Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das técnicas endoscópicas que podem ser utilizadas no diagnóstico do esôfago de Barrett (EB), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O sistema narrow band imaging (NBI) demonstra melhor resultado em comparação a endoscopia convencional na detecção de displasia.
II. O NBI, em comparação a cromoendoscopia convencional, possibilita uma inspeção mais detalhada da mucosa e do padrão vascular.
III. A cromoscopia com corante azul de metileno, para a detecção de EB e displasia no EB, apresenta maior sensibilidade e especificidade em relação a endoscopia com biópsias seriadas.
IV. A cromoscopia com corante índigo carmin pode ser utilizada para analisar a mucosa esofágica no EB.
Estão corretas:
Um paciente de 50 anos vem em seu consultório com quadro de linfedema em membros inferiores de aparecimento há um ano. Ele tem medo da filariose e, por conta, fez uso de medicação para tratamento, que seria a:
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
O trauma a órbita óssea frequentemente afeta estruturas vizinhas associadas, causando injúrias ao olho e anexos, podendo causar debilidade da função visual. A síndrome da fissura orbital superior é uma complicação incomum, mas que, quando presente, necessita de tratamento rápido para evitar possíveis sequelas. Assinale a alternativa que não apresenta um sinal ou sintoma clínico característico da Síndrome da Fissura Orbital Superior.
A respeito da insuficiência respiratória aguda, assinale a alternativa incorreta.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Sobre a bleomicina assinale a alternativa correta.
Em relação à morte nos portadores de miocardiopatia hipertrófica (MCH), leia as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. História de morte precoce, particularmente súbita, em familiares com diagnóstico prévio de MCH.
II. Síncope ou pré-síncope relacionada a esforço físico ou recorrente e claramente não relacionada a mecanismos neurocardiogênicos.
III. Presença de ponte miocárdica, principalmente quando envolve a coronária interventricular anterior.
São fatores de risco para MCH:
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Sobre os carcinomas bem diferenciados de tireoide, assinale a alternativa incorreta:
Os erros inatos do metabolismo (EIM) compõem um grupo de mais de 500 doenças genéticas que são raras se consideradas isoladamente, mas são comuns em conjunto. Os métodos laboratoriais descritos abaixo são adequados para o diagnóstico de EIM, exceto:
Os agentes bacterianos que mais provavelmente estariam envolvidos na otite média aguda são:
Assinale a alternativa correta. O esôfago de Barrett (EB) caracteriza-se pela substituição do epitélio escamoso estratificado do esôfago distal, por epitélio colunar especializado. O EB é considerado fator de risco para câncer esofágico do tipo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...