Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Levando em conta a classificação da dengue em leve, moderada e grave, e considerando um paciente com dengue moderada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Caso apresente contagem de plaquetas menor que 50.000 mm³, deve-se realizar a internação hospitalar.
( ) Deve-se notificar à vigilância epidemiológica, inclusive as formas leves e graves.
( ) Deve-se solicitar hematócrito e contagem de plaquetas para todos os pacientes com dengue moderada.
A sequência está correta em
No tratamento da dengue, o paciente deve ser classificado de acordo com seus sinais e sintomas para que o mesmo seja adequado. Para qual paciente com dengue leve NÃO deve ser indicada a solicitação de hematócrito ou contagem de plaquetas?
A infecção por dengue causa uma doença cujo espectro inclui desde infecções inaparentes até quadros de hemorragia e choque, podendo evoluir para o êxito letal. São sinais de alerta no paciente com dengue, EXCETO:
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma das afecções mais frequentes na prática médica. A enfermidade agrupa sob a mesma denominação apresentações clínicas tão distintas como a pirose ocasional, a tosse crônica e a asma refratária e, no plano diagnóstico, condições endoscópicas muito variadas, como, de um lado, a ausência de lesão e, de outro, a presença de complicações importantes, como o esôfago de Barrett. De acordo com a classificação endoscópica de Savary-Miller modificada, o grau 3 corresponde a
A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração e gravidade variável. Assinale a alternativa correta acerca da doença.
O exame endoscópico é o método de escolha para o diagnóstico das lesões causadas pelo refluxo gastroesofágico, permitindo avaliar a gravidade da esofagite e realizar biópsias onde e quando necessário. Como seria a classificação de uma erosão menor que 5 mm de acordo com a classificação endoscópica de Los Angeles?
A DC pode ter manifestações extraintestinais, sendo as mais frequentes as oftalmológicas, as dermatológicas e as reumatológicas.
A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem não conhecida, caracterizada pelo acometimento focal, assimétrico e transmural de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essa doença.
A Infecção do Trato Urinário (ITU) pode ser classificada quanto à localização em ITU baixa (cistite) e ITU alta (pielonefrite) e quanto à presença de fatores complicadores em ITU não complicada e ITU complicada. Sobre as infecções do trato urinário, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação à nefrolitíase, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A maioria dos pacientes podem ser manejados conservadoramente com analgesia durante o episódio agudo. O tratamento inicial da cólica renal é realizado com analgésico potente opiáceo ou AINE. A hidratação forçada na cólica renal aguda não é indicada.
( ) Para cálculos ureterais menores ou iguais a 20 mm, o acompanhamento pode ser conservador com analgesia e terapia medicamentosa que aumenta a probabilidade de liberação do cálculo.
( ) A perda de função renal irreversível não ocorre na obstrução aguda unilateral, mas pode ser uma complicação resultante de obstrução crônica, pielonefrite de repetição, pionefrose, cicatriz cirúrgica e nefrectomia parcial ou total.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...