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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Ética A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes, também é dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito, dependa também do desenvolvimento biopsicológico. O preconceito, a discriminação, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuem valores diferentes, são aprendidos. Na legitimação de valores, estão estreitamente articuladas as perspectivas:
emocional e social.
social e individual.
social e psicológico.
individual e familiar.
familiar e escolar.
Sobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos. ( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra. ( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada.V/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
F/ V/ V
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pode ser compreendido como um dos componentes da autonomia das escolas
o controle da oferta de educação, no que tange ao orçamento, pessoal, merenda e materiais, pela diretoria das escolas.
a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.
o controle do orçamento e dos materiais, mas é o poder público que se responsabiliza pela merenda e pelos funcionários.
a autonomia na relação dos diretores com seus subordinados e com a comunidade discente.
a compra de materiais e merenda, uma vez que, assim, a escola compra o que de fato necessita.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação inclusiva é, antes de tudo, uma questão de direitos humanos, uma vez que defende que não se pode segregar nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência ou de sua dificuldade de aprendizagem, qualquer que seja. Segundo Campbell (2002), na escola inclusiva, a ação educativa é entendida comoumprocesso:
assistencial.
social.
integracional.
interacional.
especial.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Podemos entender inteligência atrapada como:
deficiência neurológica.
curiosidade.
inteligência aguçada.
atraso no desenvolvimento mental.
criatividade encapsulada.
Analise com atenção a charge abaixo:
É possível apreender que:
I. O acesso ao ensino público está cada vez mais desacreditado como garantia cidadã até pela própria família.
II. O desestímulo pela educação começa no próprio ambiente doméstico-familiar.
III. Quanto mais a família é descapitalizada maior a ineficiência do ensino.
IV. A educação é tão desacreditada no na escola pública que é tratada como desnecessária.
Estão CORRETAS:
Todas estão corretas;
N.D.A;
I, II e III;
Apenas a I;
Apenas a II.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a intercomplementaridade dos conhecimentos, por meio do:
rompimento da estrutura de cada disciplina, para construir uma axiomática nova e comum a todas as disciplinas, com o objetivo de dar uma visão unitária de um campo do saber, promovendo intercâmbios mútuos e integrações recíprocas entre as várias ciências.
entrosamento de alguns conceitos e temas, permitindo as articulações necessárias entre os saberes, conservando os limites de cada componente curricular, garantindo a dualidade no campo deumsaber específico.
intercâmbio entre os docentes, de acordo com seus programas, para não prejudicar a organização curricular já estabelecida que, na avaliação do coletivo, se concluiu que ela tem muitos aspectos positivos, porque foi pensada e planejada durante uma semana de reuniões.
planejamento realizado por Supervisores Escolares com formação pedagógica e domínio dos componentes curriculares que estão contidos na Pedagogia, tanto de aspecto teórico, como de aspecto prático e real, como especialistas da educação.
processo de reconstrução dos conceitos próprios de um campo delimitado do conhecimento, visando a facilitar a compreensão do aluno não acostumado a novas formas de pensamento, e formulando exemplos vividos por ele, tentando estabelecer limites vividos pela sua realidade.
Em relação ao trabalho com o conhecimento escolar, analise as seguintes afirmativas.
I. Em uma perspectiva de avanço na educação é importante considerar os conhecimentos dos/as alunos/as como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, uma vez que cada educando incorpora as novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais.
II. O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva, uma vez que dialoga com outras fontes de saber.
III. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.
IV. A transposição didática conservadora, que assume o currículo como uma progressão regular e linear de saberes, está embasada na abordagem construtivista e genética do desenvolvimento e dos conhecimentos.
Quais estão INCORRETAS?
I e IV estão incorretas.
I, II e III estão incorretas.
II e III estão incorretas.
III e IV estão incorretas.
Somente IV está incorreta.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:
cognitivas e sociais.
lógicas e linguísticas.
psicológicas e intelectuais.
intelectuais e sociais.
afetivas e intelectuais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma:
educação emancipadora.
escola para todos.
educação intercultural.
escola participativa.
educação sem fronteiras.
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