Questões de Pedagogia

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Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    de esquema.

  • C.

    condicionado.

  • D.

    de aprendizagem.

  • E.

    de avaliação.

Sobre a música, analise as assertivas abaixo.

I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País.

II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes.

III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas.

IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Considere:

I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.

II. Gestão democrática do ensino público.

III. Separação entre a educação escolar e o trabalho.

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

V. Ênfase na garantia do acesso em detrimento da qualidade do trabalho.

Constituem princípios que sustentam o projeto nacional de educação brasileira:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.

I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.

II. O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.

III. A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.

 Está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

A interação entre professor e aluno é uma das condições organizativas do trabalho docente, sendo determinada exclusivamente por componentes cognitivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alguns educadores e pesquisadores têm voltado sua atenção para a organização dos espaços para o cuidado e educação, também, de bebês. Para ROSSETTI-FERREIRA (2007):

  • A. o berçário deve ter espaços programados para dar à criança a oportunidade de se movimentar, interagindo tanto com objetos como com a professora. Devemse oferecer ao bebê situações desafiadoras, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades.
  • B. o espaço do berçário precisa levar em conta três partes da sala: o chão, o teto e as paredes. Em cada uma dessas partes, há possibilidades de garantir experiências interessantes e desafios para as crianças, por meio do uso de divisórias de diversos tamanhos e em diversas alturas, caixas de papelão recortadas e transformadas, brinquedos, canaletas para os bebês passarem por dentro, muretas para impedi-los de seguir em frente e obrigá-los a experimentar outros trajetos, cortinas, espelhos, móbiles.
  • C. os espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebês. O interessante é manter o espaço permanente como forma de oferecer mais segurança.
  • D. existe uma boa forma de arrumar o berçário, organizando-o com colchonetes, caixas vazadas, móveis baixos, que permite as cuidadoras observar todo o movimento da sala e o bebê também. Dessa forma, o bebê pode tranquilamente ir em busca de um objeto que tenha despertado sua curiosidade, pois ele está vendo que o educador continua na sala.
  • E. é preciso oferecer espaços com propostas diferenciadas, situações diversificadas, que ampliem as possibilidades de exploração. As crianças ampliam suas possibilidades de exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa, a livre escolha, quando o espaço está adequadamente organizado.

Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:

  • A.

    permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.

  • B.

    evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.

  • C.

    insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.

  • D.

    utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.

  • E.

    considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.

Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente.

( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos.

( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.

  • A.

    V/ F/ F

  • B.

    V/ V/ V

  • C.

    F/ V/ V

  • D.

    V/ F/ V

A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação

  • A.

    reforçar a tolerância, mas não estimular padrões e vivências que contradigam a vivência dos valores tradicionais da sociedade.

  • B.

    uniformizar as relações e vivências de acordo com as tradições expressas na sociedade na qual está inserida.

  • C.

    diminuir as diferenças, buscando a homogeneidade do corpo docente e discente segundo as tradições e valores da sociedade na qual está inserida.

  • D.

    contribuir para formação da cultura de respeito, pluralidade, alteridade e solidariedade para com os segmentos étnicos, culturais e de identidades variantes na sociedade.

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:

  • A.

    diretores, professores e estudantes, apenas.

  • B.

    professores, diretores e supervisores.

  • C.

    diretores, supervisores e pais.

  • D.

    diretores, professores e pais, apenas.

  • E.

    professores, funcionários, estudantes e pais.

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