Questões de Pedagogia

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A prática educativa emancipatória requer do educador uma tomada de posição pela missão histórica consciente e consequente da humanidade de destruir as relações de classe que sustentam a alienação e privam o homem de seu desenvolvimento humano. Avalie se a prática educativa deve ser:

I- descompromissada do querer fazer.

II- ético-política.

III- profissional.

IV- um comprometimento com o dever e o poder.

Estão corretas apenas:

  • A. I II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. I, III e IV.

A avaliação institucional é fundamentada em procedimentos de autoavaliação conforme indicadores selecionados, tendo como ponto de partida a construção de um banco de dados composto por cinco critérios (BOCLIN, 2012).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 1 4 3 2 5.
  • B. 2 1 5 3 4.
  • C. 3 5 4 1 2.
  • D. 1 5 2 4 3.

Sobre a tendência pedagógica crítico-social, analise as afirmativas a seguir:

I. As informações trabalhadas em sala de aula são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho.

II. A avaliação tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno. Os livros didáticos e apostilas ou manuais e as exposições orais do professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis para os alunos.

III. A avaliação não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno. Ao contrário, não existem notas, exames, nem castigos. A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

IV. De acordo com essa tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico. Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • C. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

Dentre as concepções de organização e gestão escolar, a gestão democrático-participativa destaca-se por:

  • A. comunicação linear baseada em normas e regras
  • B. decisões coletivas (assembleias, reuniões)
  • C. qualificação e competência profissional
  • D. prescrição detalhada de funções e tarefas
  • E. ênfase nas interrelações, mais do que nas tarefas

Considerando adultos pouco escolarizados como indivíduos ativos e cognoscentes e em interação com o mundo letrado, torna-se realmente impossível considerá-los analfabetos. É, pois, através do processo de interação com a sociedade letrada que adultos pouco escolarizados podem produzir e reconhecer o sistema de escrita e os diferentes tipos de textos. As características do leitor que irão produzir maneiras diferenciadas de interpretação do texto são:

  • A. cultura, conhecimento prévio e linguístico, esquemas conceituais e seu propósito na leitura.
  • B. limitação na aquisição da leitura, utilizando somente o processo de decodificação.
  • C. interpretação dos textos pela aprendizagem das letras sabendo juntá-las, sem, contudo, relacioná-las a objetos concretos.
  • D. o ato de escrever e a leitura que dependem das características do texto escrito, porém independem daquilo que o indivíduo conhece.
  • E. experiência vivida, trabalho, pedagogia e prática em contato com os esquemas expressos na forma da escrita.

Segundo Perrenoud (1999, p. 10), “(...) a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.

Analise as afirmativas sobre as reflexões de avaliação feitas por PERRENOUD (1999) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A regulação é um momento específico da ação pedagógica, sendo um componente variável dela.

( ) As hierarquias de excelência escolar orientam o que se chama de êxito ou fracasso escolares.

( ) Uma prática da avaliação formativa pressupõe um domínio do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, pelo professor.

( ) Toda avaliação, com exceção da formativa, é uma forma de controle social e de coerção que não se deve prolongar inultimente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F F V.
  • B. F V F V.
  • C. F V V F.
  • D. V F V F.

A diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem repetitiva refere-se ao vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Ao realizar aprendizagens significativas (Ausubel) o aluno

  • A. esgota suas possibilidades cognitivas.
  • B. ressalta as capacidades mentais repetitivas.
  • C. constrói a realidade atribuindo-lhes significados.
  • D. transfere suas capacidades cognitivas para as afetivas.
  • E. estuda a partir dos significados das coisas.

O planejamento para a ação imediata do educador, em uma atividade docente, é conhecido por planejamento de:

  • A. escola
  • B. currículo
  • C. projeto pedagógico
  • D. ensino
  • E. conteúdo

É fundamental pesquisar a organização do trabalho, as novas tecnologias, os rituais, tempos e espaços, os regimentos, as grades curriculares, tudo o que objetiva e concretiza a pedagogia da escola ou da fábrica. Entretanto, o objeto central dessas pesquisas são (é):

  • A. os métodos de ensino.
  • B. o planejamento e o currículo escolar.
  • C. os sujeitos que interferem nessa relação educativa.
  • D. a relação educação e tecnologia.
  • E. os espaços da fábrica ou da escola onde há o processo de produção.

Em relação às reflexões realizadas por Martins (2006) sobre as tendências educativas no cenário escolar atual, é INCORRETO afirmar que

  • A. as novas propostas de práticas pedagógicas que consideram transformadoras, renovadoras ou inovadoras são iniciativas provenientes da experiência, da intuição e da implicação e, não, do espaço acadêmico, do campo da especulação e investigação.
  • B. há várias tendências de desenvolvimento curricular. Entretanto, o modelo mais dominante foi e é o da racionalidade técnica.
  • C. a educação/formação caminha por muitos e diversos espaços , ajustando-se na perspectiva de que cada vez mais o indivíduo realiza a sua aprendizagem ou aprendizagens em diversos espaços.
  • D. as pedagogias inovadoras emergentes expressam menos a igualdade e mais a liberdade, qualidade e competências para o desempenho profissional.
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