Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças cardiovasculares são a causa mais importante de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental. Essas doenças afetam primeiramente um dos três principais componentes do sistema cardiovascular: o coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Assinale a alternativa correta.
O reparo tecidual, algumas vezes chamado de cura, refere-se à restauração da arquitetura e da função dos tecidos após a lesão. Assinale a alternativa correta.
As reações imunológicas danosas, chamadas de hipersensibilidade, são a base da patologia associada às doenças imunológicas. As reações de hipersensibilidade podem ser desencadeadas por antígenos ambientais exógenos (microbianos e não microbianos) ou autoantígenos endógenos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. A hipersensibilidade imediata (tipo I) a lesão é causada por linfócitos T sensibilizados (células TH1, Th17) e linfócitos T citotóxicos e outros leucócitos.
II. A hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II) os anticorpos IgG e IgM secretados causam dano celular pela promoção da sua fagocitose ou lise e dano tecidual pela indução da inflamação.
III. A hipersensibilidade mediada por imunocomplexos (tipo III) os anticorpos IgG e IgM ligam-se a antígenos, geralmente na circulação, e os complexos antígenoanticorpo depositam-se nos tecidos e induzem inflamação.
A inflamação é uma resposta benéfica do hospedeiro a invasores estranhos e ao tecido necrótico, mas também pode causar dano tecidual. O resultado da inflamação aguda é a eliminação do estímulo nocivo, seguido de diminuição da reação e reparo do tecido lesado, ou a lesão persistente, resultando na inflamação crônica. Assinale a alternativa correta.
Os distúrbios dos leucócitos podem ser classificados em duas grandes categorias: as patologias proliferativas, em que a proliferação de leucócitos pode ser reativa ou neoplásica, e as leucopenias, que são definidas como uma deficiência de leucócitos. Os distúrbios neoplásicos, embora menos frequentes, clinicamente são muito mais importantes. Assinale a alternativa correta.
O termo via aérea superior é utilizado para se referir ao nariz, à faringe e à laringe e partes relacionadas. Os tumores no nariz, seios paranasais e nasofaringe são incomuns, mas incluem um amplo espectro de neoplasias mesenquimais e epiteliais. Assinale a alternativa correta.
A pneumonia crônica, na maioria das vezes, é uma lesão localizada em pacientes imunocompetentes, com ou sem envolvimento de linfonodos regionais. Tipicamente a reação inflamatória é granulomatosa e é causada por bactérias ou fungos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
No interior de macrófagos ou de células gigantes, o __________ está presente como esférulas não germinativas de paredes espessas, muitas vezes preenchidas por pequenos endosporos. Uma reação piogênica é superposta quando as esférulas se rompem para liberar os endosporos.
As neoplasias testiculares englobam uma variedade de tipos anatômicos e podem ser divididas em duas categorias principais: tumores de células germinativas e tumores do estroma gonadal e dos cordões sexuais. Assinale a alternativa correta.
O carcinoma de células renais são responsáveis pela maioria dos cânceres renais em adultos. Os tumores ocorrem mais, frequentemente, em indivíduos mais velhos e a maioria é esporádica. A classificação de carcinoma de células renais é baseada em correlação citogenética, genética e estudos histológicos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. Os carcinomas papilares ocorrem como lesões unilaterais solitárias. Raramente apresentam áreas císticas e necrose. O tumor é composto por células cuboidais ou colunares baixas arranjadas em formações papilares. Células espumosas intersticiais são comuns nos eixos conjuntivos das papilas.
II. Os carcinomas de células claras são massas esféricas branco-cinza-amareladas, brilhantes, de tamanho variável, que distorcem o contorno renal. O padrão de crescimento varia de sólido a trabecular (tipo cordão) ou tubular (semelhante a túbulos). As células tumorais têm forma poligonal ou arredondada e abundante citoplasma claro ou granular.
III. O carcinoma renal cromófobo é composto de células eosinófilas pálidas, frequentemente com halo perinuclear, arranjadas em lâminas sólidas com uma concentração das células maiores ao redor dos vasos sanguíneos. O Oncocitoma renal é o principal diagnóstico.
As doenças glomerulares constituem alguns dos principais problemas na nefrologia; de fato, a glomerulonefrite crônica é uma das causas mais comuns de doenças renais crônicas. Os glomérulos podem ser danificados por uma variedade de fatores e no curso de diversas doenças sistêmicas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A glomeruloesclerose segmentar e focal primária é resultante da __________. A manifestação clínica mais comum é de __________ . Essa lesão é caracterizada por __________.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...