Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
A respeito dos pólipos gástricos adenomatosos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Podem ser sésseis ou pedunculados.
II. Normalmente são únicos (ou pouco numerosos) e ocorrem, mais frequentemente, no antro gástrico.
III. O tipo que ocorre, mais comumente, é o pólipo adenomatoso tubular.
IV. O risco de degeneração maligna é maior nos adenomas tubulares.
Estão corretas:
A respeito dos achados de imagem dos tumores renais, assinale a alternativa correta.
Quanto à síndrome hepatopulmonar (SHP), no exame anatomopatológico pode-se, também, evidenciar vasodilatações pleurais, comunicações anatômicas arteriovenosas pulmonares, bem como anastomoses venosas portopulmonares. O diâmetro normal dos capilares pulmonares é de aproximadamente __________, podendo chegar a 500 mcm nos pacientes com SHP.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa correta. Lesão tóxica decorrente de reação autoimune, com ataque a marcadores na superfície celular, pode ocorrer no uso das seguintes drogas:
Prematuro de 750g, nascido de parto cesáreo por eclâmpsia materna, Apgar de 7-8-9, foi mantido em CPAP nasal, logo após o nascimento, com FiO2 de 0,21 em boas condições. Quanto á alimentação desse prematuro é correto afirmar:
Quanto à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) podemos afirmar que:
Medicina - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Os tipos de gastrite que estão, mais comumente, associadas ao desenvolvimento de pólipos hiperplásicos do estômago são:
A respeito da nefrocalcinose cortical, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Geralmente afetam ambos os rins.
II. Ocorre menos comumente do que a nefrocalcinose medular.
III. Ao exame ultrassonográfico na nefrocalcinose cortical as calcificações são identificadas na camada cortical periférica e nas colunas de Bertin, com o acometimento das pirâmides renais.
IV. A radiografia simples do abdome pode evidenciar as calcificações como imagens lineares ou puntiformes em projeção periférica na loja renal.
Estão corretas:
Sobre as hepatites virais, leia atentamente as afirmativas atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O vírus da hepatite A (HAV) é do tipo RNA, classificado entre os picornavírus. É transmitido principalmente por via fecal-oral, sendo rara a via parenteral, dado o curto período de viremia.
( ) O vírus da hepatite B (HBV) é do tipo DNA, classificado entre os hepaDNAvírus. Pode ser transmitido por via parenteral, sexual e vertical. Atinge todas as faixas etárias, predominando entre os 20 e os 40 anos de idade, em função da transmissão via sexual.
( ) O vírus da hepatite C (HCV) é do tipo RNA, semelhante aos flavivírus e classificado atualmente como um hepacivírus. Transmite-se por via parenteral, através do sangue ou seus derivados. Embora possam ocorrer, as transmissões por via sexual ou vertical são pouco relevantes na epidemiologia da doença.
Quanto à transmissão da hepatite viral, esta se faz pela via oral-fecal na(s) seguinte(s) infecções:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...