Questões de Pedagogia

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Uma perspectiva democrática de projeto político-pedagógico tem como característica:

  • A. centralização de papéis e ações.
  • B. tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito.
  • C. processo coletivo de cunho classificatório.
  • D. reorganização da escola com a descontinuidade de ações passadas.
  • E. processo coletivo de cunho emancipatório.

O que de mais importante ocorre em termos de linguagem infantil no período da explosão da gramática, processo importante na concretização da alfabetização, é o:

  • A. crescimento do vocabulário
  • B. uso de gestos comunicativos
  • C. aparecimento da holofrase
  • D. surgimento das perguntas negativas
  • E. fomento das relações sociais

A educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, às ciências e à tecnologia objetiva garantir ao cidadão o direito permanente de desenvolvimento de aptidão para a vida produtiva e social. São princípios norteadores da educação profissional de nível técnico, exceto:

  • A. respeito aos valores éticos, estéticos e políticos.
  • B. flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.
  • C. atualização permanente dos cursos e currículos.
  • D. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso.
  • E. vinculação irrestrita da escola e seu projeto pedagógico à empresa.

No novo cenário educacional com as tecnologias da informação e comunicação, o papel de professores e alunos também sofrerá mudanças.

São considerados papéis do professor nesse cenário, EXCETO:

  • A. Seletor e gestor dos recursos disponíveis.
  • B. Protagonista central das trocas entre seus alunos e guardião do currículo.
  • C. Orientador e guia na realização de projetos.
  • D. Tutor e consultor no esclarecimento de dúvidas.

Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento

  • A. estratégico.
  • B. por projetos.
  • C. operacional.
  • D. participativo.
  • E. de gerenciamento.

Para atingir um determinado objetivo, o educador(a) deverá apropriar-se de métodos que o ajudem a cumprir metas e ações. O método que possibilita a aquisição da independência do educando em relação ao educador chama-se:

  • A. problematização
  • B. exposição
  • C. reprodução
  • D. exercitação
  • E. dinamização

Os cursos de educação profissional e tecnológica podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. Avalie se a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. educação profissional técnica de nível médio.

III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

IV. educação do campo tratando-se da base nacional comum.

V. educação rural tratando-se de nível fundamental.

Estão corretos apenas:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

Para Leite (1996), os projetos de trabalho podem ser situados como uma proposta de intervenção que dá à atividade de aprender um sentido novo, em que as necessidades de aprendizagem surgem nas tentativas de resolver situações problemáticas.

Sobre as características dos projetos de trabalho, é INCORRETO afirmar que

  • A. os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto.
  • B. um projeto envolve complexidade e resolução de problemas.
  • C. as fases a serem percorridas são: escolha do objetivo central, formulação dos problemas e planejamento.
  • D. o problema a ser resolvido é significativo e tem um caráter real para os alunos.

As teorias de Piaget e Vigotsky, embora possuam diferenças, contribuíram para fundamentar concepções de aprendizagem que entendem o conhecimento como algo que

  • A. é neutro e com fundamento científico forte.
  • B. se constitui uma construção tanto individual quanto coletiva.
  • C. se origina fora do sujeito e o constitui ao mesmo tempo.
  • D. é inato aos sujeitos e universal.
  • E. é um somatório entre fatores inatos e adquiridos.

O ensino fundamental, componente obrigatório da educação básica, tem como objetivo:

  • A. compreensão do ambiente natural e dos valores da sociedade
  • B. preparação básica para o trabalho e cidadania do educando
  • C. articulação com instituições especializadas
  • D. introdução à tecnologia de informática e de telecomunicação
  • E. divulgação da criação cultural e da pesquisa tecnológica
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