Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).
No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é
Pasta com trabalhos artísticos.
Prova Prática.
Prova tradicional.
Portfólio.
Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
Com a globalização, nos países em desenvolvimento, onde se forma grande número de profissionais no ensino superior, um fator de preocupação é a fuga de cérebros.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.
Na sociedade globalizada, o conteúdo da educação de adultos deve ter caráter eminentemente técnico e diretamente relacionado a matérias básicas, como ciências da natureza e códigos de linguagens.
Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).
Reverbel refere dois princípios básicos para a criação de uma metodologia na oficina de teatro, quais sejam:
Psicológicos e pedagógicos.
Pedagógicos e artísticos.
Filosóficos e pedagógicos.
Filosóficos e psicológicos.
Psicológicos e artísticos.
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
Na fase de aperfeiçoamento, há ênfase na ação do aluno e do professor, pois o trabalho gradativamente desencadeado desenvolve e aprimora os níveis de desempenho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.
O conceito de alienação é frequentemente associado à atividade pedagógica desenvolvida em países economicamente dependentes.
Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).
Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:
I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.
II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.
III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
A preparação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento são fases do planejamento de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
O trabalho em grupo é uma oportunidade para o exercício da comunicação e da educação emancipadora, dadas as diferentes concepções e práticas de comunicação envolvidas nesse processo.
Segundo Ferreira, para que a Supervisão Educacional tenha sentido no contexto escolar, algumas condições são imprescritíveis, dentre elas, a importância de que a Supervisão:
I. trabalhe com os professores partilhando ideias, estimulando e fortalecendo lideranças, propiciando trabalho em equipe, troca de experiências e reflexão sobre a prática.
II. direcione e prescreva normas de controle da execução da prática pedagógica do professor.
III. conheça a legislação, seus limites e brechas, otimizando o seu uso em proveito da escola e dos objetivos educacionais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...