Questões de Pedagogia

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Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:

I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;

II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; 

III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;

IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.

Está INCORRETA a alternativa:

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    IV

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças.

  • B.

    A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador.

  • C.

    Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais.

  • D.

    A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança.

A partir da década de 90, o papel político da educação escolar passou a dar ênfase

  • A.

    na especialização do professor.

  • B.

    no período integral de estudos.

  • C.

    na expansão da educação básica.

  • D.

    na diminuição da carga horária.

  • E.

    na expansão da educação superior.

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor”, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as maneiras de o indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Num dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget, a criança conquista por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de alcançar um objeto”.

 O referido conceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor

  • B.

    pré-operatório.

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A tendência pedagógica libertadora, em que os educandos são sujeitos do processo pedagógico, fundamenta-se no diálogo entre educador e educando, que estabelecem relações horizontais no cotidiano escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:

  • A. organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de seus interesses.
  • B. que este conhecimento é fundamental na estruturação do ambiente escolar já que considera o trabalho que a professora pretende desenvolver.
  • C. que são necessários momentos únicos, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.
  • D. o modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.
  • E. deveria-se considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária e suas características pessoais, assim como as expectativas da família em relação à escola.

Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve

  • A.

    conversar com a diretora informando os problemas encontrados, buscando uma solução conjunta.

  • B.

    sugerir a criação de um grupo de pais voluntários para auxiliar a escola na melhoria dos espaços destinados aos alunos.

  • C.

    conversar com a diretora e caso os problemas não sejam solucionados denunciar a escola para o Ministério Público.

  • D.

    exonerar a diretora uma vez que sua principal função é garantir condições espaciais mínimas para o desenvolvimento dos processos educativos.

  • E.

    mostrar à diretora os espaços que apresentam condições precárias e exigir que os problemas sejam solucionados no prazo máximo de um mês.

Libâneo (1994) afirma que “dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino”. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.

  • A.

    o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.

  • B.

    a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.

  • C.

    a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.

  • D.

    a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.

  • E.

    não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.

Sobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.

  • B.

    No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.

  • C.

    A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

  • D.

    A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas.

A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

  • A.

    educação e desenvolvimento / educação e segurança / educação e comunidade.

  • B.

    desenvolvimento e ação / desenvolvimento e política / desenvolvimento e educação.

  • C.

    segurança e comunidade / segurança e ordem / segurança e educação.

  • D.

    disciplina e desenvolvimento / disciplina e ordem / disciplina e educação.

  • E.

    ordem e educação / ordem e segurança / ordem e progresso.

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