Questões de Pedagogia

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A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A elaboração da proposta pedagógica, uma das atividades obrigatórias dos estabelecimentos de ensino, deve ser realizada de forma participativa, sendo relevante reafirmar o princípio da autonomia da escola e apontar formas de superação dos problemas específicos da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Hannah Arendt (1996), embora a qualificação profissional seja indispensável para o exercício da autoridade docente na sala de aula, a qualificação, por maior que seja, nunca engendra por si só autoridade. Nesta ótica, defende que:

  • A. a qualificação do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porém, sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo. Em face da criança, é como se ele fosse um representante de todos os habitantes adultos, apontando os detalhes e dizendo à criança: - Isso é o nosso mundo.
  • B. a questão da autoridade, para além da qualificação stricto sensu do professor, passa a se configurar como o ponto nevrálgico da ética docente, reguladora primordial do trabalho pedagógico e, portanto, condição fundamental à aprendizagem.
  • C. a função da escola é ensinar às crianças como o mundo é, e não instruí-las na arte de viver. Dado que o mundo é velho, sempre mais que elas mesmas, a aprendizagem volta-se inevitavelmente para o futuro, não importa o quanto a vida seja transcorrida no presente.
  • D. a crise da autoridade na educação guarda a mais estreita conexão com a crise da modernidade, ou seja, com a crise de nossa atitude perante o âmbito do futuro.
  • E. é sobremodo difícil para o educador arcar com esse aspecto da crise moderna, pois é de seu ofício servir como mediador entre o velho e o novo, de tal modo que sua própria profissão lhe exige um respeito extraordinário pelo presente.

A Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994), deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos da comunidade, por meio. de:

  • A.

    métodos e técnicas.

  • B.

    adaptações e estratégias.

  • C.

    métodos e estratégias.

  • D.

    recursos e estratégias.

  • E.

    técnicas e recursos.

Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:

  • A.

    vocacional e profissional.

  • B.

    pedagógica e profissional.

  • C.

    vocacional e psicossocial.

  • D.

    vocacional e educacional.

  • E.

    psicológica e profissional.

A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é

  • A.

    o fornecimento gratuito de curso pelas redes educacionais municipais e estaduais, visto que é um dever do estado proporcionar o desenvolvimento do profissional docente.

  • B.

    o desenvolvimento de cursos de pós-graduação, nos quais os docentes poderão aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos a respeito de temas de seu interesse.

  • C.

    a implementação de formações nas unidades escolares, nas quais os docentes poderão refletir sobre sua prática e trocar informações junto a seus pares.

  • D.

    o estabelecimento de quantidade e periodicidade mínima para o desenvolvimento de cursos para reciclagem dos docentes.

  • E.

    a exigência de que cada professor, após sua formação inicial, continue a se aperfeiçoar por meio de curso de pós-graduação stricto-sensu.

O ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A organização de uma ação pedagógica, que permeia a leitura, propicia um ambiente adequado para o trabalho de leitura como processo de formação do leitor, como forma de aprendizado e descoberta do mundo, essa é a proposta na Educação Infantil, a leitura presente em temas de projetos, no planejamento semanal.

  • B.

    As histórias que compõem o repertório infantil tradicional são inesgotável fonte de informações culturais, as quais somam-se a sua vivência concreta. O Saci Pererê pode ser, por exemplo, uma personagem cujas aventuras façam parte da vida da criança sem que exista concretamente na realidade.

  • C.

    É fundamental que a professora conheça o texto da história, para que possa contá-la aos alunos com exatidão, utilizando um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.

  • D.

    Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.

O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:

  • A.

    ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.

  • B.

    família; amizade; tolerância; patriotismo.

  • C.

    diversidade; respeito; profissionalização; estudo.

  • D.

    direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.

  • E.

    inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.

A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Os objetivos educacionais subdividem-se em gerais e específicos, subdividindo-se os específicos, quanto à sua abrangência, em três níveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu livro “Por amor e por força, rotinas na educação infantil”, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:

  • A. produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia a dia, que têm como propósito a organização da rotinização.
  • B. algo que modificamos diariamente e que tem o mesmo conceito de cotidiano.
  • C. atividades múltiplas desenvolvidas em uma lógica do simples ao complexo.
  • D. Organização da escola que se organiza por tempos diferenciados, com uma sequência de atividades escolhidas para referência do trabalho das crianças.
  • E. categoria pedagógica em que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil.

O Projeto Político Pedagógico é um meio eficaz para a superação da ação fragmentada tanto na educação quanto na escola, motivando e reanimando o ânimo de toda a comunidade escolar, na qual cada um tenha o sentido da pertença, sentindo-se corresponsáveis pelo crescimento e pela melhoria do ensino.Oprojeto deve ser construído tendo por base tarefas simples, passíveis de ser executadas no dia a dia da escola. Mas ele não dispensa o planejamento cuidadoso, a imaginação criadora e o:

  • A.

    compromisso pedagógico.

  • B.

    suporte teórico.

  • C.

    princípio filosófico.

  • D.

    apoio tecnológico.

  • E.

    espírito de equipe.

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