Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

Na abordagem pedagógica libertadora, ou libertária, a dinâmica das relações professor-aluno ocorre no plano horizontal, com destaque para o processo de aprendizagem grupal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão responsabiliza-se pela qualidade da educação, entendida como mediação de conhecimento e como prática social da formação humana de cidadãos. A gestão democrática da educação necessita assegurar uma educação comprometida com a sabedoria de viver junto respeitando as diferenças. Nessa perspectiva, segundo Cury (2002) [ apud RANGEL (2009)] a gestão como forma superior de encontro das pessoas e solução de conflitos, implica o:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    diálogo.

  • C.

    compromisso.

  • D.

    currículo.

  • E.

    respeito.

Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:

  • A.

    A mediação “consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio”;

  • B.

    A mediação “consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida”;

  • C.

    A mediação “não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento”;

  • D.

    A mediação “é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento”;

  • E.

    A mediação “é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”.

Sobre a interação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O domínio da fala diversifica as modalidades de interação, favorecendo o intercâmbio de ideias, realidades e pontos de vista. A observação das interações espontâneas revela o quanto as crianças conversam entre si. É possível inventariar parcialmente os possíveis temas de conversa, pois o repertório é finito, refletindo vivências pessoais, desejos, fantasias, projetos, conhecimentos.

  • B.

    Dada a importância do diálogo na construção de conhecimento sobre si e sobre o outro, são aconselháveis situações em que a conversa seja o principal objetivo.

  • C.

    É recomendável que o professor guarde as conversas durante as atividades mais sistematizadas, tal como a realização de uma colagem, de um desenho, a redação de um texto ou leitura de um livro.

  • D.

    Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso que o professor evite que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente.

Andrea é professora de Educação Básica. Ela costuma ouvir seus alunos, em amplo sentido, pois, além de ouvir suas questões e conversar sobre assuntos que lhes interessam, ela usa das experiências dessa relação para rever, quando necessário, seus procedimentos didáticos. Ela é considerada uma ótima professora e mostra-se comprometida com a aprendizagem, não permitindo que a fala de seus alunos seja apenas um momento de descontração em sala de aula.

Com base nas concepções filosóficas de Paulo Freire sobre a relação entre professor e alunos, a postura da professora é

  • A.

    inadequada, pois é muito comum os alunos confundirem “liberdade” com “falta de regras”, o que será difícil de contornar depois.

  • B.

    adequada, pois a professora conversa com os alunos de modo a refletir sobre sua prática, tornando-a mais adequada à aprendizagem.

  • C.

    inadequada, pois não há como a professora impedir que os alunos conversem de forma descontraída durante as aulas.

  • D.

    adequada, pois Andrea permite que os alunos falem o que quiserem e quando quiserem, em detrimento da aprendizagem.

  • E.

    inadequada, pois Andrea deveria evitar que os alunos falassem em sala, para que houvesse maior rendimento dos conteúdos.

Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.

Ainda que os estabelecimentos de ensino não se organizem rigorosamente da mesma forma, é possível estabelecer regras e procedimentos gerais de organização escolar e atuação dos respectivos profissionais, para o satisfatório funcionamento desses estabelecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A interdisciplinaridade realiza-se como uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos, na dimensão:

  • A.

    biológica, psicológica ou social.

  • B.

    emocional, natural ou comportamental.

  • C.

    social, natural ou cultural.

  • D.

    familiar, escolar e social.

  • E.

    mundial, global ou planetária.

  • A.

    reconhecer que todo aluno tem a capacidade de aprender e neste sentido o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    considerar que o aluno traz poucos conhecimentos para a escola e neste sentido o educador deve planejar sua aula de maneira detalhada.

  • C.

    possibilitar que o aluno entre em contato com diversas técnicas de produção de conhecimento, para que possam ser desenvolvidas habilidades procedimentais.

  • D.

    considerar o aluno como centro do processo educativo, sendo o educador o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

  • E.

    roporcionar conhecimento profissionalizante a todos os alunos para integrar a instituição educativa à sociedade.

Os brinquedos constituem-se em

I. objetos privilegiados da educação das crianças.

II. objetos que podem ser comprados ou fabricados pelos professores e pelas próprias crianças.

III. objetos que podem ter vida curta, quando inventados e confeccionados pelas crianças em determinada brincadeira e durar várias gerações, quando transmitidos de pai para filho. Nessa perspectiva, as instituições devem integrá-los ao acervo de materiais existentes nas salas, prevendo critérios de escolha, seleção e aquisição de acordo com a faixa etária atendida e os diferentes projetos desenvolvidos na instituição.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Considerando as concepções filosóficas de Moacir Gadotti sobre a prática do professor, pode-se indicar como um de seus princípios a

  • A.

    dúvida.

  • B.

    certeza.

  • C.

    autoridade

  • D.

    inspiração.

  • E.

    teorização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...