Questões de Pedagogia

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O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  • A.

    o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.

  • B.

    a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.

  • C.

    o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.

  • D.

    o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.

  • E.

    a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  • A.

    F – F – F – F – V

  • B.

    V – V – V – F – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – F – V – F

  • E.

    V – F – V – F – V

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:

  • A.

    orgânicos e climáticos.”

  • B.

    biológicos e ecológicos.”

  • C.

    micro e macro.”

  • D.

    quantitativos e qualitativos.”

  • E.

    ambientais e planetários.”

Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A organização dos conteúdos de matemática pode ser feita da seguinte forma: números e sistema de numeração – envolve contagem, registro de quantidades próprios das crianças, série numérica convencional.

  • B.

    É importante, por exemplo, introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é, o trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização, grandezas e medidas, espaço e forma.

  • C.

    A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta um quebra-cabeças etc.

  • D.

    O objetivo do trabalho com matemática na Educação Infantil é uma preparação para o Ensino Fundamental. A Educação Infantil precisa ser valorizada como um direito em si, o que implica em formulação de políticas públicas para garantir o ensino de qualidade nesta faixa etária.

Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta

  • A.

    a relação com sindicatos e delegacias de ensino.

  • B.

    as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.

  • C.

    a finalidade da escola e o processo decisório.

  • D.

    a organização docente e discente.

  • E.

    a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  • A.

    transdisciplinar.

  • B.

    holística

  • C.

    interdisdisciplinar.

  • D.

    multidisciplinar.

  • E.

    multidimensional.

Para Sara Paim, “o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende.” Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:

  • A.

    o corpo e o organismo funcionam em bases semelhantes.

  • B.

    a apropriação do conhecimento implica o domínio do objeto, e esse domínio resulta em prazer corporal.

  • C.

    o corpo é a única base para a aprendizagem.

  • D.

    o organismo é o mediador da aprendizagem e o corpo é o autorregulador.

  • E.

    a memória do corpo e do organismo é semelhante.

A imagem abaixo expressa claramente a idéia de:

  • A.

    A que os professores já são tão sofridos nos dias atuais que poderiam ser confundidos por meliantes;

  • B.

    Que até mesmo os professores estão se escondendo para não serem confundidos como realizadores de atos criminosos;

  • C.

    Que, os alunos sabem da constante lamentação pelo sofrimento dos professores, tiram proveito disso disfarçando-se deles;

  • D.

    Que os alunos se assustam ao verem criminosos disfarçando-se de professores

  • E.

    Que os crimes nas escolas são tão constantes que a polícia só não caça professores.

A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:

  • A.

    os alunos que já estão nos últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental.

  • B.

    desde a faixa etária de zero a cinco anos, durante a Educação Infantil.

  • C.

    somente os casos mais complexos de deficiência.

  • D.

    apenas os estudantes de faixa etária do Ensino Fundamental.

  • E.

    os alunos que possuem condições de aprendizagem socializada.

(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

  • A.

    Investimento nos vínculos concretos, instituição de punições disciplinares e modelagem moral dos(as) alunos(as);

  • B.

    Fidelidade ao contrato pedagógico, instituição de punições disciplinares e permeabilidade à mudança e à invenção;

  • C.

    Permeabilidade à mudança e à invenção, investimento nos vínculos concretos e fidelidade ao contrato pedagógico;

  • D.

    Modelagem moral dos(as) alunos(as), permeabilidade à mudança e à invenção e instituição de punições disciplinares;

  • E.

    Instituição de punições disciplinares, fidelidade ao contrato pedagógico e modelagem moral dos(as) alunos( as).

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