Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:
sensório-motor.
de esquema.
condicionado.
de aprendizagem.
de avaliação.
Sobre a música, analise as assertivas abaixo.
I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considere:
I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
II. Gestão democrática do ensino público.
III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.
IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.
Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.
I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.
II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.
III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
A interação entre professor e aluno é uma das condições organizativas do trabalho docente, sendo determinada exclusivamente por componentes cognitivos.
Alguns educadores e pesquisadores têm voltado sua atenção para a organização dos espaços para o cuidado e educação, também, de bebês. Para ROSSETTI-FERREIRA (2007):
Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:
permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.
evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.
insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.
utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.
considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.
Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.V/ F/ F
V/ V/ V
F/ V/ V
V/ F/ V
A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.
Diante disso, está correto afirmar que é papel da educaçãoreforçar a tolerância, mas não estimular padrões e vivências que contradigam a vivência dos valores tradicionais da sociedade.
uniformizar as relações e vivências de acordo com as tradições expressas na sociedade na qual está inserida.
diminuir as diferenças, buscando a homogeneidade do corpo docente e discente segundo as tradições e valores da sociedade na qual está inserida.
contribuir para formação da cultura de respeito, pluralidade, alteridade e solidariedade para com os segmentos étnicos, culturais e de identidades variantes na sociedade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:
diretores, professores e estudantes, apenas.
professores, diretores e supervisores.
diretores, supervisores e pais.
diretores, professores e pais, apenas.
professores, funcionários, estudantes e pais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...