentos:

  • A.

    Lei de Diretrizes Orçamentárias; Orçamento anual; plano plurianual.

  • B.

    Plano Diretor; Plano de Governo: Lei de Diretrizes Orçamentárias; Orçamento anual; plano plurianual.

  • C.

    Plano Diretor; Plano de Governo: Lei de Diretrizes Orçamentárias.

  • D.

    Plano Diretor; Plano de Governo: Lei de Diretrizes Orçamentárias; Prestação de Contas.

Por definição da Lei Complementar 62/2007, a Macrozona Urbana, correspondente à área urbana do município de Paranaguá-PR, nos termos da Lei do Perímetro Urbano, apresenta diferentes graus de consolidação e infra-estrutura básica instalada e destina-se a concentrar o desenvolvimento e adensamento urbano. Compõem a subdivisão da Macrozona Urbana, exceto:

I - Zona de Requalificação Urbana.

II - Zona de Consolidação e Qualificação Urbana I, II e III.

III - Zona de Consolidação e expansão aeroportuária.

IV - Zona de Interesse para Expansão Portuária.

V - Zona de Desenvolvimento Econômico.

VI - Zona de Interesse Patrimonial e Turístico.

VII - Zona de Ocupação Dirigida.

  • A.

    Apenas os itens III e VII.

  • B.

    III, somente.

  • C.

    VII somente.

  • D.

    Todas estão corretas.

Por definição da Lei Complementar 62/2007, a Zona que caracteriza-se pela predominância de uso misto, carência de equipamentos públicos, existência de áreas consolidadas e de áreas para ocupação com fragilidade ambiental, chama-se:

  • A.

    Zona de Desenvolvimento Econômico.

  • B.

    Zona de Interesse Patrimonial e Turístico.

  • C.

    Zona de Consolidação e Qualificação Urbana.

  • D.

    Zona de Consolidação e Expansão Urbana.

Por definição da Lei Complementar 62/2007, que institui o Zoneamento de Uso e ocupação do solo do município de Paranaguá, o PROJETO URBANÍSTICO é “o projeto desenvolvido para determinada área urbana, mediante a prévia aprovação do Município, considerando os seguintes aspectos”, exceto:

  • A.

    o Plano Local de Habitação de Interesse Social.

  • B.

    criação de áreas e equipamentos de uso público.

  • C.

    preservação de edificações e espaços de valor histórico.

  • D.

    revitalização do espaço urbano.

Na Lei Orgânica do Município consta, no artigo 98, que a investidura em cargo ou emprego depende de aprovação prévia em:

  • A.

    Concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para o cargo em comissão ou função de confiança, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

  • B.

    Entrevistas ou teste psicológicos, ressalvadas as nomeações para o cargo em comissão ou função de confiança, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

  • C.

    Que esteja de acordo com a aprovação do poder executivo, ressalvadas as nomeações para o cargo em comissão ou função de confiança, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

  • D.

    Que de acordo com a aprovação do poder legislativo, ressalvadas as nomeações para o cargo em comissão ou função de confiança, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Levando-se em consideração tão somente a quantidade de habitantes como requisitos para implantação de um Plano Diretor Municipal, este só será obrigatório nos Municípios com mais de:

  • A.

    20 mil habitantes;

  • B.

    30 mil habitantes;

  • C.

    40 mil habitantes;

  • D.

    50 mil habitantes;

  • E.

    N.D.A.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...