Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estadiamento da gravidade da DPOC é baseado na intensidade da dispneia, no grau de obstrução e na frequência de exacerbações ou hospitalizações associadas às exacerbações no ano anterior. Sobre a gravidade da DPOC. Assinale a alternativa incorreta:
Paciente de 73 anos, sem comorbidades, realiza mamografia de rastreamento com laudo BI-RADS 4 (microcalcificações amorfas com extensão de 0,9cm, distando 1,0mm do complexo areolopapilar). Prossegue investigação da lesão com mamotomia, apresentando diagnóstico de carcinoma ductal in situ de baixo grau, receptores hormonais positivos. Assinale a alternativa que apresenta qual a melhor conduta:
A síndrome de Kallmann (SK) representa a causa mais frequente de hipogonadismo hipogonadotrófico. Assinale a alternativa correta em relação ao hipogonadismo da SK.
Sobre a fibrinólise, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O primeiro passo da fibrinólise é a ativação do plasminogênio (PLG), um precursor circulante inativo, que é convertido em plasmina por duas vias de ativação. A segunda via de ativação ocorre pela ligação do uPA (ativador de plasminogênio tipo uroquinase) que também é produzido pela célula endotelial após a ativação da coagulação.
II. No processo de fibrinólise, o uPA converte o PLG em plasmina, e esta ativa as metaloproteinases (MMP). As MMP estão envolvidas na degradação da matriz extracelular e no remodelamento tecidual.
III. No processo de fibrinólise o tPA (ativador tissular do plasminogênio) converte o PLG em plasmina. Esta última é uma serino protease que degrada a rede de fibrina em produtos de degradação solúveis . Adicionalmente, a anexina 2, secretada pelas células endoteliais, se liga tanto ao PLG quanto ao tPA, agindo como cofator na geração de plasmina.
O tratamento não medicamentoso (TNM) sempre deve ser estimulado em pacientes hipertensos, independentemente do estágio da hipertensão arterial. Considerando as mais recentes diretrizes brasileira de hipertensão arterial, assinale a alternativa que contém uma recomendação incorreta para TNM:
Assinale a alternativa que apresenta o procedimento que seria o menos indicado para tratamento cirúrgico de uma ulcera por pressão:
Os programas de imunização são ferramentas simples e de comprovado custo/benefício na prevenção e promoção de saúde do idoso. Com relação à vacinação em pacientes idosos, assinale a alternativa correta:
Sobre o uso de trombolíticos no trombolembolismo pulmonar (TEP), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Sangramento gastrointestinal no último mês é uma contraindicação relativa ao uso de trombolíticos no TEP.
II. Trombolíticos não estão indicados em pacientes com TEP de qualquer tamanho, quando hemodinamicamente estáveis e sem evidência de disfunção ventricular direita.
III. Uma dose de 50 mg de rtPA em bolus pode ser usada emergencialmente em pacientes com forte suspeita clínica de TEP maciça e risco de morte iminente.
Paciente de 37 anos apresenta carcinoma ductal invasivo de mama direita, triplo negativo, de 5,4cm com metástase em linfonodo infraclavicular homolateral. Assinale a alternativa que apresenta o estádio dessa paciente.
Grande parte dos pacientes com Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) são assintomáticos. Assinale a alternativa correta em relação ao diagnóstico do DM2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...