Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
Trabalhar com projetos educativos interdisciplinares é um desafio na dinâmica escolar, pois, são várias as razões que levam a fragmentação desse tipo de atividade. Podemos considerar como empecilhos para a concretização do trabalho interdisciplinar na escola:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
Em relação à gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A administração das decisões e das ações devem ser elaboradas e executadas de forma hierarquizada.
( ) Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola e toda comunidade do entorno da escola.
( ) As decisões e ações implantadas têm que ser definidas, primeiramente, pela direção da escola.
( ) As ações e decisões implantadas na escola devem ser divulgadas, preferencialmente, para os professores.
A sequência está correta em
Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino agrícola no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Iniciou-se, em 2006, a expansão das escolas federais de educação profissional e tecnológica, visando uma sintonia com os arranjos produtivos sociais e culturais locais.
( ) A discussão atual sobre a formação técnica, assim como as práticas educativas das escolas agrotécnicas, distanciam da concepção politécnica e de uma educação emancipatória.
( ) A história do ensino técnico se diferencia do agrotécnico quanto à sua origem, visto que a formação técnica urbana foi solicitada juntamente com a industrialização técnica no Brasil, e a agrotécnica teve sua emergência a partir das décadas de 50-60.
( ) O ensino agrícola de nível médio teve sua primeira regulamentação estabelecida com a Lei Orgânica do Ensino Agrícola , no início da década de 60.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O professor, como agente e sujeito de transformação da sociedade, deve priorizar a problematização dos conteúdos de acordo com a prática social dos educandos. Esse cuidado fica caracterizado por procedimentos de:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
Em todos os tempos, o ser humano sempre procurou compreender e explicar o mundo em que vive. Isso implica buscar estratégias para a superação dos problemas e a busca pela sobrevivência. Nesse sentido as teorias da aprendizagem apresentam as diferentes formas de investigação comportamental do indivíduo. De acordo com as teorias, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
1ª COLUNA
1 - Teoria do condicionamento.
2 - Teoria da Gestalt .
3 - Teoria do campo.
4 - Teoria cognitiva.
5 - Teoria fenomenológica.
2ª COLUNA
( ) Entende a aprendizagem como insight.
( ) Seu defensor é Skinner.
( ) Enfatiza a associação da resposta-caixa negra.
( ) Depende do campo psicológico da pessoa.
( ) Aprendizagem a partir da própria experiência.
( ) A aprendizagem coincide com o raciocínio ou com a solução de problemas.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correspondente à questão correta de cima para baixo:
Acerca do Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que
Para Cunha (2004), o desenvolvimento do ensino superior se dá por um processo desigual e combinado de diversos setores.
Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino superior no Brasil.
I. Não são mencionados os exames (concursos) vestibulares na Lei de Diretrizes e Base/96, porém é feita referência à aprovação em processos seletivos e à exigência de conclusão do ensino médio como condições para um candidato ser admitido a qualquer curso de graduação.
II. As universidades devem cumprir requisitos específicos, relativos à qualificação e dedicação dos docentes: dois terços deles devem ter títulos de pós-graduação de mestre ou de doutor; um terço deve atuar na instituição em tempo integral.
III. As instituições de ensino superior brasileiras oferecem cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão como também cursos sequenciais.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Aproximadamente aos 18 meses de idade, a criança passa da dominância dos esquemas sensório-motores simples para o uso dos primeiros símbolos. Segundo Piaget, isto ocorre pelo processo de:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
A Psicologia da aprendizagem define que quando aprendemos alguma coisa, modificamos o comportamento já existente. Com isso, segundo Gagné, existem alguns tipos de aprendizagem. São eles:
I - Aprendizagem de sinais, aprendizagem de estímulo - resposta.
II - Cadeias motoras, cadeias verbais.
III - Aprendizagem de discriminação, aprendizagem de conceitos.
IV - Aprendizagem de princípios, solução de problemas.
V - Aprendizagem reprodutiva, aprendizagem passiva.
Dentre as afirmativas acima, estão corretas:
Sobre os deveres fundamentais do orientador educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Exercer funções com competência para que se evidencie o seu papel e o seu espaço na escola.
( ) Nas atividades profissionais, mostrar-se dinâmico, organizado e aberto ao diálogo.
( ) Respeitar os códigos sociais e expectativas morais da comunidade em que trabalha.
( ) Atender, particularmente, casos que podem ser atendidos na instituição onde trabalha.
( ) Atender casos em que esteja emocionalmente envolvido.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...