Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 52 anos, refere que há cerca de 3 meses vem apresentando fogachos e dificuldade para dormir. Na HPP relata histerectomia total por miomatose uterina e quadro de trombose venosa em membro inferior após viagem de avião. O perfil lipídico encontra-se normal. A via de escolha para terapia hormonal é:
Jovem de 33 anos, nuligesta, foi submetida à conização do colo uterino por NIC III. O resultado histopatológico da peça cirúrgica revelou carcinoma escamoso com profundidade de invasão de 4mm sem comprometimento dos espaços linfovasculares. O tratamento mais indicado nesse caso é:
Mulher de 36 anos refere que a última menstruação foi há um ano. Seus ciclos menstruais sempre foram regulares. Foi realizado teste da progesterona, que foi negativo. As dosagens de estradiol foi de 20 pg/mL e de FSH de 40 mUI/mL, respectivamente. O diagnóstico provável é:
Mulher 60 anos refere aparecimento de nódulo de mama há 3 anos, que vem aumentando de tamanho. Ao exame observou-se um tumor em quadrante inferior externo da mama esquerda, medindo cerca de 6 cm, pétreo, com retração da pele, axilas livres. A biopsia a que se submeteu revelou carcinoma mucinoso de mama. Realizou RX de tórax, ultrassonografia abdominal, cintilografia óssea e hepática que mostraram-se normais. O estadiamento é:
Em relação aos tipos de mastectomia, a técnica de Madden- Auchincloss consiste em:
Em relação à esteroidogênese ovariana é correto afirmar que:
Mulher 50 anos vem à consulta ginecológica referindo perda urinária aos pequenos esforços. Nega urgência urinária. Levanta-se uma vez à noite para urinar. Foi submetida à avaliação urodinâmica que revelou pressão de perda urinária > 90 cm H2O. O tipo de incontinência urinária é por:
Nas descompensações cardíacas em pacientes com insuficiência cardíaca sistólica, os betabloqueadores devem ter a dose:
Paciente de 82 anos de idade, hipertensa e diabética, viúva há 5 anos, vem à consulta trazida por sua filha, que relata que a mãe vem apresentando há 3 anos quadro progressivo de perda de memória e agressividade com os filhos. Até 1 mês atrás, morava sozinha em outra cidade, mas teve que se mudar para a casa da filha após quase ter incendiado a casa ao deixar a panela no fogo e ter ido dormir. Em relação a esse caso clínico, é possível afirmar:
Paciente de 74 anos de idade, sem comorbidades, procura o consultório médico por um motivo que vem incomodando há alguns anos: a necessidade de acordar à noite para urinar, geralmente, em torno de 4 vezes. Refere, também, jato urinário fraco, sensação de micção incompleta e urgência miccional em várias ocasiões. Nega outros sintomas relacionados ao aparelho urogenital, como disúria e hematúria. Em função da noctúria e da urgência miccional, o geriatra propõe o toque retal ao paciente, e, no exame, a próstata apresenta-se aumentada de volume, firme, homogênea e não dolorosa. A melhor conduta, nesse caso, é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...