Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
As novas tecnologias, especialmente as mídias via internet, os novos aplicativos, trazem dados, imagens, informações, textos, hipertextos que modificam o papel da escola e dos professores. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.
Nesse novo cenário, o papel do professor éPedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
De acordo com Freire (1997), são qualidades inerentes à condição de professor(a):
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
É uma pedagogia que surge no Brasil por volta dos anos 80, cuja atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Estamos nos referindo à Pedagogia:
Tendo em vista as propostas apontadas por Soares (2007) para a melhoria das escolas em relação aos resultados de seus alunos, é INCORRETO afirmar que
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
O projeto educacional é, respectivamente, político e pedagógico, porque
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro de uma escola, ocorre por meio do ensino:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Ao conversar com o Professor de História, o Pedagogo salientou que para se fazer uma crítica fundamentada dos livros didáticos, dos textos e do ensino tradicional frente a inovações curriculares que estão acontecendo no ensino, ele precisa dominar os saberes:
Conforme Sanmartí (2009), a avaliação mede resultados e também condiciona o que e como se ensina, principalmente, o que aprendem os estudantes e de que maneira eles o fazem.
Analise as afirmativas sobre a avaliação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A avaliação deve consistir em uma atuação mais ou menos pontual em uns poucos momentos do processo de ensino e aprendizagem.
( ) O propósito principal da avaliação é a regulação, tanto do ensino, quanto da aprendizagem.
( ) A avaliação inicial, a avaliação enquanto se está aprendendo e a final são identificadas como os três momentos chave do processo de ensino, compondo a avaliação somativa, que apresenta características e finalidades específicas.
( ) Ao ser realizada ao longo do processo de aprendizagem, a avaliação contribui para os alunos superarem os obstáculos em espaços de tempo menores, no momento em que são detectados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Os componentes do planejamento escolar relativos ao o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, dizem respeito respectivamente a:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A educação pública estatal iniciou-se no Brasil a partir de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...