Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe (...) adquire uma grande relevância, que parece decisiva para o êxito ou para o fracasso do processo educativo. Conforme Torres Gonzáles, algumas características organizativas podem favorecer uma escola aberta à diversidade, EXCETO:
Flexibilidade.
Austeridade.
Funcionabilidade.
Participação.
Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
Com a divisão do trabalho, o desenvolvimento científico possibilita que as partes especializadas contribuam para a construção de um todo organizado, gerando economia de recursos humanos e materiais, sem a fragmentação do saber.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Atualmente, vários sociólogos e filósofos têm discutido os impasses que se apresentam à educação e à prática educativa na sociedade contemporânea. Considerando as transformações tecnológicas e científicas, as mudanças nas relações sociais e de trabalho, um desses sociólogos analisa a sociedade atual e destaca vários aspectos que a caracterizam como sociedade líquida. Estamos falando de:
Karl Marx.
Emile Durkheim.
Zigmunt bauman.
Edgar Morin.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.
O emprego de conteúdos predefinidos e aulas centradas na figura do professor caracterizam o tipo de educação classificada como educação bancária.
Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.
Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?
César Coll.
Barry Wadsworth.
Philippe Perrenoud.
Eugênia Fávero.
Celso Antunes.
Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
A terceira revolução científica e tecnológica, iniciada na Inglaterra, foi caracterizada pela industrialização aplicada à produção de mercadorias, advinda da evolução do conhecimento e da tecnologia.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.
A educação de adultos distingue-se da educação infantil basicamente pelos conteúdos e métodos utilizados.
Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).
Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:
I. Readaptação e atualização de propostas do passado.
II. Métodos curriculares.
III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
A visão de que a ciência, o conhecimento e a técnica estão assumindo o papel de força produtiva em lugar dos trabalhadores, visto que seu uso crescente faria crescer a produção e diminuiria significativamente o trabalho humano, caracteriza-se como um tipo de determinismo científico-tecnológico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.
Cabe ao educador garantir que os aspectos técnicos e formais do método de ensino-aprendizagem sejam alcançados, evitando que questões ideológicas sejam desenvolvidas diretamente na atividade, para preservar a neutralidade do processo educativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...