Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A elaboração da proposta pedagógica, uma das atividades obrigatórias dos estabelecimentos de ensino, deve ser realizada de forma participativa, sendo relevante reafirmar o princípio da autonomia da escola e apontar formas de superação dos problemas específicos da escola.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para Hannah Arendt (1996), embora a qualificação profissional seja indispensável para o exercício da autoridade docente na sala de aula, a qualificação, por maior que seja, nunca engendra por si só autoridade. Nesta ótica, defende que:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994), deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos da comunidade, por meio. de:
métodos e técnicas.
adaptações e estratégias.
métodos e estratégias.
recursos e estratégias.
técnicas e recursos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:
vocacional e profissional.
pedagógica e profissional.
vocacional e psicossocial.
vocacional e educacional.
psicológica e profissional.
A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é
o fornecimento gratuito de curso pelas redes educacionais municipais e estaduais, visto que é um dever do estado proporcionar o desenvolvimento do profissional docente.
o desenvolvimento de cursos de pós-graduação, nos quais os docentes poderão aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos a respeito de temas de seu interesse.
a implementação de formações nas unidades escolares, nas quais os docentes poderão refletir sobre sua prática e trocar informações junto a seus pares.
o estabelecimento de quantidade e periodicidade mínima para o desenvolvimento de cursos para reciclagem dos docentes.
a exigência de que cada professor, após sua formação inicial, continue a se aperfeiçoar por meio de curso de pós-graduação stricto-sensu.
O ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto da Educação Infantil. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
A organização de uma ação pedagógica, que permeia a leitura, propicia um ambiente adequado para o trabalho de leitura como processo de formação do leitor, como forma de aprendizado e descoberta do mundo, essa é a proposta na Educação Infantil, a leitura presente em temas de projetos, no planejamento semanal.
As histórias que compõem o repertório infantil tradicional são inesgotável fonte de informações culturais, as quais somam-se a sua vivência concreta. O Saci Pererê pode ser, por exemplo, uma personagem cujas aventuras façam parte da vida da criança sem que exista concretamente na realidade.
É fundamental que a professora conheça o texto da história, para que possa contá-la aos alunos com exatidão, utilizando um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.
Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:
ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.
família; amizade; tolerância; patriotismo.
diversidade; respeito; profissionalização; estudo.
direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.
inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
Os objetivos educacionais subdividem-se em gerais e específicos, subdividindo-se os específicos, quanto à sua abrangência, em três níveis.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Em seu livro Por amor e por força, rotinas na educação infantil, Maria Carmen Silveira Barbosa define a rotina da infância como:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Projeto Político Pedagógico é um meio eficaz para a superação da ação fragmentada tanto na educação quanto na escola, motivando e reanimando o ânimo de toda a comunidade escolar, na qual cada um tenha o sentido da pertença, sentindo-se corresponsáveis pelo crescimento e pela melhoria do ensino.Oprojeto deve ser construído tendo por base tarefas simples, passíveis de ser executadas no dia a dia da escola. Mas ele não dispensa o planejamento cuidadoso, a imaginação criadora e o:
compromisso pedagógico.
suporte teórico.
princípio filosófico.
apoio tecnológico.
espírito de equipe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...