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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender pautado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização:
tradicional e burocrática.
reprodutora e burocrática.
tradicional e operacional.
burocrática e funcional.
funcional e operacional.
No primeiro dia da criança na instituição, a atenção do professor deve estar voltada para ela de maneira especial. A este respeito, analise as assertivas abaixo.
I. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. II. É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. III. Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com o professor, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver. IV. O professor, ao planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, não pode levar em consideração os gostos e preferências das crianças e repensar a rotina em função de sua chegada oferecendo-lhes atividades atrativas.I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
A preocupação com a democratização do ensino torna-se o foco dos educadores e sociólogos que, adotando uma postura crítica, denunciam o sistema educacional a serviço do poder político. Isso ocorreu no Brasil a partir da década de
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Ambas se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimentos que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeito a um ato de conhecer, isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que uma se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento, enquanto a outra diz respeito principalmente à dimensão didática. São elas:
transversalidade e multidisciplinaridade.
interdisciplinaridade e multiculturalidade.
transversalidade e interdisciplinaridade.
interculturalidade e transversalidade.
transdisciplinaridade e interculturalidade.
Sobre projeto educativo, analise as assertivas abaixo.
I. O projeto é a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades. II. Ele mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. III. Diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Cipriano Luckesi, há três tendências filosóficas de interpretação da educação: redentora, reprodutivista e transformadora. A partir desse pressuposto, analise a seguinte situação: A professora Carla tem acompanhado o desenvolvimento de seus alunos de forma preocupada, pois não estão se desenvolvendo da forma como gostaria. Ela comenta com sua colega, Patrícia, o que ela pensa sobre a situação e pede conselhos para melhorar sua didática, que considera não estar adequada ao grupo escolar. Patrícia responde O que você esperava? Estamos no Brasil, diante de crianças sem assistência, sem família para olhar, cuidar das tarefas.
A posição de Patrícia demonstra uma concepção filosófica
redentora, pois Carla está preocupada com a situação de seus alunos.
reprodutivista, pois Patrícia percebe que Carla não acredita em mudanças.
transformadora, pois Carla tem certeza de que, com a ajuda de Patrícia, resolverá seus problemas.
reprodutivista, pois ela relaciona a situação dos alunos de Carla com a situação da sociedade.
transformadora, pois ela dá conselhos à Carla sobre como resolver a situação.
Segundo Libâneo (2004),uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:
cooperada e participativa.
ética e funcional.
cooperada e funcional.
ética e cooperada.
funcional e participativa.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:
transdisciplinaridade e conhecimento.
interculturalidade e informação.
pluralidade e contextualização.
interdisciplinaridade e contextualização.
contextualização e conhecimento.
A respeito da introdução dos alunos no mundo da literatura, analise as assertivas abaixo.
I. É importante ter um ambiente cultural no qual o livro esteja presente. II. Deve-se ampliar o repertório do aluno apresentando-o a determinados gêneros textuais, excetuandose gêneros como anedota, que pouco contribuem para o ensino-aprendizagem. III. A introdução dos alunos no mundo da literatura ocorre quando o professor lê para a classe e quando os alunos sabem que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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