Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trabalhadores expostos ao benzeno e às radiações ionizantes têm risco aumentado de anemia aplástica. O diagnóstico dessa doença baseia-se na associação entre
o acometimento das séries eritrocíticas e alterações plaquetárias quantitativas.
citopenias periféricas e a característica medula vazia substituída por gordura.
normocromia e reticulocitose.
citopenias periféricas e alterações plaquetárias qualitativas.
o acometimento das séries eritrocíticas e o das séries granulocíticas, menos expressivas.
Gengivite crônica, transtorno de personalidade, episódio depressivo e tremor com micrografia. Esse quadro está relacionado à exposição prolongada do paciente a:
Cromo.
Manganês.
Níquel.
Mercúrio.
Cádmio.
Medicina - Medicina do Trabalho - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Sobre a composição da CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), podemos afirmar que:
é composta por representantes dos empregados, dos empregadores e do governo;
os representantes dos empregados serão eleitos em escrutínio aberto;
os representantes dos empregadores serão eleitos por escrutínio secreto da diretoria da empresa;
o presidente da CIPA é sempre um representante designado pelo empregador;
o vice-presidente da CIPA é escolhido entre todos os membros titulares da comissão.
Efeitos adversos da ocupação sobre a reprodução têm sido observados e registrados desde meados do século passado. Entre os agentes descritos como potencialmente capazes de causar danos sobre a fertilidade masculina, encontra-se
monóxido de carbono.
bromo.
chumbo.
vibrações
trabalho em baixas temperaturas.
Em relação à Organização do Trabalho e Ergonomia, é correto afirmar:
A organização do trabalho atual, em que o estabelecimento de metas, produtividade e qualidade são fatores importantes na qualidade final dos produtos, não representa risco de agravos à saúde dos trabalhadores envolvidos.
A exigência de adequação dos trabalhadores às características organizacionais das empresas, associada ao aumento da produtividade e padronização dos procedimentos, melhora a performance dos trabalhadores e atua positivamente sobre a organização do trabalho.
Transformações do trabalho e das empresas, estabelecimento de metas e produtividade, qualidade dos produtos e serviços e competitividade de mercado são fatores necessariamente positivos para o crescimento profissional dos trabalhadores nas empresas.
Necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades, estabelecimento de metas e produtividade são fatores que não influenciam a organização do trabalho.
Necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades, estabelecimento de metas e produtividade e tensão imposta pela organização do trabalho são fatores que interferem de forma significativa na ocorrência das doenças relacionadas à organização do trabalho.
Ataxia cerebelar é a incapacidade de coordenar movimentos voluntários, não relacionada com deficiência motora, observada em pacientes com distúrbios cerebelares. As ataxias podem ser classificadas em agudas e crônicas; e em hereditárias e adquiridas. A ataxia aguda é geralmente de etiologia infecciosa, pós-infecciosa ou tóxica. A ataxia tóxica de origem ocupacional, está relacionada ao excesso no organismo de
estanho.
mercúrio.
ferro.
manganês.
berílio.
A Classificação proposta por Schilling agrupa as doenças segundo sua relação com o trabalho. De acordo com essa Classificação, as doenças em que o trabalho é
fator contributivo ou provocador de um distúrbio latente estão no Grupo I de Schilling e têm como exemplo a asma e a asbestose.
fator contributivo, mas não necessário, estão no Grupo III de Schilling e têm como exemplos o câncer e a asma.
provocador de um distúrbio latente, estão no Grupo II de Schilling e têm como exemplos a silicose e as varizes.
causa necessária, estão no Grupo I de Schilling e têm como exemplos a intoxicação pelo chumbo e a silicose.
causa necessária, estão no Grupo II de Schilling e têm como exemplos o câncer e as doenças mentais.
O retorno ao trabalho é uma questão importante aos pacientes com doença hepática ocupacional. Se a doença hepática decorre de exposição aguda, o retorno pode ocorrer
após a normalização das transaminases, desde que haja proteção adequada do trabalhador para a reexposição.
devido a gravidade da doença o paciente deve ser afastado definitivamente.
após 30 dias, devendo o paciente, ser transferido de setor.
após a normalização das transaminases, devendo o paciente, ser imunizado com a vacina contra Hepatite.
após 30 dias, retornando o paciente à mesma ocupação.
A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que, além de estudar e intervir nas relações de saúde e trabalho, tem o objetivo de promover e proteger o trabalhador por meio de diversas ações. Nessa concepção, trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividades
remuneradas para sustento próprio e que estejam inseridos apenas no mercado formal de trabalho.
para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais e informais da economia, inclusive aqueles que realizam trabalhos temporários ou estejam definitivamente afastados do mercado de trabalho.
somente remuneradas, para sustento próprio e/ou de seus dependentes, e as voluntárias, exporadicamente, e que estejam em atividade exclusiva no mercado informal da economia.
no mercado formal ou informal da economia, excetuando-se os regidos por regimes estatutários, cooperativas ou militares.
para sustento próprio e/ou de seus dependentes no mercado formal ou informal de trabalho, excetuando-se aqueles afastados definitiva ou temporariamente do mercado de trabalho como adoecidos, aposentados ou desempregados.
O fígado desempenha um papel fundamental na detoxificação e eliminação de vários agentes nocivos que podem entrar no organismo através de exposição ambiental ou ocupacional. A eliminação e a detoxificação desses agentes ocorrem por vários processos: excreção, conjugação, oxidação, redução, acetilação, metilação. Entretanto, metabólitos tóxicos também podem ser formados durante esses processos, levando a doenças hepáticas. Em relação as profissões e a exposição das substâncias que podem levar à hepatoxicidade, é correto afirmar que
operários de fábrica de borracha são mais expostos a cloreto de vinila.
borracheiros são mais expostos a 2-nitropropano.
pintores são mais expostos a paraquat.
técnicos em eletrônica são mais expostos a tetracloreto de carbono.
faxineiros são mais expostos a cloronaftalenos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...