Questões de Pedagogia

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A instituição deve atribuir valores ao trabalho, caracterizar a importância de cada atividade, bem como definir o valor do profissional que irá executar atividades diversas. Avaliar o desempenho de um profissional requer um aprofundamento das necessidades da organização e o potencial apresentado pelo avaliado. Como participante do processo, o pedagogo reconhece o momento em que a avaliação deve ser feita utilizando instrumentos tais como os seguintes, exceto:

  • A. entrevistas.
  • B. observações com relato.
  • C. pesquisa de campo
  • D. comparações entre grupos e pessoas.
  • E. questionário.

Conforme sinalizaram Cool e Monereo (2010), a Sociedade da Informação retrata uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural, a qual abrange novas maneiras de trabalhar, de comunicar-se, de relacionar-se, de aprender, de pensar.

Sobre o trabalho e a educação na Sociedade da Informação, é INCORRETO afirmar que

  • A. as necessidades de uma produção de bens e serviços baseada no conhecimento não são atendidas pelo modelo tradicional de emprego, de jornada integral de trabalho e de permanência no mesmo local de trabalho durante toda a vida.
  • B. ser capaz de atuar com autonomia, de interagir em grupos socialmente heterogêneos e de utilizar recursos e instrumentos de forma interativa são competências básicas para o desenvolvimento das pessoas nesse novo cenário.
  • C. a tendência de projetar metodologias de trabalho e de ensino fundamentadas na cooperação é fortalecida pela inserção das TIC aos diferentes espaços da atividade humana, principalmente às atividades laborais e formativas.
  • D. há facilidade na implementação dos usos educacionais das TIC em todos os níveis de ensino, que representem inovação nos métodos de ensino e melhoria dos processos e resultados do aprendizado.

As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:

  • A. A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.
  • B. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades.
  • C. A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
  • D. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.

A melhor opção, quando se pensa a educação como a condição humana, inclusão do ser histórico do qual a pessoa se torna consciente, é a:

  • A. capitalista
  • B. determinista
  • C. progressista
  • D. neoliberal
  • E. ideológica

O pedadago, ao trabalhar com a área de saúde e educação, tem que saber pensar em ações que promovam e protejam a saúde para reorientar modelos preventivos, criando uma estratégia de articulação transversal que objetiva:

  • A. o desempenho de cada ser humano em sua maior escala de desenvolvimento motor para melhorar a vida dos cidadãos que apresentam comprometimentos diversos e múltiplos.
  • B. um modelo centrado na área de saúde com vistas a diagnosticar doenças crônicas para criar modelos assistencialistas e promover pesquisa na área de educação.
  • C. a formação de um novo programa para melhorar o modo de viver dos cidadãos tendo em vista investir certos recursos internacionais num período específico de três meses.
  • D. a capacitação de profissionais polivalentes para participar do novo conceito de responsabilidade múltipla uma vez que envolve valores e investimentos privados.
  • E. a melhoria na qualidade de vida e redução de riscos á saúde, por meio de construção de política públicas, que proporcionem melhores condições de viver.

Conforme Vasconcellos (2006), o projeto político-pedagógico pode ser compreendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se torna melhor e se concretiza na caminhada, e que determina nitidamente o tipo de ação educativa que se quer realizar.

Analise as seguintes afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico na escola.

I. Envolve uma construção coletiva de conhecimento.

II. É composto, essencialmente, de duas grandes partes, articuladas entre si: marco referencial e programação.

III. Sua estrutura básica sinaliza que a ação a ser desencadeada também é produto da tensão entre a realidade e a finalidade, num processo dinâmico de interação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Dentre os teóricos brasileiros que procuraram articular um tipo de orientação pedagógica crítica superadora do reprodutivismo, destacam-se: Dermeval Saviani , que defende a tendência Histórico-crítica, e Paulo Freire, cujas ideias constituíram a base para a construção da Pedagogia Libertadora. Para Saviane e Freire, a avaliação tem como centro:

  • A. O conteúdo, privilegiando a função classificatória no ato de avaliar.
  • B. A educação, sendo que a comprovação do desempenho do aluno estaria atrelada a memorização e repetição de conceitos.
  • C. O conhecimento, constituindo-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
  • D. O sujeito, sendo que a comprovação do desempenho do educando não estaria atrelada a normas e padrões pré-fixados.

Ao planejar o currículo da escola, é necessário que se viabilize o conjunto de vários tipos de aprendizagens, como por exemplo, os valores, comportamentos e vivências cotidianas dos alunos. Esse cuidado diz respeito ao currículo:

  • A. experienciado
  • B. oculto
  • C. formal
  • D. real
  • E. ofi cial

Pedagogos são profissionais que devem estar preparados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas que interferem na saúde, na aprendizagem e no trabalho. O diagnóstico de dificuldades socioeducativas é realizado por meio de recursos que constituem-se em instrumentos fundamentais com caráter:

  • A. curativo.
  • B. preventivo.
  • C. diferenciador.
  • D. expansionista.
  • E. agregador.

Para Vasconcellos (2006), o planejamento (projeto político-pedagógico, projeto de ensino) tem que ser, primeiramente, um instrumento de trabalho para o sujeito/grupo, correspondendo ao seu projeto de intervenção na realidade.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I estabelecendo a relação entre o Projeto Político-Pedagógico e Projeto de Ensino-Aprendizagem e suas respectivas finalidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 1 2 1 2.
  • B. 2 1 1 2.
  • C. 1 2 2 1.
  • D. 2 1 2 1.
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