Questões de Pedagogia

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A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação

  • A.

    aplica apenas questionários em sua coleta de dados.

  • B.

    usa de forma integral as falas dos sujeitos pesquisados.

  • C.

    desmonta o discurso dos sujeitos pesquisados, recolocando os dados coletados.

  • D.

    restringe-se a uma avaliação qualitativa, focada nos sujeitos.

  • E.

    considera o enviesamento natural das respostas diretas o centro de suas conclusões.

À luz da relação entre tecnologia e subjetividade, cabe pensar no papel educativo que as mídias da comunicação e da informação exercem no processo de formação dos indivíduos, as quais estão centradas no uso (e abuso) das imagens. Nessa direção, Benjamin (1994) [ apud Leite e Filé (2002)] cita o fato de que “no interior de grandes processos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo em que seus modos de existência”. É inegável que se vive num período de intensa tecnificação da vida humana, marcado fortemente pelo uso da imagem, capaz de interferir na construção da subjetividade contemporânea à medida que a forma de percepção dos indivíduos é permeada pelos sistemas de:

  • A.

    imagens e conceitos.

  • B.

    objetos e informações.

  • C.

    conceitos e ações.

  • D.

    objetos e ações.

  • E.

    informações e ações.

A participação dos pais no cotidiano da escola é

  • A.

    invasiva, pois os alunos acabam se dispersando de suas atividades diárias.

  • B.

    eventual, pois a maioria dos pais trabalha e não pode estar continuamente na escola.

  • C.

    restrita aos momentos de reunião de pais e mestres ou individuais.

  • D.

    desejada, pois espera-se que os pais interfiram nas atividades de seus filhos.

  • E.

    esperada, mas deve estar vinculada diretamente aos objetivos e ações da escola.

“Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada – o texto – que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros).” (SOARES, 2003, p. 105)

É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Regulação;

  • B.

    Letramento;

  • C.

    Condutismo;

  • D.

    Classificação;

  • E.

    Reducionismo.

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, devemos afirma que:

  • A.

    É um documento que deve ser escrito por um especialista da educação e entregue aos gestores de escola para que eles o cumpram.

  • B.

    É um documento que deve ser elaborado por toda a comunidade escolar e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.

  • C.

    É um documento que deve ser elaborado somente por diretores e coordenadores e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas.

A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a:

  • A.

    contextualização e o conhecimento.

  • B.

    liberdade e a responsabilidade.

  • C.

    cidadania e a democracia.

  • D.

    informação e conhecimento.

  • E.

    ética e moral.

A prática do jogo contribui

I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos.

II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos.

III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança.

IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

São considerados elementos importantes para elaboração de um projeto político-pedagógico:

  • A.

    documentação elaborada em linguagem acadêmica; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

  • B.

    referencial teórico; instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação; adesão voluntária e consciente ao projeto.

  • C.

    instrumentos de controle; documentação elaborada em linguagem acadêmica; foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros.

  • D.

    acompanhamento e avaliação; foco nos resultados, não no ambiente de trabalho; credibilidade construída pela posição hierárquica.

  • E.

    foco em aspectos pedagógicos, em detrimento dos financeiros; referencial teórico; adesão obrigatória ao projeto.

Segundo Ferreira (2029), “[...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]”. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:

  • A.

    humanística e política.

  • B.

    social e ética.

  • C.

    política e pedagógica.

  • D.

    teórica e prática.

  • E.

    social e política.

Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:

  • A.

    o fio condutor da anamnese.

  • B.

    a devolução.

  • C.

    a avaliação.

  • D.

    a causa.

  • E.

    o diagnóstico.

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