Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula.” (LIBÂNEO, 1998, p. 128)

 É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:

( ) definir objetivos educativos

( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino

( ) organizar turmas

( ) organizar reuniões de estudo

( ) articular planos de ensino

Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    F – V – F – V – F

  • B.

    F – V – F – V – F

  • C.

    V – V – V – V – V

  • D.

    V – V – V – F – F

  • E.

    V – F – V – F – V

O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:

  • A.

    É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

  • B.

    Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").

  • C.

    Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

  • D.

    Possui percepção global sem discriminar detalhes.

Após aprender as primeiras palavras, o próximo grande passo que a criança dá é começar a enfileirar palavras para formar frases. A este respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Diferentemente das primeiras palavras que são precedidas por gestos aparentemente significativos, as primeiras frases de duas palavras não tem precursores gestuais.

  • B.

    As primeiras frases da linguagem infantil têm diversos aspectos característicos: elas são curtas (geralmente duas ou três palavras) e simples, com algumas inflexões.

  • C.

    A fala telegráfica é uma combinação de um gesto e uma única palavra que transmite mais significado do que a palavra sozinha.

  • D.

    A explosão da gramática está fortemente ligada ao desenvolvimento do vocabulário, há uma correlação entre a complexidade das frases de uma criança e o tamanho de seu vocabulário falado.

No que diz respeito ao tema “Educação, ética e cidadania”, considere as afirmações a seguir.

I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.

II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.

III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

É o conjunto de profissionais da educação, professores, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, das unidades escolares e dos demais órgãos, que compõem a estrutura da SME, desempenham atividades docentes ou de suporte pedagógico à docência com vistas a alcançar os objetivos da educação:

  • A. Magistério Público Municipal.
  • B. Conselho Municipal de Educação.
  • C. Servidores Públicos Municipais.
  • D. Sistema Estadual de Ensino.
  • E. Sistema Municipal de Ensino.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), “cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Para cuidar é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solitário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, entendendo o cuidado em seu aspecto:

  • A.

    afetivo e relacional.”

  • B.

    educacional e social.”

  • C.

    relacional e educacional.”

  • D.

    lúdico e afetivo.”

  • E.

    afetivo e educacional.”

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:

  • A.

    Estágios.

  • B.

    Desequilíbrio.

  • C.

    Mudanças.

  • D.

    Escrita.

Sobre cuidar e educar, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância.

( ) O educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras.

( ) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser ocorre em momentos e de maneira compartimentada.

  • A.

    F/ V/ F

  • B.

    V/ F/ V

  • C.

    V/ V/ F

  • D.

    F/ V/ V

Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.

I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.

II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.

III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...