Questões de Pedagogia

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As novas tecnologias, especialmente as mídias via internet, os novos aplicativos, trazem dados, imagens, informações, textos, hipertextos que modificam o papel da escola e dos professores. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

Nesse novo cenário, o papel do professor é

  • A. expor informações que sejam relevantes e pertinentes para cada componente curricular.
  • B. filtrar o acesso a algumas tecnologias, uma vez que podem acelerar os processos de aprendizagem.
  • C. ponderar o uso excessivo das mídias e tecnologias por parte dos jovens e crianças.
  • D. ajudar o aluno a interpretar os dados, a relacioná-los e a contextualizá-los.
  • E. manter a ordem na sala de aula, fazendo com que os alunos não se dispersem com tablets, celulares e notebooks.

De acordo com Freire (1997), são qualidades inerentes à condição de professor(a):

  • A. humildade, amorosidade e coragem
  • B. mansidão, autoridade, conivência
  • C. tolerância, alegria de viver, insegurança
  • D. sublimação, pertinência, engajamento
  • E. eticidade, verbalismo e justiça

É uma pedagogia que surge no Brasil por volta dos anos 80, cuja atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Estamos nos referindo à Pedagogia:

  • A. Liberal Renovada.
  • B. Progressista Libertária.
  • C. Liberal Histórico-Crítica.
  • D. Progressista Libertadora.
  • E. Progressista Crítico-Social.

Tendo em vista as propostas apontadas por Soares (2007) para a melhoria das escolas em relação aos resultados de seus alunos, é INCORRETO afirmar que

  • A. há necessidade de aumentar a autonomia da escola.
  • B. se faz necessário padronizar as práticas pedagógicas das escolas.
  • C. é preciso ter as escolas funcionando com seus ritos e ritmos identificados.
  • D. a escola precisa se transformar numa comunidade educativa.

O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque

  • A. perpetua valores da cultura da sociedade a que atende e impõe as opções pedagógicas da unidade de ensino.
  • B. reproduz os valores sociais e culturais e propõe opções educativas que levam à construção de ideais pedagógicos.
  • C. favorece a formação dos sujeitos para um tipo de sociedade que se deseja e define as ações para que a escola cumpra suas intenções educativas.
  • D. responde às demandas da sociedade e organiza as estratégias pedagógicas traçadas pela direção e coordenação pedagógicas escola.
  • E. repete as estruturas sociais e especifica o trabalho pedagógico em linhas científicas, acadêmicas e educativas.

A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro de uma escola, ocorre por meio do ensino:

  • A. espontâneo
  • B. informal
  • C. sistemático
  • D. repetitivo
  • E. intencional

Ao conversar com o Professor de História, o Pedagogo salientou que para se fazer uma crítica fundamentada dos livros didáticos, dos textos e do ensino tradicional frente a inovações curriculares que estão acontecendo no ensino, ele precisa dominar os saberes:

  • A. conceituais e metodológicos de sua área.
  • B. ambientais e conceituais divergentes da sua área.
  • C. desintegradores de sua área e diversificados de outras áreas.
  • D. práticos e convencionais de áreas afins.
  • E. generalizadores e particulares da grade curricular.

Conforme Sanmartí (2009), a avaliação mede resultados e também condiciona o que e como se ensina, principalmente, o que aprendem os estudantes e de que maneira eles o fazem.

Analise as afirmativas sobre a avaliação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A avaliação deve consistir em uma atuação mais ou menos pontual em uns poucos momentos do processo de ensino e aprendizagem.

( ) O propósito principal da avaliação é a regulação, tanto do ensino, quanto da aprendizagem.

( ) A avaliação inicial, a avaliação enquanto se está aprendendo e a final são identificadas como os três momentos chave do processo de ensino, compondo a avaliação somativa, que apresenta características e finalidades específicas.

( ) Ao ser realizada ao longo do processo de aprendizagem, a avaliação contribui para os alunos superarem os obstáculos em espaços de tempo menores, no momento em que são detectados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. F V V F.

Os componentes do planejamento escolar relativos ao o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, dizem respeito respectivamente a:

  • A. sequenciação, didatização e seleção dos conteúdos.
  • B. problematização, seleção e sequenciação dos conteúdos.
  • C. seleção, metodologia e sequenciação dos conteúdos.
  • D. didatização, sequenciação e metodologia dos conteúdos.
  • E. sequenciação, metodologia e ordenação dos conteúdos.

A educação pública estatal iniciou-se no Brasil a partir de:

  • A. final do século XIX
  • B. meados do século XIX
  • C. final do século XVIII
  • D. meados do século XVIII
  • E. meados do século XX
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