Questões de Pedagogia

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Ao afirmar que a educação é um fenômeno socialmente determinado, significa dizer, EXCETO, que:

  • A. Os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
  • B. A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada.
  • C. A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens.
  • D. O processo social, onde quer que se dê, é sempre contextualizado educativa e politicamente; há uma subordinação à educação que lhe faz exigências, determina objetivos e lhe provê de condições e meios de ação.
  • E. A educação é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade.

A respeito das múltiplas infâncias e adolescências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos do ensino fundamental regular são crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionando aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo, em constante interação.

II. Durante a etapa da escolarização obrigatória que os alunos entram na puberdade e se tornam adolescentes. Esse é, pois, um período em que se deve intensificar a aprendizagem das normas da conduta social.

III. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a criança desenvolve a capacidade de representação, indispensável para a aprendizagem da leitura, dos conceitos matemáticos básicos e para a compreensão da realidade que a cerca, conhecimentos que se postulam para esse período da escolarização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

É imprescindível que o sistema de avaliação forneça ao profissional da área de educação corporativa as informações a respeito das relações encontradas entre as diversas categorias de resultados e efeitos verificados. Além disso, qualquer tomada de decisão na área de educação corporativa precisa levar em conta as características contextuais porque:

  • A. os componentes e propósitos da educação corporativa são circunstanciais;
  • B. o ambiente apresenta alto potencial de influenciar a transferência de aprendizagem;
  • C. as características pessoais dos participantes respondem pelos efeitos em longo prazo;
  • D. os dados sobre disseminação fornecem informações sobre como o programa foi planejado;
  • E. a identificação de necessidades legitima a ação individual e organizacional.

Considerando os diferentes referenciais relacionados às teorias do conhecimento, enumere a segunda coluna pela primeira, estabelecendo corretamente a associação entre as escolas psicológicas e suas respectivas formulações, do ponto de vista pedagógico. Em seguida, identifique a alternativa com a associação correta.

  • A. 2, 3, 1, 3, 2.
  • B. 3, 2, 1, 3, 1.
  • C. 2, 3, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 1, 3, 2.
  • E. 2, 1, 3, 3, 2.

“Da perspectiva neoliberal, a educação está submetida a uma visão de mundo nitidamente economicista.” Acerca do exposto, NÃO é consequência do neoliberalismo na educação:

  • A. Autonomia administrativa.
  • B. Estatização das universidades.
  • C. Parcerias com a sociedade civil.
  • D. Produtividade e eficiência empresarial.

Os objetivos instrucionais correspondem à meta de determinada ação educacional e deve indicar para que serve o objeto de aprendizagem, como deve ser mensurado e como pode ser utilizado. Para que indique essas informações, o objetivo instrucional deve ser formado por três partes, a saber:

  • A. condições de desempenho, comportamento a ser atingido e critério de execução da tarefa;
  • B. análise do perfil de aprendizes, estratégias didáticas e escolha de alternativas;
  • C. necessidades de capacitação, componentes didáticos e delineamento pedagógico;
  • D. plano de ensino, projeto político-pedagógico e recursos instrucionais;
  • E. conhecimentos prévios, proficiência almejada e resultados de aprendizagem.

Identifique dentre as alternativas a que NÃO se refere às tarefas da filosofia da educação.

  • A. Oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encarar os problemas educacionais, penetrando na sua complexidade.
  • B. Fixar a priori princípios e objetivos para a educação, assim como uma teoria geral da educação.
  • C. Acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional e modo que explicite os seus fundamentos.
  • D. Encaminhar a solução de questões como o conflito entre “filosofia de vida” e “ideologia” na atividade do educador.
  • E. Oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encaminhar a solução de questões, a exemplo da necessidade da opção ideológica e suas implicações.

O planejamento instrucional desempenha papel primordial na atuação dos pedagogos organizacionais e dos demais profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa. Para que o planejamento instrucional seja efetivo, é importante que ele seja desenvolvido, obedecendo à seguinte sequência lógica:

  • A. escolher modalidade, redigir objetivos, escolher procedimentos, estabelecer sequência e conteúdos, testar o desenho, definir critérios de avaliação;
  • B. redigir objetivos, escolher modalidade, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, testar o desenho, definir critérios de avaliação;
  • C. escolher modalidade, redigir objetivos, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, definir critérios de avaliação, testar o desenho;
  • D. definir critérios de avaliação, escolher modalidade, redigir objetivos, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, testar o desenho;
  • E. redigir objetivos, escolher modalidade, estabelecer sequência e conteúdos, escolher procedimentos, definir critérios de avaliação, testar o desenho.

A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos aqueles que, de alguma forma, estão comprometidos com atos e práticas educativas. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessária.

II. O modelo de avaliação que tem como pressuposto o ato de examinar, fundamenta-se num processo classificatório e está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do educando somente o que ele já aprendeu.

III. De acordo com a perspectiva da avaliação diagnóstica, a ênfase deve ser dada ao produto e não ao processo de ensino-aprendizagem.

A alternativa correta é:

  • A. V F V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:

  • A. capacidade de analisar - excursão e visitas; desenho de objetos; construção de maquetes; censo de problemas; desafios de percepção;
  • B. capacidade de observar - estudos de caso; discussão dirigida; painel de discussão; pergunta circular; comparação de teorias;
  • C. capacidade de teorizar - pesquisa individual e grupal; leitura de relatórios de pesquisa; leitura de textos sobre pesquisas; estudo dirigido;
  • D. capacidade de aplicar e transferir - tempestade mental; reorganização de textos alheios; resumo de textos técnicos e de entrevistas;
  • E. capacidade de sintetizar – elaboração de projetos; desenho de fluxo de ações; reformulação de instrumentos; solução de problemas.
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