Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a doença de Alzheimer, pode-se afirmar que:
As alterações observadas nos cérebros dos afetados não são encontradasemidosos sadios.
O curso da doença varia entre 10 e 15 anos, e a redução da expectativa de vida situa-se ao redor de 80%.
Metade dos casos de DA apresentam familiaridade e comportam-se de acordo com um padrão de herança monogênica autossômica recessiva.
O fator genético é considerado atualmente como preponderante na etiopatogenia da doença, entre diversos fatores relacionados.
A concentração das placas senis não está correlacionada ao grau de demência nos afetados.
Texto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Assinale a alternativa que apresenta a relação incorreta entre medicação e efeito adverso frequentemente observado em idosos.A redução acentuada da capacidade de restabelecimento das funções após agressões de várias naturezas, da eficiência de medidas terapêuticas e de reabilitação, da resposta dos sistemas de defesa, e, em última análise, da capacidade de sobrevida, caracteriza a síndrome de:
senilidade.
fragilidade.
imobilidade.
Parkinson
falência múltipla endocrinológica.
Texto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Há evidentes sinais e sintomas que permitem o diagnóstico deO envelhecimento promove a redução da densidade óssea e da massa muscular, ao passo que promove o aumento da massa gorda, sendo este aumento da adiposidade responsável pelo aumento da resistência periférica à:
absorção de cálcio.
albumina plasmática.
globulina.
insulina.
vitaminaA.
Texto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. O uso da ranitidina para tratar sintomas possivelmente causados pelo diclofenaco constituiEm relação à homeostase da temperatura no idoso, pode-se afirmar que:
Os idosos apresentam maior dificuldade em aumentarem a temperatura corporal (febre) em resposta à infecção
A resposta aos pirógenos é mais acentuada
Não há interferência de termorregulação hipotalâmica.
Ocorre por acentuação da vasodilatação periférica.
A hipotermia não indica infecção.
Texto para responder às questões de 39 a 42.
Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Entre os diagnósticos diferenciais nesse caso, deve-se descartarO Teste do Relógio faz parte da triagem cognitiva do idoso, pela sua simplicidade. O idoso que, nesta modalidade de avaliação , demonstra desorganização visual-espacial moderada, que leva a uma marcação de hora incorreta, perseveração, confusão esquerda-direita, números faltando, números repetidos, sem ponteiros, com ponteiros em excesso, segundo a interpretação de Shurmann, alcança o escore de:
1
2
3
4
5
Acerca das mudanças observadas na função sexual, no envelhecimento não patológico, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...