Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Planejar é uma atividade que faz parte da educação, visto que ela tem como características básicas estabelecer rumos que possam nortear a execução da ação educativa. Assim, sobre as contribuições do planejamento, é correto afirmar:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Entre as diversas funções da prática avaliativa, aquela que destaca o exercício da avaliação como uma das múltiplas formas de aprender é a função de:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Atualmente, as organizações estão sendo, cada vez mais desafiadas a desenvolver programas de capacitação significativos para os seus membros como uma forma de competir e alcançar o sucesso em um ambiente tão volátil. Para tanto, a capacitação pode ser uma fonte de vantagem competitiva em inúmeras organizações. A capacitação e a educação, nesse contexto, podem ser consideradas como:
Considerando as ideias sobre planejamento e plano sinalizadas por Vasconcellos (2006), é INCORRETO afirmar que
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Em uma escola com gestão participativa, a função básica do coordenador pedagógico manifesta-se por:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A educação nacional vivencia um momento decisivo na organização da educação, enquanto sistema educacional, no que diz respeito à definição de políticas que a orientarão por um período de dez anos. Assim, torna-se de fundamental importância refletir em que medida e de que forma o Plano Nacional de Educação vem incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo. Nesse sentido apontamos para a necessidade de uma formação de pedagogos reflexivos, que assumam uma prática para atuar em sociedade construída pelos seguintes aspectos, exceto:
Segundo Coll e Solé (2003, p. 19), (...) na concepção construtivista aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto ou conteúdo que pretendemos aprender.
Analise as afirmativas sobre a concepção construtivista de aprendizagem:
I. A concepção construtivista de aprendizagem e do ensino parte da evidência de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal, exclusivamente no âmbito cognitivo.
II. o conhecimento é construído mediante um processo de elaboração pessoal, algo em que ninguém pode realizar em seu lugar.
III. A partir do conhecimento prévio do aluno, pode-se fazer uma primeira leitura do novo conteúdo, atribuir-lhe significado e sentido e iniciar o processo de aprendizagem.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
O século XXI impõe constantes mudanças na forma de relacionar das pessoas. Muitas vezes, é mencionado como sendo o Século do Conhecimento e da Informação. Nesse universo de conhecimento, informação e transformação, se situa o processo de ensino/aprendizagem na escola. Nessa lógica, torna-se necessário compreender que a sala de aula é composta por uma diversidade de comportamentos e pensamentos que impõe, cotidianamente, mudanças na forma do professor relacionar-se com seus alunos e com os conteúdos a serem trabalhados. Sobre esse assunto, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) O professor deve fazer uso de uma Didática verdadeiramente comprometida com a aprendizagem dos alunos, conhecendo a fundo a matéria para ser repassada em forma de aula expositiva. ( ) O professor deve transformar sua prática pedagógica se colocando como o detentor do saber. ( ) O professor deve dar menos importância à memorização e valorizar o raciocínio e o espírito crítico dos alunos. ( ) O professor precisa introduzir em suas aulas métodos dinâmicos de ensino, que procurem estimular a iniciativa dos alunos e incentivar sua participação, levando em conta interesses e curiosidades e o ritmo de aprendizagem de cada um. A sequência correta é:Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Na dinâmica da aprendizagem, o processo que favorece a apropriação, criação e soma dos conteúdos socioculturais é chamado de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...