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Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:
I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;
II Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa;
III A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;
IV Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.
Está INCORRETA a alternativa:
I
II
III
IV
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.
Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças.
A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador.
Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais.
A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase
na especialização do professor.
no período integral de estudos.
na expansão da educação básica.
na diminuição da carga horária.
na expansão da educação superior.
Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as maneiras de o indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Num dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget, a criança conquista por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de alcançar um objeto.
O referido conceito diz respeito ao período:
sensório-motor
pré-operatório.
das operações concretas.
das operações formais.
da juventude.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A tendência pedagógica libertadora, em que os educandos são sujeitos do processo pedagógico, fundamenta-se no diálogo entre educador e educando, que estabelecem relações horizontais no cotidiano escolar.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:
Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve
conversar com a diretora informando os problemas encontrados, buscando uma solução conjunta.
sugerir a criação de um grupo de pais voluntários para auxiliar a escola na melhoria dos espaços destinados aos alunos.
conversar com a diretora e caso os problemas não sejam solucionados denunciar a escola para o Ministério Público.
exonerar a diretora uma vez que sua principal função é garantir condições espaciais mínimas para o desenvolvimento dos processos educativos.
mostrar à diretora os espaços que apresentam condições precárias e exigir que os problemas sejam solucionados no prazo máximo de um mês.
Libâneo (1994) afirma que dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.
o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.
a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.
a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.
a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.
não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.
Sobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.
A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas.
A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na racionalização, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:
educação e desenvolvimento / educação e segurança / educação e comunidade.
desenvolvimento e ação / desenvolvimento e política / desenvolvimento e educação.
segurança e comunidade / segurança e ordem / segurança e educação.
disciplina e desenvolvimento / disciplina e ordem / disciplina e educação.
ordem e educação / ordem e segurança / ordem e progresso.
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