Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao afirmar que a educação é um fenômeno socialmente determinado, significa dizer, EXCETO, que:
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A respeito das múltiplas infâncias e adolescências, analise as afirmativas a seguir.
I. Os alunos do ensino fundamental regular são crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionando aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo, em constante interação.
II. Durante a etapa da escolarização obrigatória que os alunos entram na puberdade e se tornam adolescentes. Esse é, pois, um período em que se deve intensificar a aprendizagem das normas da conduta social.
III. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a criança desenvolve a capacidade de representação, indispensável para a aprendizagem da leitura, dos conceitos matemáticos básicos e para a compreensão da realidade que a cerca, conhecimentos que se postulam para esse período da escolarização.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
É imprescindível que o sistema de avaliação forneça ao profissional da área de educação corporativa as informações a respeito das relações encontradas entre as diversas categorias de resultados e efeitos verificados. Além disso, qualquer tomada de decisão na área de educação corporativa precisa levar em conta as características contextuais porque:
Considerando os diferentes referenciais relacionados às teorias do conhecimento, enumere a segunda coluna pela primeira, estabelecendo corretamente a associação entre as escolas psicológicas e suas respectivas formulações, do ponto de vista pedagógico. Em seguida, identifique a alternativa com a associação correta.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista. Acerca do exposto, NÃO é consequência do neoliberalismo na educação:
Os objetivos instrucionais correspondem à meta de determinada ação educacional e deve indicar para que serve o objeto de aprendizagem, como deve ser mensurado e como pode ser utilizado. Para que indique essas informações, o objetivo instrucional deve ser formado por três partes, a saber:
Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.
O planejamento instrucional desempenha papel primordial na atuação dos pedagogos organizacionais e dos demais profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa. Para que o planejamento instrucional seja efetivo, é importante que ele seja desenvolvido, obedecendo à seguinte sequência lógica:
A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:
I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.
II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu.
III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem.
A alternativa correta é:
Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...