Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Planejar é uma atividade que faz parte da educação, visto que ela tem como características básicas estabelecer rumos que possam nortear a execução da ação educativa. Assim, sobre as contribuições do planejamento, é correto afirmar:

  • A. O planejamento ajuda a estabelecer a participação dos alunos.
  • B. O planejamento ajuda a perder tempo.
  • C. O planejamento ajuda a desperdiçar atividades e oportunidades.
  • D. O planejamento ajuda a criar a rotina e a improvisação.

Entre as diversas funções da prática avaliativa, aquela que destaca o exercício da avaliação como uma das múltiplas formas de aprender é a função de:

  • A. auxílio à aprendizagem
  • B. motivação do crescimento
  • C. favorecimento à autocompreensão
  • D. motivação para a vida
  • E. aprofundamento da aprendizagem

Atualmente, as organizações estão sendo, cada vez mais desafiadas a desenvolver programas de capacitação significativos para os seus membros como uma forma de competir e alcançar o sucesso em um ambiente tão volátil. Para tanto, a capacitação pode ser uma fonte de vantagem competitiva em inúmeras organizações. A capacitação e a educação, nesse contexto, podem ser consideradas como:

  • A. as principais formas de manipular os membros da equipe de treinamento, proporcionando um fórum de atitudes e novas práticas compatíveis com os desejos gerenciais.
  • B. os principais processos voltados ao crescimento e ao avanço organizacional, proporcionando um fórum de comunicação de novas estratégias, novos valores e ferramentas para realizar o trabalho a que se propõe.
  • C. estratégias mecanicista de manipulação de recursos humanos voltadas para o interesse capitalista e de lucro imediato.
  • D. recursos adicionais para construção do referencial teórico independentes das propostas acerca da avaliação de desempenho de programas de capacitação que atendam ao lucro imediato.
  • E. fontes de desvantagens competitivas em virtude do alto grau de comprometimento do capital sobre os recursos humanos disponíveis.

Considerando as ideias sobre planejamento e plano sinalizadas por Vasconcellos (2006), é INCORRETO afirmar que

  • A. o planejamento corresponde ao processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisões, colocação em prática e acompanhamento.
  • B. o plano é resultado da reflexão e tomada de decisões realizadas no planejamento e que pode ser explicitado em forma de registro, de documento ou não.
  • C. o plano, como produto, é permanente.
  • D. o planejamento como processo envolve dois subprocessos: elaboração e realização interativa.

O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A ideia de que o currículo mantém uma profunda relação com a produção de identidades sociais e individuais, tem levado muitos educadores a repensarem novas maneiras e atitudes de formular projetos educacionais e curriculares, engajados em elaborar um currículo que, ao contrário do até então utilizado, não mais reforce as desigualdades sociais.
  • B. A escola, além de desenvolver o currículo explícito referente à transmissão de conteúdo, desenvolve também o currículo oculto que se refere à transmissão de valores.
  • C. Houve uma mudança em relação aos conceitos elaborados e defendidos sobre o currículo, deixando de significar apenas atividades ocorridas fora da sala de aula e ganhando sentido mais amplo, considerando principalmente as matérias ensinadas na sala de aula e que, certamente, contribuem muito para a aprendizagem.
  • D. O currículo e a educação são elementos fundamentais na construção de uma cultura. O currículo, numa visão crítica, é visto como um terreno de produção e criação simbólica, cultural e assim a educação e o currículo são partes integrantes e ativas de um processo de produção e criação de significados e de sujeitos.

Em uma escola com gestão participativa, a função básica do coordenador pedagógico manifesta-se por:

  • A. atender e acompanhar os alunos em suas difi culdades
  • B. deliberar acerca da avaliação e rendimento discente
  • C. participar da elaboração dos projetos pedagógicos
  • D. democratizar as relações de poder entre direção e alunos
  • E. prestar assistência pedagógico-didática aos professores

A educação nacional vivencia um momento decisivo na organização da educação, enquanto sistema educacional, no que diz respeito à definição de políticas que a orientarão por um período de dez anos. Assim, torna-se de fundamental importância refletir em que medida e de que forma o Plano Nacional de Educação vem incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo. Nesse sentido apontamos para a necessidade de uma formação de pedagogos reflexivos, que assumam uma prática para atuar em sociedade construída pelos seguintes aspectos, exceto:

  • A. constituídas na pluralidade, multiplicidade;
  • B. na diferença;
  • C. em formas multiculturais;
  • D. nos choques e entre choques culturais;
  • E. em choques ambientalistas.

Segundo Coll e Solé (2003, p. 19), “(...) na concepção construtivista aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto ou conteúdo que pretendemos aprender”.

Analise as afirmativas sobre a concepção construtivista de aprendizagem:

I. A concepção construtivista de aprendizagem e do ensino parte da evidência de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal, exclusivamente no âmbito cognitivo.

II. o conhecimento é construído mediante um processo de elaboração pessoal, algo em que ninguém pode realizar em seu lugar.

III. A partir do conhecimento prévio do aluno, pode-se fazer uma primeira leitura do novo conteúdo, atribuir-lhe significado e sentido e iniciar o processo de aprendizagem.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

O século XXI impõe constantes mudanças na forma de relacionar das pessoas. Muitas vezes, é mencionado como sendo o Século do Conhecimento e da Informação. Nesse universo de conhecimento, informação e transformação, se situa o processo de ensino/aprendizagem na escola. Nessa lógica, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõe, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Sobre esse assunto, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) O professor deve fazer uso de uma Didática verdadeiramente comprometida com a aprendizagem dos alunos, conhecendo a fundo a matéria para ser repassada em forma de aula expositiva.

( ) O professor deve transformar sua prática pedagógica se colocando como o detentor do saber.

( ) O professor deve dar menos importância à memorização e valorizar o raciocínio e o espírito crítico dos alunos.

( ) O professor precisa introduzir em suas aulas métodos dinâmicos de ensino, que procurem estimular a iniciativa dos alunos e incentivar sua participação, levando em conta interesses e curiosidades e o ritmo de aprendizagem de cada um.

A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. F, F, F, V.

Na dinâmica da aprendizagem, o processo que favorece a apropriação, criação e soma dos conteúdos socioculturais é chamado de:

  • A. assimilação
  • B. inventividade
  • C. aplicação
  • D. operacionalização
  • E. mecanização
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...