Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre os mais variados conceitos da ética profissional, podemos especificar como:

  • A. Ação empática e de repudiação aos colegas.
  • B. Solidariedade e desdouro com os colegas.
  • C. Ação consciente e responsável.
  • D. Ignomínia para com o outro.

Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um sistema educativo deve possibilitar a definição clara de suas finalidades e a operacionalização do conjunto de um plano de educação e sua aplicabilidade por meio de um plano de ação administrativo.

Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo.

I. Um mesmo currículo pode ser entendido segundo três níveis de interpretação bem diferentes: currículo oficial, currículo implantado e currículo assimilado.

II. Entre as correntes curriculares está a que se refere a uma abordagem cultural do currículo, a qual gerou a pedagogia por objetivos e a pedagogia (do domínio).

III. Uma abordagem focalizada nos alunos não exclui, nem os saberes disciplinares, nem os interesses para a sociedade.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

“No contexto da emergência da sociedade do conhecimento, os requisitos educacionais do emprego ampliaram-se” (Márcio Pochmann)

O trecho acima pode ser compreendido no sentido de que

  • A. novos conhecimentos têm surgido das necessidades da indústria e do comércio.
  • B. a sociedade precisa formar trabalhadores que sejam mais requisitados temporalmente.
  • C. a educação profissional deve respeitar a emergência do mercado de trabalho.
  • D. novas demandas do mercado de trabalho relacionam-se com requisitos curriculares mais ampliados.
  • E. a sociedade do conhecimento faz com que o mercado de trabalho fique mais exigente em relação à formação profissional.

O que promove mais eficiência na aquisição de informações na criança, relativo ao seu processo de aprendizagem, resultando em respostas cognitivas mais rápidas, são as:

  • A. diferenças individuais
  • B. percepções motoras
  • C. operações concretas
  • D. operações formais
  • E. experiências efetivas

A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:

  • A. A eficiência e a eficácia do trabalho realizado.
  • B. O resultado das ações, sem a elaboração de novas estratégias de avanço.
  • C. A rotulação do aluno de acordo com o nível em que se encontra.
  • D. A seleção do aluno por meio de notas classificatórias e eliminatórias.

Conforme as abordagens psicológicas e suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem consideradas por Gomes (2002) associe as abordagens pedagógicas da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 3 2 4 1.
  • B. 2 4 1 3.
  • C. 4 2 3 1.
  • D. 1 4 2 3.

Para Kohlberg, citado por Bee (1996), o estudo dos níveis de desenvolvimento moral da criança e do adolescente apresentase como um estágio de moralidade pré-convencional, quando o indivíduo segue regras por interesse, resultando em:

  • A. sistema e consciência sociais
  • B. expectativas e relacionamentos interpessoais
  • C. contrato social e direitos individuais
  • D. princípios éticos e universais
  • E. individualismo e propósito instrumental

Atualmente fala-se muito em trabalhar de forma interdisciplinar na escola, porém sabe-se que muitos ainda não têm compreensão sobre tal conceito. Para entender melhor essas abordagens no campo educativo, relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna e posteriormente assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos:

1ª COLUNA

1 - Interdisciplinaridade.

2 - Pluridisciplinaridade.

3 - Transdisciplinaridade.

4 - Multidisciplinaridade.

 2ª COLUNA

( ) Tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber.

( ) O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.

( ) Termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas.

( ) Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.

Assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos, de cima para baixo:

  • A. 2, 4, 1, 3.
  • B. 4, 2, 1, 3.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 1, 2, 3, 4.

Tendo como base as reflexões feitas por Saviani (2005) sobre as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, é INCORRETO afirmar

  • A. que em 1549, os primeiros colégios implantados pelos jesuítas no Brasil tiveram incentivo e subsídio da coroa portuguesa.
  • B. que a implantação das reformas pombalinas da instrução pública, contrapondo ao predomínio das ideias religiosas e baseadas nas ideias laicas influenciadas pelo Iluminismo, estabelece o privilégio do Estado em matéria de instrução, a partir de 1759.
  • C. que em 1932, o movimento dos renovadores lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, defendendo a influência da Igreja Católica no ensino.
  • D. que na década de 60, a teoria do capital humano foi desenvolvida e divulgada, tendo como consequência o entendimento da educação como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção.

Entre as várias correntes crítico-reprodutivas da escola, aquela que explicita as condições e qualifi ca diferentemente o trabalho intelectual e o trabalho manual denomina-se:

  • A. teoria da escola dualista
  • B. escola como aparelho ideológico
  • C. ensino como violência simbólica
  • D. pedagogia tecnicista
  • E. pedagogia progressista
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...