Questões de Pedagogia

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O Pedagogo que está comprometido com uma educação transformadora terá como norteadores de seu trabalho, dentre outros, os seguintes pontos, EXCETO:

  • A. capacitar-se constantemente.
  • B. estar aberto a mudanças.
  • C. elaborar um trabalho fragmentado.
  • D. refletir criticamente sobre a prática.
  • E. atender aos conflitos na dimensão didática, pedagógica e coletiva.

Com base nos saberes necessários à pratica educativa, em favor da autonomia do ser dos educandos, segundo Freire (2001) , é INCORRETO afirmar que

  • A. que a docência e a discência se explicam e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
  • B. que ao respeitar a natureza do ser humano, o ensino do conteúdo não pode ser alheio à formação moral do educando.
  • C. que o primordial nas relações entre educador e educando é a reinvenção do ser humano no aprendizado de sua autonomia.
  • D. que se pode permitir a interferência da afetividade do professor no cumprimento ético de seu dever profissional no exercício de sua autoridade.

Quando o professor entra na sala de aula e diz para seus alunos: - Hoje vamos fazer uma avaliação! - Podemos afirmar que nessa frase há um erro conceitual. Ele deveria dizer: - Hoje vamos fazer uma prova! Podemos explicar essa afirmativa, a partir da concepção de que:

I. avaliação é um processo que envolve inúmeras etapas;

II. prova não é a avaliação, mas um instrumento;

III. avaliação é sinônimo de testes e provas;

IV. o processo de avaliação se dá de maneira informal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

A I Conferência Nacional de Educação (1932) teve como marco o lançamento do Manifesto dos Pioneiros, cuja característica principal foi:

  • A. o entusiasmo pela educação
  • B. o otimismo pedagógico
  • C. a ênfase nos conteúdos
  • D. a inserção da tecnologia educacional
  • E. o interesse do proletariado

Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:

  • A. uma análise e reflexão de várias facetas do sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução circunstancial.
  • B. um processo de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão de ações pedagógicas e administrativas que devem ser executadas somente pela gestão escolar.
  • C. uma previsão de diferentes componentes que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e dos conteúdos programáticos de cada componente.
  • D. uma antevisão dos componentes a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante certo período de tempo.
  • E. uma seleção dos objetivos imediatos a serem alcançados, especificando conteúdos, procedimentos, recursos a serem trabalhados e estabelecendo critérios de avaliação somativa.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das modalidades de avaliação com as suas respectivas características mencionadas por Sanmartí (2009), em seu livro, Avaliar para aprender.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 4 1 3 2.
  • B. 1 3 2 4.
  • C. 2 4 1 3.
  • D. 3 2 4 1.

A concepção de avaliação que se preocupa com os percursos de aprendizagem dos alunos, sem ter como objetivo a atribuição de notas ou conceitos, denomina-se:

  • A. somativa.
  • B. formal.
  • C. normativa.
  • D. certificativa.
  • E. formativa.

“Ensinamos crianças, não matérias”, foi um slogan usado por Scheffler, citado por Sairani (1998), que alertava para a:

  • A. corrente da filosofia humanística da educação
  • B. subjetividade dos educandos
  • C. centralidade da criança no processo educativo
  • D. importância da dosagem dos conteúdos
  • E. divisão entre a escola tradicional e a nova

O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:

  • A. para alunos com deficiência leves regularmente matriculados nas escolas adequadas.
  • B. de alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas comuns.
  • C. de alunos com deficiência matriculados somente nas escolas públicas.
  • D. de alunos com deficiências visual e auditiva regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas.
  • E. parcial para alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas regulares e específicas.

Coll e Monereo (2010) sinalizaram alguns fenômenos, tendências ou características que são próprios da Sociedade da Informação e que formam o pano de fundo da educação nesse novo cenário. Analise as afirmativas que explicitam esses fenômenos, tendências ou características da Sociedade da Informação.

I. A rapidez com que acontecem as mudanças e transformações diminui o impacto e a imprevisibilidade de seus efeitos e consequências.

II. Há escassez de espaços e de tempo para a abstração e a reflexão.

III. Tem como matéria-prima a informação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.
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