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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:
o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.
a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.
o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.
o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.
a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.
Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:
( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.
( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.
( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.
( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.
( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.
Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:
F F F F V
V V V F V
V V V V F
F V F V F
V F V F V
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Termas Transversais A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:
orgânicos e climáticos.
biológicos e ecológicos.
micro e macro.
quantitativos e qualitativos.
ambientais e planetários.
Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.
A organização dos conteúdos de matemática pode ser feita da seguinte forma: números e sistema de numeração envolve contagem, registro de quantidades próprios das crianças, série numérica convencional.
É importante, por exemplo, introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é, o trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização, grandezas e medidas, espaço e forma.
A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta um quebra-cabeças etc.
O objetivo do trabalho com matemática na Educação Infantil é uma preparação para o Ensino Fundamental. A Educação Infantil precisa ser valorizada como um direito em si, o que implica em formulação de políticas públicas para garantir o ensino de qualidade nesta faixa etária.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Entre outros aspectos, o projeto político-pedagógico deve levar em conta
a relação com sindicatos e delegacias de ensino.
as concepções teóricas de diretores e supervisores de ensino.
a finalidade da escola e o processo decisório.
a organização docente e discente.
a busca pelo aumento de recursos financeiros e a comunidade em geral.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais. Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:
transdisciplinar.
holística
interdisdisciplinar.
multidisciplinar.
multidimensional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Sara Paim, o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende. Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:
o corpo e o organismo funcionam em bases semelhantes.
a apropriação do conhecimento implica o domínio do objeto, e esse domínio resulta em prazer corporal.
o corpo é a única base para a aprendizagem.
o organismo é o mediador da aprendizagem e o corpo é o autorregulador.
a memória do corpo e do organismo é semelhante.
A imagem abaixo expressa claramente a idéia de:
A que os professores já são tão sofridos nos dias atuais que poderiam ser confundidos por meliantes;
Que até mesmo os professores estão se escondendo para não serem confundidos como realizadores de atos criminosos;
Que, os alunos sabem da constante lamentação pelo sofrimento dos professores, tiram proveito disso disfarçando-se deles;
Que os alunos se assustam ao verem criminosos disfarçando-se de professores
Que os crimes nas escolas são tão constantes que a polícia só não caça professores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:
os alunos que já estão nos últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental.
desde a faixa etária de zero a cinco anos, durante a Educação Infantil.
somente os casos mais complexos de deficiência.
apenas os estudantes de faixa etária do Ensino Fundamental.
os alunos que possuem condições de aprendizagem socializada.
(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.
Investimento nos vínculos concretos, instituição de punições disciplinares e modelagem moral dos(as) alunos(as);
Fidelidade ao contrato pedagógico, instituição de punições disciplinares e permeabilidade à mudança e à invenção;
Permeabilidade à mudança e à invenção, investimento nos vínculos concretos e fidelidade ao contrato pedagógico;
Modelagem moral dos(as) alunos(as), permeabilidade à mudança e à invenção e instituição de punições disciplinares;
Instituição de punições disciplinares, fidelidade ao contrato pedagógico e modelagem moral dos(as) alunos( as).
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