Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas às características da abordagem tradicional do processo ensino-aprendizagem, EXCETO:

  • A. O adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado.
  • B. O ensino é centrado no professor.
  • C. A realidade é algo que é transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja.
  • D. O ato de aprender é compreendido como uma cerimônia, sendo necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.
  • E. As diferenças individuais são respeitadas.

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

  • A. avaliação de resultados focadas na sala de aula;
  • B. práticas didáticas centradas no desempenho do professor;
  • C. recursos instrucionais voltados para o como fazer;
  • D. estratégias ativas de ensino;
  • E. materiais didáticos com mais ilustrações gráficas.

Em relação às metodologias de ensino, enquanto práxis educativa, analise as proposições abaixo e responda:

I. As raízes da educação popular são genuinamente brasileiras.

II. A ênfase dada na metodologia da educação popular é o processo de memorização e de codificação das ideias.

III. O conjunto de práticas de educação popular reveladas pelos movimentos educativos que se afirmam no período de 1959-64 estava predominantemente voltado para o exercício da cidadania, para afirmação e desempenho, pelas camadas populares, do papel que deveriam assumir no cenário sociopolítico.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

  • A. insurreição às exigências do mundo do trabalho;
  • B. adequação aos ritmos e tempos da pessoa humana;
  • C. circunscrição da educação a um período particular da vida;
  • D. oposição da educação de adultos à educação de jovens;
  • E. sobreposição da formação profissional à formação geral.

A utilização de variados recursos didáticos é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de recursos didáticos, EXCETO:

  • A. Computador.
  • B. Planejamento didático.
  • C. Projetor de slides.
  • D. Quadro branco.
  • E. Livro.

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

  • A. entidades digitais de um novo tipo de instrução baseada em computador;
  • B. a concretude da aprendizagem em um ambiente cada vez mais fluido;
  • C. a ação e o pensamento pedagógico no ambiente da cibercultura;
  • D. processos de design instrucional voltados para treinamentos presenciais;
  • E. projeto pedagógico que engloba as teorias de ensino-aprendizagem.

Atualmente o planejamento está sendo focalizado como instrumento primordial da organização do trabalho docente, bem como de todo o andamento organizacional das instituições educacionais. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. O planejamento caracteriza-se principalmente como um movimento centrado a partir da realidade encontrada ou vivenciada no interior de cada unidade escola.

II. O planejamento educacional deve ocorrer, prioritariamente, no nível de políticas públicas governamentais.

III. O Projeto Pedagógico faz parte do planejamento em nível institucional.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Roberto é um analista de Educação Corporativa a quem foi solicitado que desenhasse um projeto para desenvolvimento do e-learning em sua empresa. Estudando a temática, Roberto entendeu que o conceito de e-learning compreendia o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimulassem o conhecimento e o desempenho. Com base em seus estudos, Roberto estabeleceu três critérios para caracterizar as ações de e-learning, a saber:

Critério 1 – Trabalha em rede, tornando possível uma atualização instantânea de dados, envolvendo armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação ou instrução;

Critério 2 – Chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia padrão de Internet;

Critério 3 – Focaliza uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem voltada para o treinamento tradicional, com foco na melhoria do desempenho.

Analisando o esboço inicial do projeto elaborado por Roberto, seu chefe considerou que o projeto estava falho e apresentou a seguinte justificativa:

  • A. o conceito de e-learning que ele adotou está limitado na medida em que estabelece vínculo direto com o desempenho;
  • B. o e-learning não trabalha em rede, embora envolva armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação;
  • C. o e-learning chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia específica de distribuição de dados que difere do padrão de Internet;
  • D. o projeto de e-learning deve focalizar uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem, que vão muito além do paradigma tradicional de treinamento;
  • E. o e-learning em geral não permite atualização instantânea porque está vinculado aos sistemas de informática das empresas com rotinas diárias de atualização.

Em relação aos fundamentos teóricos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem, analise as proposições abaixo e responda:

I. Para Skinner, o fator mais importante no modelo pedagógico de condicionamento não são os estímulos que antecedem às respostas e sim os que as reforçam, por isso a grande preocupação em, sempre que o aluno acertar uma resposta, haver o reforço deste acerto.

II. De acordo com a perspectiva construtivista, piagetiana, o aprendiz compreende o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

III. Conforme a abordagem vigotskiana a escola, por meio de seus professores, exerce uma mediação central na constituição dos sujeitos-alunos.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

A educação a distância é uma modalidade de ensino/aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espaço, promovendo diferentes formas de interação entre alunos e professores. Assim, a Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita:

  • A. a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios de comunicação;
  • B. a aprendizagem dirigida, com a mediação de recursos didáticos aleatoriamente combinados, apresentados em suportes comuns de informação, utilizados isoladamente, e veiculados por conteúdos definidos para aprendizagem em computador;
  • C. a aprendizagem heterodirigida, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados de forma combinada, e veiculados pelos diversos meios de comunicação;
  • D. a aprendizagem heterodirigida, com a mediação de recursos didáticos flexíveis, apresentados em suportes de informação pré-definidos e padronizados, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados por diversos meios que permitam acesso à Internet;
  • E. a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em suportes de informação pré-definidos e padronizados, utilizados de forma combinada, veiculados por diversos meios que permitam acesso à Internet.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...