Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a classificação endoscópica de Paris, o aspecto macroscópico do câncer colorretal precoce, que possui como característica: superficial e levemente elevado, é classificado em:
A classificação de Borrmann classifica os adenocarcinomas gástricos em relação ao seu aspecto macroscópico. De acordo com a classificação de Borrmann, os cânceres ulcerados, bem delimitados, sem infiltração do tecido vizinho e com bordas caracteristicamente elevadas, irregulares e mamelonadas, são classificados em:
A respeito da úlcera péptica gastroduodenal, está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta. De acordo com a classificação de SAKITA (que classifica as ulceras pépticas de acordo com a caracterização quanto à sua fase evolutiva), as úlceras que apresentam as seguintes características: úlcera superficial, com fina camada de fibrina na base, hiperemia, nítida convergência de pregas e forma ovalada, pertencem a fase:
São causas etiológicas consideradas infrequentes das ulceras pépticas: Analise as afirmativas a seguir, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Doença de Crohn.
( ) Síndrome de Zollinger-Ellison.
( ) Leiomiossarcoma.
( ) Hiperparatireoidismo.
( ) Tuberculose.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência, correta de cima para baixo:
De modo geral, dentre as complicações da doença ulcerosa péptica, as de maior prevalência são as:
O exame endoscópico tem como uma de suas finalidades auxiliar no diagnóstico diferencial entre as lesões ulceradas gástricas benignas e malignas. Dentre as alterações endoscópicas que sugerem a benignidade da úlcera gastroduodenal estão, EXCETO:
A respeito dos linfomas MALT gástricos, está correto o que se afirma em:
A respeito das diferentes formas de gastrite, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A gastrite eosinofílica caracteriza-se por infiltrado eosinofílico na parede do estômago, podendo acometer apenas a mucosa, a camada muscular, a camada serosa ou todas as camadas da parede gástrica.
II. A gastrite linfocítica, caracteriza-se pela presença de múltiplas nodulações com erosões centrais e hiperemia circunjacente.
III. Na gastrite autoimune o local mais frequentemente acometido é o antro; em suas formas mais avançadas caracteriza-se pela atrofia da mucosa gástrica.
IV. Nas formas de acometimento mucoso, da gastrite eosinofílica, o antro é mais frequentemente acometido, produzindo ulcerações, nodosidades e pregas mucosas salientes.
V. A gastrite autoimune pode estar associada a outras doenças de caráter autoimune, como tireoidite de Hashimoto e doença de Graves.
Estão corretas:
Em pacientes imunossuprimidos, as gastrites agudas podem ter causa etiológica devido a infecções fúngicas, sendo, nesses casos, o agente etiológico encontrado com maior frequência:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...