Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula. (LIBÂNEO, 1998, p. 128)
É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:
( ) definir objetivos educativos
( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino
( ) organizar turmas
( ) organizar reuniões de estudo
( ) articular planos de ensino
Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
F V F V F
F V F V F
V V V V V
V V V F F
V F V F V
O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Possui percepção global sem discriminar detalhes.
Após aprender as primeiras palavras, o próximo grande passo que a criança dá é começar a enfileirar palavras para formar frases. A este respeito, assinale a alternativa correta.
Diferentemente das primeiras palavras que são precedidas por gestos aparentemente significativos, as primeiras frases de duas palavras não tem precursores gestuais.
As primeiras frases da linguagem infantil têm diversos aspectos característicos: elas são curtas (geralmente duas ou três palavras) e simples, com algumas inflexões.
A fala telegráfica é uma combinação de um gesto e uma única palavra que transmite mais significado do que a palavra sozinha.
A explosão da gramática está fortemente ligada ao desenvolvimento do vocabulário, há uma correlação entre a complexidade das frases de uma criança e o tamanho de seu vocabulário falado.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No que diz respeito ao tema Educação, ética e cidadania, considere as afirmações a seguir.
I. Os educadores devem estar sempre atentos à coerência entre o discurso e a ação.
II. A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter como cidadão.
III. A disposição para a mudança e para a transformação da escola potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.É o conjunto de profissionais da educação, professores, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, das unidades escolares e dos demais órgãos, que compõem a estrutura da SME, desempenham atividades docentes ou de suporte pedagógico à docência com vistas a alcançar os objetivos da educação:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Para cuidar é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solitário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, entendendo o cuidado em seu aspecto:
afetivo e relacional.
educacional e social.
relacional e educacional.
lúdico e afetivo.
afetivo e educacional.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:
Estágios.
Desequilíbrio.
Mudanças.
Escrita.
Sobre cuidar e educar, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. ( ) O educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. ( ) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser ocorre em momentos e de maneira compartimentada.F/ V/ F
V/ F/ V
V/ V/ F
F/ V/ V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.
I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.
II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.
III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...