Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A organização de um grêmio estudantil constitui

  • A.

    uma iniciativa dos alunos mais autônomos que não deve receber interferência da gestão escolar.

  • B.

    uma alternativa viável se outros espaços de negociação com os alunos não funcionarem.

  • C.

    um espaço de entretenimento saudável que possibilita aos alunos aproveitarem o tempo fora da aula.

  • D.

    um mecanismo de participação que contribui para a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos.

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, a teoria naturalista do conhecimento

  • A.

    opõe-se a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento.

  • B.

    propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado, o que abrange as dimensões socioinstitucionais, mentais e biosférica.

  • C.

    acentua a unidade das coisas que existem, a inter-relação e auto-organização dos diferentes ecossistemas.

  • D.

    defende que os conhecimentos disciplinares devem ceder lugar aos conhecimentos tecidos em redes relacionadas à ação cotidiana.

  • E. acredita que o conhecimento surge das redes de relações em que as pessoas compartilham significados.

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

A concepção de que a educação, embora não transforme o mundo, possa transformar algumas práticas sociais e individuais, elaborada por Paulo Freire, reduz a importância da prática educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Sônia Kramer pensar uma proposta pedagógica para a infância pressupõe:

  • A. compreender as crianças, jovens e adultos como inseridos e produtores de história e cultura, que se concebam a infância e a adolescência como categorias individuais e efêmeras que precisam ser aligeiradas em nome da modernidade e de sua ânsia de futuro e superação.
  • B. compreender e respeitar a criança e o adulto nas suas particularidades e diferenças, sem a qual se estaria apenas perpetuando a desigualdade, a opressão, o autoritarismo, a discriminação de gênero, o racismo e tantas outras formas de preconceito sempre contrárias à democracia.
  • C. construir a diversidade na unidade e contra a desigualdade; eis um desafio para a construção de uma proposta pedagógica que aposta na seriedade e na qualidade, também um pressuposto para orientar esta avaliação.
  • D. trabalhar com as vantagens e especificidades da realidade brasileira, de cada região, estado ou município, zona urbana ou rural.
  • E. falar não de uma proposta, mas, sim, de várias, porque são múltiplas as situações que o Brasil congrega, porque são diversificadas as formas de concretização de uma dada proposta numa mesma localidade, porque são desiguais as condições concretas em que acontecem as práticas educativas, os contextos em que estão inseridos os profissionais e as populações com que trabalham.

Marque a alternativa correta.

  • A.

    Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento.

  • B.

    Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências.

  • C.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência.

  • D.

    As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro.

  • E.

    Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento.

Sobre a imitação, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro. O exercício da complementaridade está presente, por exemplo, nos jogos de imitação típico das crianças.

  • B.

    É visível o esforço das crianças, desde muito pequenas, em reproduzir gestos, expressões faciais e sons produzidos pelas pessoas com as quais convivem. Imitam também animais domésticos, objetos em movimento etc. Na fase dos dois aos três anos, a imitação entre crianças pode ser uma forma privilegiada de comunicação e para brincar com outras crianças. A oferta de múltiplos brinquedos de diferentes tipos facilita essa interação.

  • C.

    A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. É entendida como reconstrução externa e não meramente uma cópia ou repetição mecânica.

  • D.

    As crianças tendem a observar, de início, as ações mais simples e mais próximas à sua compreensão, especialmente aquelas apresentadas por gestos ou cenas atrativas ou por pessoas de seu círculo afetivo. A observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças a construírem um processo de diferenciação dos outros, que podem influenciar negativamente na construção de sua identidade.

Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se

  • A.

    na busca pelo fortalecimento e ampliação das relações da escola com a comunidade.

  • B.

    nas demandas dos pais que não necessariamente sabem o melhor caminho para a educação dos filhos.

  • C.

    em uma atitude paternalista, que busca viabilizar o trabalho escolar por meio da afetividade.

  • D.

    em uma indefinição dos papeis da escola, que acaba assumindo a função de outras instituições.

As bases teóricas da teoria histórico-social apoiam-se em

  • A.

    Vygotsky.

  • B.

    Wallon.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Marx

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

Segundo a concepção crítico-social dos conteúdos, o professor deve orientar o aluno, apresentando novas perspectivas de mundo com base nos conteúdos ministrados, e ter a consciência de que sua atuação implica envolvimento com o estilo de vida dos alunos e da importância de saber lidar com os contrastes entre sua própria cultura e a cultura dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os séculos XIX e XX estabeleceram um corpo de saberes e fazeres que possibilitaram tanto a construção social do conceito de infância como a constituição de instituições de educação infantil e de pedagogias para educá-la e cuidá-la. É considerada núcleo central em que operam essas pedagogias:

  • A. a organização de espaços sociais adequados para a educação e cuidado das crianças.
  • B. o nascimento de um profissional para atuar na educação infantil.
  • C. a seleção de metodologias e de conteúdo.
  • D. a categoria rotina.
  • E. a organização da vida cotidiana das instituições e das pessoas sob a forma de rotina.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...